Apresentados detalhes da futura linha de alta velocidade Lisboa-Porto: país vai ficar mais pequeno

25 comments
  1. manos com dinheiro p’ra investir. a zona de coimbra vai ser muito, muito atrativa. 30 minutos centro de lisboa ou centro do porto? ui…

  2. Novamente Lisboa é que importa e o resto é paisagem.

    Atualmente o Alfa Pendular já faz o percurso entre Porto e Lisboa num tempo razoável (2h 49m), enquanto o resto da linha em que passa o Intercidades continua uma desgraça, com atrasos e distúrbios constantes, e as carruagens que são mais velhas que a Sé de Braga. Em vez de melhorarem as linhas e serviços existentes vão derreter mais dinheiro em “alta velocidade”. Já [em 2017](https://www.publituris.pt/2017/03/24/cp-apresentou-novo-alfa-pendular) houve investimento para renovar toda a frota do Alfa Pendular. [Em 2019](https://www.jn.pt/economia/cp-prepara-investimento-de-540-milhoes-de-euros-em-novos-comboios–12512359.html) houve um plano (que não sei se foi executado) para investir 540M, dos quais 210M seria para 12 novas carruagens topo de gama para o Alfa Pendular, 280M para os urbanos de Lisboa, 45M para recuperar 70 carruagens do IC que estão paradas no Entroncamento, e 10M para comprar usadas a Espanha.

    O resto do País que se foda, especialmente o interior. Por ex. de Viseu, que [provavelmente continua a ser](https://www.publico.pt/2005/07/04/jornal/viseu-e-a-maior-cidade–da-europa-sem-ligacao-ao-caminhodeferro-28668) a maior Cidade da Europa Continental que não tem uma estação ferroviária, para se ir até ao Porto de comboio tem de se andar pelo menos 20 min de carro até Mangualde, e a viagem Mangualde-Porto(Campanhã), que não é direta, nunca demora menos de 2h57min, isto se formos até Coimbra pelo Intercidades e mudarmos para o Alfa Pendular. O resto dos percursos demoram todos mais de 3h. Se optarmos por ir de Autocarro as viagens demoram cerca de 1h45m.

  3. Fazer power points não custa nada, curiosamente falta sempre o mais importante, ligação á europa de mercadorias, porto de sines etc etc ….

  4. Com o imposto que se avizinha para as viagens de avião os comboios de alta velocidade são uma boa solução.

    Era importante é que fosse de mercadorias e que ligasse a industrias de modo a gerar desenvolvimento.

    EDIT: falta a ligação à Europa

  5. Ligar o Porto e Lisboa ao resto da Europa é que está quieto, a nossa capital não tem uma ligação decente de ferrovia a Madrid, O Reino Unido é uma ilha e tem TGV a ligar Londres e Paris 🤦‍♂️

  6. Desta vez é que vai ser pessoal. Esta foi a última vez que gastámos milhões à estudar por onde o TGV vai passar e quanto vai custar.

  7. Entretanto aguardamos também extensão da Fertagus à Expo (sim, já sei que é uma zona saturada etc etc…). Ajudava muito nas ligações ao aeroporto e também a quem vive na Margem Sul e trabalha nos escritórios de lá. É ridículo por uma distância mínima ser necessário dar a volta pelo metro.

  8. “primeira parte, entre o Porto e Soure, poderá ficar concluída em 2026-2028 e já permitirá uma viagem entre Lisboa e Porto em menos de duas horas. 1h17 de viagem só em 2028-2030”

    Isto é uma linha ferroviária ou a construção da Catedral Sagrada Família?

  9. 3 anos depois de ter sido apresentado, o plano foi agora apresentado…. pela 3ª vez.

    Não falando de todos os outros planos.

    ​

    Na verdade até fico espantado que este governo fale em “planos” tendo em vista que o António Costa e Pandilha Lda é tão bom em “planeamento” como o meu cão é bom a falar Mandarim.

  10. Custa-me pensar numa linha de alta velocidade Lisboa Porto, com a rede ferroviária **nacional** numa situação precária, a precisar de modernização e investimentos. É uma questão de prioridades.

    Também devia ser ponderado o custo/benefício que uma decisão deste tipo acarreta para o país. Talvez se existissem apenas melhoramentos na linha do norte que permitissem ter mais vazão de circulação e assim colocar os rápidos a circular a uma velocidade superior (p. ex. 250 km/h). Se calhar o benefício real para uma circulação a 300 km/h nestas distâncias não seria assim tão grande.

Leave a Reply