Antes da abertura da Expo 2025, já no próximo domingo em Osaka, o Pavilhão de Portugal – OceanScapes foi apresentado na Embaixada de Portugal na capital japonesa.
A mostra sobre o pavilhão português pretende revelar o projeto levado a cabo pelo Camões – Centro Cultural Português em Tóquio, em parceria com o atelier Kengo Kuma & Associates.
A exposição em Tóquio, patente até 18 de abril, convida os visitantes a descobrir os bastidores da construção do Pavilhão de Portugal, que irá assinalar a presença do país na Expo 2025 em Osaka, revelando a visão arquitetónica única de Kengo Kuma.
Segundo o comunicado da representação portuguesa, o pavilhão é “inspirado pela fluidez e pelo movimento do oceano”, com o arquiteto a desenhar “uma fachada ondulante que reflete a profunda ligação de Portugal ao mar.”
A mostra patente na Embaixada de Portugal em Tóquio – que pode ser vista também através de um vídeo – inclui “fotografias, desenhos técnicos e modelos detalhados que ilustram a evolução do projeto, bem como amostras dos materiais utilizados, elementos de design e peças de mobiliário que integram o interior do pavilhão.”
LusoNotícias