A gasolina em Portugal ocupa o 15.º lugar nas mais caras do mundo

12 comments
  1. O normal no mercado é o custo final de um produto ser 23% para o estado via IVA, 30% para o lucro da empresa (de onde tem pagar transporte, empregados e impostos sobre o lucro que sobrar) e 47% para pagar a matéria prima. Esta % de lucro costuma no geral ser o numero ideal para incentivar as pessoas a começar o negócio ou a o manter. 15% é o que se usa para o digital. Depois claro que quanto menos a quantidade de vendas maior terá de ser a % do lucro da empresa para cobrir todos os custos. Isto implica subir preços. Geralmente o mercado premium e viável desta maneira.

    Na gasolina ou derivados do petróleo por alguma razão o estado leva entre 50% a 60%. A matéria prima custa entre 25% a 35%. A gasolineiras ficam com 5 a 25% da venda e daqui ainda tem de pagar transporte, armazenamento, salários e os IRC sobre o lucro. Falamos de um produto essencial a vida moderna e que influência toda a economia e preços de outros produtos.

    Acham isto normal? Em alguns casos a margens são tão baixas que se não fosse pela quantidade de litros vendidos nem valia a pena. Nos casos onde o preço é muito baixo em comparação com o resto do mercado, só vendem para chamar pessoal a comprar outras coisas como nos supermercados lowcost.

    Como é que é possível o estado levar mais de metade do lucro do esforço de uma pessoa ou empresa num serviço/venda? Não faz sentido nenhum!

    Quando o petróleo deixar de ser usado em massa estes impostos vao para a conta de eletricidade? Vamos continuar a permitir este tipo de extorsão de políticos que não sabem gerir um pais?

Leave a Reply