
Boa noite carissimos.
Lembro-me deste caso há uns tempos de uns médicos darem consultas de oftalmologia numa ótica (que é proibido pela OM). Na altura a OM falou de poderem expulsar os oftalmologistas da prática clínica.
Eu, sendo de Porto de Mós, tive de trocar de oftalmologista porque o meu infelizmente reformou-se e por acaso deparei-me com o site cujo nome me lembrou deste caso. Basicamente houve a polémica inicial, ele fechou portas, e quando tudo abrandou, voltou a abrir. O site neste momento permite marcar consulta livremente.
É um caso de a ordem proteger os seus? Ou 4 anos é pouco para um processo destes?
[Link da reportagem do caso](https://www.rtp.pt/noticias/pais/medicos-oftalmologistas-dao-consultas-ilegais-em-lojas-de-otica_v1069783)
8 comments
É proibido um médico dar consultas numa ótica? Mas em todas as óticas que fui, eles tinham consultas disponíveis. Não sabia disso
casos de negligência que resultam em mortes não dão em nada, isto também não vai dar.
e sim, 4 anos não é nada para um processo no sistema judicial português.
Mas esse tipo de consulta há em várias ópticas. Incluindo grandes grupos, por exemplo wells. Não quer dizer que sejam “médicos” a fazer a consulta.
4 anos é como se tivessem feito o crime ontem. Coisas dessas demoram no mínimo 7 a 10
Os que dão consultas nas ópticas são optometristas/ortoptistas
Duvido que algum dia aconteça algo. Por acaso já trabalhei com um dos médicos que em questão. Não estando de todo de acordo com essa prática, não lhe retiro o facto de ser um oftalmologista competente. Acresce também a óptica ser “dele” mas não estar em seu nome.
Em relação ao que está no código deontológico acaba por haver muitas formas “criativas” de dar a volta, como ter o consultório na óptica, mas este está fisicamente separado desta por paredes e tem uma entrada independente, por exemplo.
Quando descobrires que o mesmo se passa ao lado na Batalha..
Isso não é grave. Se falassem contra medidas políticas ou formassem grupos do whatsapp, isso sim daria problemas.