
Em discussão política com amigos surgiu a questão do financiamento de serviços públicos – se o sustento dos serviços recai maioritariamente sobre impostos pagos por pessoas ou por empresas (privadas). Não sei bem como encontrar dados sobre isto. Procurei por informação acerca da receita do Estado. Na pordata encontro isto:
[https://www.pordata.pt/Portugal/Receitas+das+Administra%c3%a7%c3%b5es+P%c3%bablicas+total+e+por+classifica%c3%a7%c3%a3o+econ%c3%b3mica-2796](https://www.pordata.pt/Portugal/Receitas+das+Administra%c3%a7%c3%b5es+P%c3%bablicas+total+e+por+classifica%c3%a7%c3%a3o+econ%c3%b3mica-2796)
Mas estas categorias não discriminam exactamente quem paga.
Depois encontrei isto, que é mais parecido com o que procuro:
[https://infoemartins.wordpress.com/2020/08/02/quais-sao-as-receitas-de-impostos-do-estado-em-portugal/](https://infoemartins.wordpress.com/2020/08/02/quais-sao-as-receitas-de-impostos-do-estado-em-portugal/)
O segundo gráfico mostra as contribuições do IRC IRS e IVA para as receitas do Estado. No entanto, não consigo encontrar em nenhum lado a discriminação entre o IVA pago por pessoas e o IVA pago por empresas, o que importa, já que este é o imposto que mais receita dá.
Alguém me sabe ajudar? Esta informação é, de facto, a informação relevante para este debate em questão? Como é que posso determinar o peso da contribuição das pessoas e das empresas nas receitas por impostos? E dentro das contribuições das empresas, aquelas por empresas privadas e por empresas públicas (já que, segundo entendo, estão sujeitas aos mesmos impostos)?
3 comments
Isto pode ser confuso… por isso simplificando: quem paga IVA é o consumidor final, mas quem dá o dinheiro do IVA ao estado são as empresas. O IVA é um imposto sobre o consumo. As empresas são isentas. No entanto, em vez de ser cada pessoa a pagar o valor do IVA ao estado por cada cafezinho que compra, a empresa cobra o IVA aos clientes todos e depois entrega esse dinheiro ao estado num único pagamento trimestral.
OP compreendo a tua questão, e de facto há algumas excepções em que as empresas pagam IVA e depois não conseguem deduzir sobre o IVA liquidado aos seus consumidores.
Mas em regra diria que 99% do IVA pago acaba por servir como dedução ao IVA liquidado ao consumidor.
E como na cadeia de comércio o consumidor final são os particulares, então o IVA é pago quase na sua totalidade por pessoas singulares.
A minha mãe