Gasolineiras recusam explicar porque subiram preços acima do previsto

35 comments
  1. Sem sombras de dúvidas que os impostos sobre os combustíveis são demasiado altos no nosso país, mas estes caralhos são uns autênticos cabrões e tenho quase 100% de certeza que se os impostos sobre os combustíveis fossem diminuídos, ao menos que fossem obrigadas, as gasolineiras não baixavam os preços…

  2. Se ao menos houvesse uma entidade cuja função fosse fiscalizar os preços e a formação de cartéis.
    Alguém sabe se essa malta trabalha ou apenas tem primos na Suíça?

  3. Curiosamente, na altura do preço do barril a preços negativos, diziam que não baixavam por causa do mercado de futuros, em que se compra para daqui a 6meses.

    Já terá acabado o mercado de futuros?

  4. A historia da carochina.

    Elites, ricos e políticos nao respondem às leis do país como o resto da população.

    Infelizmente Portugal só ve Futebol à frente dos olhos, e baixam as calças sempre que o governo pede.

  5. Estado fraco com os fortes e fortes com os fracos.

    Supervisão serve para o que? Investissem forte num regulador e em legislação de reporte eficaz iam ver tudo a tremer. Mas o lobby das energéticas é muito forte, e devem haver muitos favores por cobrar

  6. Já que as mais populares são as que também metem mais a mão ao bolso do consumidor agora cabe a cada um escolher a quem dao o vosso dinheiro.

    Eu meto na mais barata. O carro anda da mesma maneira que se for meter na Galp. Tem muito mais de 20 anos e nunca mudou nada relacionado com injeção/linha de combustível a não ser 1 filtro ou 2 de combustível só porque sim em mais de duas decadas

  7. >A ANAREC relembra ainda que diferença de preços entre Portugal e Espanha vai ficar mais acentuada, o que fragiliza e deixa “ainda mais desprotegidos” os “postos de fronteira”.

    Preparem-se que ainda vamos ver as gasolineiras a pedir subsídios e apoios ao governo. Leram aqui primeiro.

  8. Ui… Vais levar muito downvote por não te limitares a dizer que a culpa é PS, do governo e dos impostos, ou da guerra no leste europeu.

  9. Lembram-se de quando os preços cairam e a geringonça colocou uma taxa extra porque estava a perder receita? Que supostamente seria eliminada\ajustada quando os preços voltassem a subir? E quando subiram o governo fez grande alarido sobre as margens das gasolineiras em vez de mexer nos impostos?

  10. Os comentários são sempre os mesmos: a queixarem-se do partido A ou B, a queixarem-se que o mercado não é liberalizado ou que é pouco liberalizado e afins.

    O que não percebem é que as empresas fazem os preços que querem, tendo em conta o mercado. E o mercado atual paga esses valores altos.

    E ajuda imenso se houver um cartel, pois aí podem todos subir o preço e aumentar as margens à vontade; pior seria se os impostos descessem, pois não haveria qualquer motivação para ser competitivo e baixar os preços.

    Basta ver quando os preços do petróleo estiveram em baixa que o valor dos combustíveis não baixou.

    O grande problema aqui não é o sistema estar a falhar, pois existem várias formas de justificar o aumento; o grande problema é não haver concorrência séria e praticamente todas as gasolineiras terem os preços semelhantes ou até iguais, o que demonstra a cartelização. E isso sim, é o que provoca um mercado desregulado e desequilibrado: não há real concorrência.

  11. *>barges into rising oil market
    >pumps up prices increasing own margins and screwing consumers in the process
    >refuses to elaborate further
    >leaves*

  12. Há 2 problemas, monopólios/carteis e os impostos ridículos sobre os combustíveis, um deles não anula o outro… são ambos problemas.

    Sou apologista do mercado livre, mas há certos casos em que o governo tem de intervir, sendo este um deles.

    E não vejo o ponto de atacarem a liberalização, pois ninguém disse que que funcionava com qualquer área e sempre foi mencionado que casos como estes (carteis de “enrabamento”) o governo tem de intervir.

  13. O pessoal neste tópico é tao extremista que perde o rumo e a racionalidade.

    Ninguém (com 2 dedos de testa) diz que o problema é somente do lado do governo.

    Mas é o governo que tem a obrigação de regulação do mercado, e de facilitar a população porque presta um dever a estes.

    Não é a BP que tem de mostrar caridade, esta-se a cagar.

    Não diria que seja difícil de entender.

    Se as medidas passarem por regulação do mercado, limitação de preços etc, que seja. Mas também da redução de impostos, principalmente quando há impostos que claramente são para gerar mais receitas como a duplica tributação que existe no ISP, estamos a pagar um imposto, e um imposto sobre um imposto.

  14. Sabem que as gasolineiras serem um cartel e os impostos nos combustiveis estarem demasiado altos pode acontecer ao mesmo tempo certo?

Leave a Reply