Bicharada por terras lusas XXII – “Guarda-rios”

15 comments
  1. Para quem não conhece, o guarda-rios é uma pequena ave maioritariamente piscívora que pode ser encontrada na maioria das massas de água doce do nosso país. Muitas vezes é visto por breves momentos quando passa em voo rápido por cima da água. Os momentos em que fica empoleirado e imóvel na vegetação da margem, à espera para mergulhar e pescar, constituem talvez as melhores ocasiões para o observar e fotografar.

    Esta não será, muito provavelmente, a melhor foto de um guarda-rios (Alcedo atthis) que já viram. A luz ainda era pouca, não usei nenhum abrigo e a ave é bastante pequena. No entanto, foi a minha primeira “boa” foto desta ave, e logo em voo. Esta fêmea (as fêmeas distinguem-se dos machos por terem a mandíbula inferior laranja, enquanto que a dos machos é preta) estava a pairar sobre um pequeno curso de água e permitiu uma aproximação razoável e meia dúzia de disparos, antes de mergulhar e, já com a presa no bico, se afastar.

    Foto de 1 de Fevereiro de 2022, Parque da Cidade, Porto

  2. Do ponto de vista de uma pessoa que não percebe nada de aves nem de fotografia da vida selvagem, acho que está incrível! Obrigada pela partilha, OP.

  3. Pelo que descreves, voo rápido e penas brilhantes penso que já vi um destes no Rio Este (Braga). Mas deu a impressão que a cauda era maior, pelo que me faz duvidar um bocado… De qualquer das formas, excelente fotografia!

  4. É de facto uma ave com a sua beleza, mais colorido do que a maioria da passarada portuguesa.

    Por vezes pesco em água doce e já tive o privilégio de ver diversos, inclusive em plena ação de pesca; ficam largos minutos imóveis nos troncos á beira rio, aguardando o momento de se precipitarem sobre a presa, num voo / mergulho rápido e certeiro.

Leave a Reply