Porta-contentores colidiu com petroleiro que estava ancorado ao largo de Hull, na costa Oeste de Yorkshire, Inglaterra. Os 37 tripulantes foram levados para terra, um deles foi hospitalizado. Combustível está agora a ser derramado no mar

Um petroleiro e um navio de carga colidiram, esta segunda-feira, ao largo da costa nordeste de Inglaterra, revelou a Agência Marítima e da Guarda Costeira citada pela Reuters. O alarme para o incidente foi dado às 9:48.

“A Guarda Costeira está atualmente a coordenar a resposta de emergência a relatos de uma colisão entre um petroleiro e um navio de carga ao largo da costa de East Yorkshire. O alarme foi dado às 9:48 da manhã. Foi chamado um helicóptero de salvamento da Guarda Costeira de Humberside, juntamente com barcos salva-vidas de Skegness, Bridlington, Maplethorpe [sic] e Cleethorpes, um avião de asa fixa da Guarda Costeira de HM e navios próximos com capacidade de combate a incêndios. O incidente continua a decorrerr”, declarou a agência num comunicado.

Segundo o site MarineTraffic, o navio de carga Solong tem bandeira portuguesa, uma vez que está registado na Madeira, enquanto o petroleiro tem bandeira americana (Stena Immaculate). O Immaculate estava praticamente estacionário e o Solong movia-se quando se deu o choque, informa o Marine Traffic.

“Esta manhã, o petroleiro STENA IMMACULATE e o porta-contentores SOLONG envolveram-se numa colisão no Mar do Norte. Os dados do MarineTraffic indicam que o incidente ocorreu aproximadamente às 09:48. O petroleiro de 183 metros de comprimento estava ancorado ao largo de Immingham quando foi atingido pelo porta-contentores de 140 metros de comprimento, que se dirigia para Roterdão. Os relatórios indicam que deflagrou um incêndio no STENA IMMACULATE, tendo sido enviados helicópteros de salvamento para o local”, lê-se no comunicado publicado online.

Incêndios deflagraram nas duas embarcações. Os 37 elementos de ambas as tripulações foram levados para terra para receber assistência médica, mas apenas um ferido foi hospitalizado.  “Os outros 36 marinheiros de ambas as tripulações estão a salvo e foram contabilizados”, disse deputado local Graham Stuart, citado pela BBC . “Todos estão agora em terra, mas Stuart diz estar preocupado com o “potencial impacto ecológico”.

BREAKING: Cargo ship and oil tanker on fire after colliding off East Yorkshire, England pic.twitter.com/rQwMHmY1hI

— BNO News (@BNONews) March 10, 2025

A empresa de logística americana Crowley, operadora e coproprietária do MV Stena Immaculate, revelou que o petroleiro transportava combustível para aviões. Em comunicado, a empresa sediada na Florida afirmou: “Ocorreu um incêndio em resultado da colisão e houve libertação de combustível. A tripulação do Stena Immaculate abandonou o navio na sequência de múltiplas explosões a bordo. Todos os marinheiros da Crowley estão a salvo e foram totalmente contabilizados”. O combustível está agora a ser derramado no mar. De acordo com a empresa, o navio estava em serviço fretado pelo Comando de Transporte Marítimo Militar da Marinha dos EUA. 

A Greenpeace UK diz que é “demasiado cedo” para saber a extensão de qualquer dano ambiental causado pelo incidente, mas “tanto a alta velocidade da colisão como as imagens do rescaldo são motivo de grande preocupação”. Um porta-voz da organização disse à BBC que qualquer impacto depende de uma série de fatores, incluindo o tipo de petróleo libertado e a quantidade derramada. “As condições do mar e do tempo também serão importantes para determinar o comportamento de qualquer derrame”, afirmou. “No caso de um derrame de petróleo ou de qualquer perda de carga perigosa do navio porta-contentores envolvido, a rapidez da resposta será também crucial para limitar qualquer impacto”.

O navio Solong transportava 15 contentores de cianeto de sódio, entre outras cargas, de acordo com um relatório do fornecedor de dados marítimos LloydGs List Intelligence. De acordo com a Reuteres, o navio porta-contentores transportava também uma quantidade desconhecida de álcool.

Os serviços de bombeiros e de salvamento em ação após a colisão entre o petroleiro  Stena Immaculate e o navio de carga Solong ao largo da costa do Reino Unido (Lee Whitaker/Getty Images)

Um helicóptero de salvamento da guarda costeira de Humberside esteve no local juntamente com uma aeronave de asa fixa da guarda costeira e embarcações próximas com capacidade de combate a incêndios, tendo sido enviados barcos salva-vidas de Skegness, Bridlington, Mablethorpe e Cleethorpes.

O governo britânico enviou investigadores para Grimsby na sequência do acidente entre dois navios no Mar do Norte. “A nossa equipa de inspetores e pessoal de apoio está a recolher provas e a efetuar uma avaliação preliminar do acidente para determinar os próximos passos”, disse, em comuncidado, o Marine Accident Investigation Branch.