Boas a todos,

Recentemente vim a saber que existe esta petição para uma criação de rendimento básico incondicional para ser aprovada em parlamento da UE. Petição e informação neste site: [https://eci-ubi.eu/](https://eci-ubi.eu/)

Pessoalmente, neste momento, não consigo ver isto a ser uma boa ideia sem mudar vários aspetos económicos e também socioculturais para ser realmente viável. Sim acredito que toda a gente deveria ter o básico pra **sobreviver**, mas se quiser **viver** teria que obrigatoriamente trabalhar, e para isto teria que haver um grande incentivo para trabalho, para não criar uma mentalidade de estar á “sombra da bananeira”, que infelizmente já existe sem sequer haver este RBI.

Gostaria de saber a opinião da comunidade acerca deste tema.

​

EDIT: Erros ortográficos.

23 comments
  1. nos paises onde testaram isso, não chegaram à conclusão que afinal esse rendimento só teve desvantagens? isto é, as pessoas não se preocupavam em arranjar melhores rendimentos.

  2. A inflação está a disparar, tu queres mais dinheiro grátis?

    Já houve demasiado dinheiro grátis injectado nas economias, n é preciso mais.

    Quem é que mais sofrer com a inflação são os mais pobres.

  3. A minha opinião é que seria perfeitamente legitimo alocar parte do PRR para testar o RBI/RBU, invés do dinheiro todo seguir para financiar Teslas e Microsoft 365 nas empresas.

    Acho que um valor indexado ao salário mínimo (digamos 150-200€/pessoa/mês) seria até particularmente mais útil à economia real (tendo em conta o perfil de consumo nacional) que injetar a mesma quantia em mesas de administração e esperar que promova *competitividade*.

  4. Faço sempre a mesma pergunta: de onde vem o dinheiro para a renda básica universal?

    Nota: não vale a pena dizer:

    – Dos impostos: porque já pagamos demasiados para os serviços que temos e isso significava que ou pagávamos mais para o mesmo ou que iriam cortar nos serviços públicos que temos (e nunca nas “gordurinhas” do estado)

    ​

    – Das empresas: porque essas se tiverem que pagar mais impostos, simplesmente vão passar os custos para os consumidores, logo apenas iriam criar uma inflação prepositada

    ​

    – Dos ricos: porque esses simplesmente movem a riqueza para outro país e deixa de haver mama.

    ​

    Em que é que isto vai estimular a economia versus o RSI que já existe? E já agora, as pessoas que trabalharam e recebem reformas miseráveis, teriam acesso a isto? E se a seg. social já está com défice, como é que asseguram isto sem rebentar ainda mais com as contas estatais?

    ​

    Isto é uma teoria da treta que anda aos anos a ser falado e que mesmos os testes que foram feitos foram inconclusivos. Criem é melhores condições de vida, reduzam os impostos e isso terá um impacto muito maior do que uma mesada que não é auto sustentável, apenas serve para propagar e aumentar a dependência das pessoas em relação ao estado, que como temos visto nos últimos anos, ´só te levado a um crescimento de problemas.

  5. Com a crescente automatação, inteligencia artificial e etc, no futuro, ter emprego vai ser um luxo. O RBI não é ideal, mas é inevitavel. Compreendo que neste momento ainda seja dificil de ver as coisas dessa forma. Mas acho bem que já existam pessoas a pensar nisso.

    E como tu proprio dizes, o valor do RBI é apenas o suficiente para sobreviver. Quem quiser ir para além disso vai ter que trabalhar.

  6. Para isto ser possível e eu espero sinceramente que um dia seja é necessário taxar todas as formas de automação e de IA que substituiem pessoas… desde multibancos, bombas self service, portagens automáticas, caixas de supermercado sem funcionários, atendimentos inteligentes, etc etc etc
    Implica uma mudança total de paradigma para o qual não estamos preparados.

  7. A ideia da necessidade de um RBI é que o trabalho vai cada vez ser mais raro, à medida que a automatização toma conta de quase todas as tarefas. Não sei se concordo com essa ideia de futuro, mas é de facto uma das possibilidades.

  8. Outra vez arroz? Não é sustentável uma sociedade em que uma grande percentagem de pessoas possam sobreviver sem contribuir nada para ela ao mesmo tempo que se teriam que aumentar os impostos do resto da percentagem da população que de facto contribuiria alguma coisa. É um modelo auto-implosivo e cuja auto-destruição se realimenta a si própria. Podem vir os downvotes do pessoal a negar a realidade.

  9. Eu estou completamente a favor

    A ideia é todos terem para comer, vestir, dormir.

    O trabalho em conta de outrem irá ser mais bem recompensado para todos.

    Artistas que só querem criar os trabalhos deles sem se preocuparem em ter trabalho remunerado para viver. Garantir sobrevivência permite as pessoas arriscarem em trabalhos mais criativos.

    Quem rouba para comer não o terá que fazer.

    é esta a ideia.

  10. A melhor forma de implementar o RBI é através de um escalão de IRS com uma taxa negativa.

    Imagina que estás a trabalhar, tens um certo rendimento, e de acordo com as tabelas de retenção, todos os meses é-te retido parte do teu salario bruto; quando ficasses desempregado ficarias com zero rendimento, a tabela de retenção iria indicar que na realidade passarias a receber um determinado valor, que substituiria o subsidio de desemprego.

  11. O que é que existe de tão intrinsecamente bom no trabalho? Já era hora de começar a libertarmos desse dogma; há tanta coisa interessante para fazer.

  12. Muito sinceramente com o dinheiro que tenho, se me dessem 400 euros por mês certinhos para o resto da vida, despedia me e fazia biscates .

  13. Vê a legislação acerca das reformas… RBI é dar ainda mais poder ao Governo. Só um idiota é que quer mais poder nas mãos do estado.

  14. > /u/_somename_ Neste momento a distribuição de riquesa é principalmente feita através da remuneração por trabalho.

    penso que em Portugal mais de metade dos rendimentos não advêm do trabalho

Leave a Reply