Preços das casas em Portugal superam os salários em quase 40%

23 comments
  1. Juros baixos, imigração a níveis nunca antes vistos, numero de habitações construídas em valores mínimos. É obvio que isto aconteceria.

  2. Existem dois caminhos, nenhum deles agradável, para o mercado imobiliário:

    – Ou valoriza ainda mais porque um misto de estrangeiros, fundos de investimento e classe média-alta continuam a comprar para depois alugar, aumentando os preços e logo, expandindo o mercado de pessoas que terão de recorrer ao aluguer (especular, beneficia o especulador)

    – ou desvaloriza por interferência da subida abrupta das taxas de juro, tornando o dinheiro (e logo, os empréstimos) muito mais caro. Nesse caso, os compradores não saem beneficiados, porque em vez de pagarem o premium do especulador, vão pagar mais juros nos seus empréstimos.

    Bottom-line: está na natureza do ser humano explorar e aproveitar-se dos outros seres humanos. Mesmo que guiem um Prius e doem esparguete ao Banco Alimentar.

    Um grande plano de habitação pública, para a classe média, é a única solução viável. Com deslocação das verbas do OE que estão destinadas à mobilidade urbana, a serem investidas 100% nessas áreas não especuladas. Querem valorizar o vosso ativo 200% em 10 anos, arranjem forma de beneficiar a zona, do vosso bolso e não à custa dos meus impostos.

  3. Vai se comprar noutro pais. Cortas as pernas nós temos o direito de cortar as tuas.

    Eu só quero ver o costa daqui a uns anos a dizer: “Estes jovens a emigrarem é um problema para o pais, mas pior são aqueles que vão se chamam de expats”.

    Quando isso acontecer, im happy

  4. Temos que ver isto pela perspectiva governativa:

    Uma casa para habitação própria paga “poucos” impostos, apenas alguns ao adquirir, e depois o IMI anualmente.

    Uma casa arrendada é muito mais rentável. Paga mais impostos quando adquirida que a habitação própria + (até) 28% de impostos sobre cada renda que o senhorio recebe. Para além disso ao subirem os valores de compra podem-se subir as avaliações e receber mais IMI de ambos os casos.

    Basta dizer “temos um problema de habitação para resolver”, não o resolver, e #stonksMeme

  5. Infelizmente acho que estamos para entrar em recessão brevemente e as taxas de juro vão aumemtar. Aí os preços das casas vão cair acho

  6. Se continuam a esse preço é porque há quem compre… não vejo isto a mudar a menos que haja muito boa gente a entregar casas por incumprimento.
    “Rezo” pelas alminhas que compraram casa aos valores actuais de mercado… t2 a 400k e afins…

  7. Há que haver um limite a isto, certo? Chega a um ponto que os donos destas casas começam a não terem nenhum clientes simplesmente porque o seu serviço não vende, certo?

  8. Acho que houve um país (holanda, se n estou em erro), que já começou a proibir que empresas andem a comprar casas só para criar monopólio, como sempre, por cá, só qd a merda explodir é que dizem que vão tentar resolver alguma coisa.

  9. Depende de onde buscarem.

    Tou a pagar 180/mes por um apart de 2 quartos. Fiz eu as obras de melhoria e ficou impecavel, e bem dentro do budget mensal com margem para as subidas.

    Mas conheco mto boa gente que acha que sair de Lisboa é crime e quer por força lá continuar ao preço da uva mijona ao mesmo tempo que deixam entrar milhares de pessoas que também querem ocupar essas mesmas casas.

    Enfim.

  10. A renda da minha casa junto com as despesas de luz, gás e água só rouba 26% do meu salário. Estou com sorte, parece-me. Não sei como fazem contas com a compra de uma casa

  11. O que gosto mais em Portugal, comparando com uma experiência exterior, é os empréstimos de 40+ anos. Ri-me.

    Pronto, realmente é preciso vender… mas conheço gajos com empréstimos tao longos que só o vão pagar com mais de 80 anos. Se lhes acontecer alguma coisa pelo caminho, a próxima geração que pague…

  12. Os meus pais tentaram vender a casa de família na aldeia (concelho de Alcobaça) totalmente renovada, com 2 pisos mais sótão, no total uma grande sala, 2 quartos, WC e sótão habitável perfazendo 150m2 e não conseguiram vender por mais de 50k.

    Não querem reabitar o interior?

Leave a Reply