Um esquema de terras antigas do Norte de Portugal

12 comments
  1. Para quem tiver curiosidade queria deixar aqui um esquema simplificado destas cincunscrições administrativas do chamado Antigo Regime (pré-Liberalismo), sendo que algumas antecedem até a própria nacionalidade. Aviso desde já que os limites destas podem estar mal assinalados tanto porque não fiz nenhum estudo exaustivo (longe disso) nem fiz o mapa com detalhe para isso (havendo muitas terras mais pequenas que acabei por ignorar) e também porque elas mudavam muito ao longo do tempo, havendo, por vezes, até lacunas nas fontes de informação. Algumas destas terras estão ainda na actialidade presentes na memória colectiva, outras nem tanto, o curioso a meu ver e que me despertou a atenção é o número de apelidos ainda hoje muito usados que provêm destas regiões.

  2. Muito interessante. Sou de Famalicão e não me surpreende ver aí o Julgado de Vermoim. Mas Vermoim não se separou de Barcelos que já era independente de Braga na altura?

  3. Para quem conhece o castelo de Faria, em Milhazes, Barcelos, fica a perceber melhor o porquê do nome.
    Era interessante ver os rios sobrepostos, porque há aí zonas que eu não sei se pertenciam a Braga ou Faria, ou então a Faria ou Neiva.

    Sou o único que adoraria viajar atrás no tempo e ver como eram as coisas naquela altura?
    Não sou religioso mas era uma das coisas que eu gostaria de poder fazer depois de morrer.
    Iria andar muito tempo entretido.

Leave a Reply