17% dos portugueses não conseguem manter a casa suficientemente quente

35 comments
  1. Felizmente tenho visto MUITAS casas e prédios a fazer isolamento com, o vulgarmente chamado, “capoto”

  2. Casas com péssimo ou nenhum isolamento e sem aquecimento central não é de esperar outra coisa. Já para não falar da humidade. Muita humidade.

  3. Depois de ter morado bastantes anos no norte da Europa e ter decidido vir cá passar uns anos para mudar a rotina, isto foi uma das coisas que mais confusão me fez e continua a fazer: as casas em Portugal são basicamente lixo. As únicas que considero remotamente aceitáveis (aquecimento decente, isolação térmica e acústica minimamente aceitáveis) são só casas feitas nos últimos ~10 anos e mesmo essas, só as que cá são consideradas “de luxo”.

    Acho super estranho como a qualidade das construções cá serem lixo é considerado tão normal e coisas como ter que usar uma manta e casaco em casa também é considerado normal. É que manter uma casa quente o ano todo nem sequer é caro, se a casa tiver isolamento decente.

  4. Centenas de milhares de casa sem isolamento térmico dá nisso.

    E depois as especies de empreiteiros que temos em Portugal dizem que uma caixa de ar entre paredes ou um bocado de esferovite azul chega e sobra… PQP mais essa gentalha de merda que só sabe foder os clientes para por mais dinheiro no bolso.

  5. Em Portugal tens casas com qualidade de merda ao preço de um palácio, por isso ainda se fazem, se não houvesse tanta procura as construtoras iam ter de melhorar na qualidade

  6. Desconfio que são bem mais.

    Fala-se que Portugal é um país com alto nível de qualidade de vida…mas, de certeza, que não se referem às casas. Em Portugal sofre-se bem mais em casa do que em países mais frios.

  7. Este ano o aquecedor vai ficar quieto, tenho umas quantas gráficas minerar, 980W a bombar 247 que em vez de perder dinheiro, gera

  8. Tinha a ideia de serem muito mais, honestamente.

    Eu não percebo como é que algumas pessoas aguentam as temperaturas das casas…

  9. Vivo na Bélgica e o meu problema é o oposto, durante o Verão não consigo manter a minha casa fresca

  10. Não sei mas até gosto (tipo que tenho outra opção) de ter a casa fria no inverno, estupidamente fria, tenho que andar às vezes com mais roupa do que a que uso na rua ( morando eu no Algarve), mas pelo menos no verão está fresquinho cá dentro.

  11. O inverno passado, para ter as divisões mais usadas quentes (quarto e o escritório) eram para cima de 100€ de luz. Com o que se ouve agora com os preços da electricidade, este ano é pôr mais mantas.

  12. também tem de ser considerado o facto que é dos países mais quentes da europa, por isso é normal não haver casas preparadas para isso, enquanto que em países como a finlândia nem se pode ter a casa abaixo de 18ºC

  13. É uma questão de espectativas. Aqui no leste durante o inverno o pessoal espera andar de T shirt dentro das casas. Nada de cavaquinhos ou mantas.

  14. Opá… yah… Sou do interior norte, ontem fizeram 1 de minimima, amahã é -1… casa antiga e janelas antigas, sou eu e a minha mantinha agarrados pá… complicações burocráticas nem tenho acesso ao fundo ambiental pra janelas ou aquecimento.. opá… mantas são o que há. E gosto bem mais do inverno que do verão acredita… aqui 40º, parece efeito de estufa em casa.

  15. Obrigada pelo reminder do pq eu nunca mais quero voltar a Portugal ou até sequer investir no imobiliário. Pagar um preço exorbitante por um monte de cimento de merda para quê?

  16. Ahah, 17%!!!

    Estou neste momento a trabalhar com um cobertor às costas e um aquecedor ao lado. E ainda não estamos no Inverno.

  17. Infelizmente as casas Portuguesas tendem a estar mal isoladas, e a electricidade e o gás são caros.

    Já vivi em Portugal, Findândia, Japão, Bélgica e atualmente vivo no RU. Dentro de casa apenas passei frio em Portugal, nos restantes sítios sempre tive aquecimento central e bom isolamento que mantem a casa quente e confortável.

    O aquecimento que tive foi sempre do mesmo tipo. Radiadores de água quente nas divisões ligados a um esquentador (tecnicamente chama-se caldeira) que mantem a água quente.

    Nunca tive nenhuma conta escandalosa em gás, excepto em Portugal. Na casa que era dos meus pais, uma vez deixei um radiador eléctrico ligado por esquecimento e só regressei 4 ou 5 semanas depois. Este erro custou-me 120 ou 140 euros a mais em electricidade.

  18. Sempre morei em casas terrivelmente frias. Eu não percebo muito de construção mas a ideia que tenho é que a construção principalmente nos anos 70/80 é provida de 0 isolamento térmico, não sei se pelos materiais da época ou se simplesmente se cagaram para esse aspeto.

