DGS acusada de “esconder informação” nos boletins semanais da Covid-19

10 comments
  1. >O matemático Henrique Oliveira acusou a Direção-Geral da Saúde (DGS) de “esconder informação aos cidadãos” nos boletins semanais sobre a Covid-19 em Portugal. Sublinhe-se que a autoridade de saúde anunciou o fim dos boletins epidemiológicos diários no passado dia 10 de março e desde então já divulgou dois semanais: um referente à semana de 1 a 7 de março e outro à semana de 8 a 14 de março.
    >
    >À CNN Portugal, o matemático disse não perceber “porque é que de repente números que são conhecidos das autoridades de saúde ficam secretos” e acusou a DGS de “esconder informação dos cidadãos”.
    >
    >“Divulguem os dados, não soneguem informação, não escondam informação dos cidadãos”, afirmou.
    >
    >Na ótica de Henrique Oliveira, o novo relatório “é um relatório pobre” e, “como matemático, “não hesitaria em chumbar um aluno” que lhe “apresentasse um relatório destes”, com “muito pouca qualidade”.
    >
    >À estação televisiva, o matemático alertou que é “verdadeiramente impossível fazer previsões a médio e longo prazo”, uma vez que os relatórios não incluem os dados diários e reportam dados com dias de atraso, por serem divulgados à sexta-feira com informação relativa à segunda-feira anterior. “É completamente impossível monitorizar e prever. E é completamente impossível atuar”, frisou.
    >
    >“Por este relatório [divulgado na sexta-feira], até dá a impressão que o Rt [rácio de transmissibilidade] já está abaixo de 1, embora ele diga que o Rt que está a 1,02. Como os casos de uma semana para a outra desceram, o Rt teria de ser abaixo de 1. Não se percebe sequer como as contas estão feitas. O cálculo do Rt não é mal feito, mas é publicado com grande atraso. E isso não permite tomar as decisões no tempo certo”, explicou à CNN Portugal.
    >
    >Segundo o boletim revelado na sexta-feira, Portugal registou, na última semana, um total de 123 óbitos e 78.464 novos casos de infeção pelo vírus SARS-CoV-2. De acordo com a informação das autoridades de saúde, em causa estão menos 811 novos casos confirmados em relação à semana anterior e menos 39 óbitos.

  2. Por mim podem é acabar com os relatórios, farto do covid, já nos basta com a crise que está a começar como para me preocupar por um vírus que já quase todos tiveram e já lá vão dois anos.

  3. Open api com os dados e resolvem o problema.
    Claro que isto provavelmente daria num contrato de ajusto direto com um valor muito acima do valor de mercado e que depois tinha sempre imensos problemas.

  4. Alguém ainda se lembra da app stayaway covid?! Custou 400k com ajuste direto e nunca serviu para nada. Disso ninguém fala.

  5. Mais uma dita teoria da conspiração que se revela verdadeira. Nos últimos 2 anos estamos cheios delas

  6. Coitadinho do especialista.. ficou sem a atenção mediática que costumava receber. O que são as pessoas sem estas previsões essenciais!

  7. Tl;dr: O matemático está triste porque daqui para a frente já não vai poder mais aparecer na TV a fazer exigências no que diz respeito a medidas de saúde e o seu trabalho vai voltar a perder a atenção destes 2 anos.

  8. O que o matemático está a pedir é perfeitamente razoável. Não que os dados sejam divulgados diariamente, mas que quando são divulgados (todas as sextas) que venham com granulidade diária e não o acumulado últimos 7 dias, para que se possam fazer previsões mais precisas.

    E sim, as previsões continuam a ser necessárias. Não para implementar restrições, mas para ver alocações hospitalares ou preparar a próxima campanha de vacinação para os idosos, por exemplo.

  9. É bom ter dados todos os dias? Sim é.

    Compensa os recursos gastos? Não actualmente.

    Os dados actuais que dizem que somos o 5o país da UE con menos mortes justificam a continuação das medidas? Absolutamente não.

Leave a Reply