by pvicente77

6 comments
  1. Concordo com tudo o que disse. É a realidade. O PSD está a tornar o acesso a habitação ainda pior que aquilo que se viu pelas mãos do PS. Basta ver que até o PM é um magnata das negociatas.

  2. É literalmente pegar nos impostos e começar a construir casas até perder a vista, a solução é básica

    Construir até não poder mais e nunca mais parar

  3. Comecar a taxar exponencialmente segundas e terceiras habitaçoes, enterrar o PRR+Aeroporto em nova habitação. Nem mais um aluno entra numa faculdade enquanto não houver habitação universitária para todos (portugueses primeiro). Vistos Gold, só com construcao de nova habitação e fora das duas AML. Congelar a emigração, só entram palops com contratos (rusga a todas as lojas de indostanicos e na Morais Soares entrar em todos os edifícios, pena e deportação para os senhorios abusivos) etc etc, tem de se disparar em todas as frentes.

  4. Bloquear aumentos rendas e congelamentos de subidas para os proximos anos.estes mamoes senhorios estao a levar as pessoas a miseria..e os ricos cada  mais ricos e os pobres cada vez mais pobres

  5. Já no tema dos outros comentarios, como um conjunto de medidas que eu, no meu governo imaginário, implementaria:

    * **Total independência camarária** na gestão da permisologia e documentação para aprovação de projetos arquitetónicos de novas construções, mas com prazos reais de no máximo **3 meses** desde a submissão até à aprovação, sob pena de penalização para a câmara caso os prazos não sejam cumpridos.
    * Complementarmente, criar um **guia claro e acessível**, por município, dirigido a quem pretende construir, com as limitações e parâmetros permitidos. Algo semelhante a um **PDM muito mais simplificado e transparente**.
    * **Taxação elevada e progressiva** sobre edifícios em ruína, sob pena de **expropriação** (não confiscação – é importante perceber a diferença), de forma a desincentivar totalmente a manutenção de propriedades abandonadas e em degradação.
    * **Incentivos mais claros e atrativos**, além de um esforço reforçado de sensibilização para programas sociais como a **”Renda Acessível”**, que atualmente tem pouca visibilidade.
    * **Isenção de impostos** na compra de imóveis até **200.000€** e **redução moderada de impostos** para propriedades de valor superior.

    …E talvez a medida que considero mais importante e que ajudaria a reduzir significativamente o problema:

    * **Permitir financiamento bancário a 100%**, em conjunto com instrumentos financeiros desenvolvidos pelos bancos. Atualmente, um dos maiores desafios para quem quer comprar casa é conseguir sequer reunir a entrada, num contexto de salários baixos e rendas absurdamente altas. Cada um é suficientemente adulto para gerir as suas próprias finanças. Em Espanha, por exemplo, é permitido o uso de **crédito pessoal + crédito habitação**, desde que a taxa de esforço o permita.

  6. O financiamento a 100% é algo muito perigoso e potencialmente sistémico…

Comments are closed.