    Atualmente vivo numa casa fria mas com aquecimento central (radiadores + caldeira gás) e simplesmente quase nunca ligo porque no fim do mês é uma bojarda do caraças na fatura.

  19. Eu só me apercebi do quão lixo era o isolamento da minha casa quando comecei a medir a humidade/temperatura das divisões.

    É que não tem mesmo ponta por onde se pegue. Mesmo com desumidificador ligado ao máximo o dia todo não consigo por a humidade abaixo dos 50% em nenhuma altura do ano. Fico sempre cheio de tosses no inverno à custa disto.

    E a temperatura também, bem posso ligar o aquecedor que no momento em que se desliga volta à temperatura de congelar passado 10 minutos, ou seja a única solução é deixa-lo ligado constantemente e estoirar a conta da luz.

  20. Só para lembrar que até 31 de Dezembro de 2021 estão abertas as candidaturas ao programa de eficiência energética das habitações (Vale Eficiência):

    * [Notícia no e-Gov](https://eportugal.gov.pt/noticias/candidaturas-abertas-a-programa-de-eficiencia-energetica-de-habitacoes)
    * [AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO – Investimento TC-C13-i01 – Eficiência Energética em Edifícios Residenciais](https://recuperarportugal.gov.pt/wp-content/uploads/2021/08/Aviso_VE_FA.pdf)
    * [Página do Vale Eficiência](https://www.fundoambiental.pt/apoios-prr/vales-eficiencia.aspx)
    * [Registo para efectuar candidatura](https://www.fundoambiental.pt/registe-se-aqui.aspx)

    Segundo a informação na página do Vale Eficiência, há mais de 30 milhões de euros ainda disponíveis.

    É uma boa oportunidade de melhorarem a eficiência energética das vossas habitações a um custo muito mais reduzido.

    >6. Tipologias de intervenções a apoiar
    >
    >6.1. O presente Aviso tem como objetivo apoiar intervenções das seguintes tipologias:
    >
    >a) Substituição de janelas não eficientes por janelas eficientes, de classe energética mínima igual a “A”;
    >
    >b) Aplicação ou substituição de isolamento térmico na envolvente do edifício de habitação, bem como a substituição de portas de entrada:
    >
    >i) Isolamento térmico em coberturas ou pavimentos exteriores e interiores;
    ii) Isolamento térmico em paredes exteriores ou interiores;
    iii) Portas de entrada exteriores e de patim (portas de fração autónoma a intervencionar).
    >
    >c) Instalação de sistemas de aquecimento e/ou arrefecimento ambiente e de águas quentes sanitárias (AQS), de classe energética “A” ou superior:
    >
    >i) Bombas de calor;
    ii) Sistemas solares térmicos;
    iii) Caldeiras e recuperadores a biomassa com elevada eficiência.
    >
    >d) Instalação de painéis fotovoltaicos e outros equipamentos de produção de energia renovável para autoconsumo.

  21. Esse numero em Portugal certamente não está bem. As casas em Portugal são muito mal isoladas, termicamente e acusticamente.

    De notar que os sistemas de isolamento que tanto se fala, assim como caixilharias e outras aplicações, não são novos, já existem há décadas. Simplesmente não eram usados na construção porque encareciam a obra e tiravam o lucro ao empreeiteiro, fora as macacadas que eram / são feitas (dizem que colocam X material e depois não colocam, medidas de caixas de ar rídiculas, paredes tortas, chão desnivelado, etc.).

    Só recentemente é que se vê construção com melhores condições e mesmo assim, até essa pode falhar – não é incomum ver construção nova com parte da casa literalmente a cair ou com demasiadas rachas e que não são alvo de recuperação porque o empreeiteiro declarou falência e já abriu nova empresa com novo nome.

    Falta fiscalização, mais rigor e mais profissionais nessa área e menos curiosos. Só assim é que faz sentido pagar o preço o preço exorbitante pelas casas em Portugal, até lá há muito gato e pouca lebre.

  22. No primeiro inverno que passei na casa onde estou o termómetro dos quartos marcava 7°C!

    A laje do telhado nem um palmo tem e as paredes têm uma caixa de ar de 2 cm sem nada lá dentro!

    Andei a isolar a laje com XPS e cobertura de alumínio e destruí a lareira para colocar um Recuperador de calor e coloquei um motor e tubagens para distribuir o calor. Isolei também o quarto da miúda com Pladur e XPS. Agora já tenho temperatura mais aceitáveis, à volta de 20 graus nos quartos quando o Recuperador está a funcionar.

  23. Acho pouco na realidade há muito mais gente que 17% o pessoal mete mantinhas e diz que tá quente

  24. Engraçado como ainda só começou o mês de Novembro e já sinto frio. Adoro ter as mãos e os pés gelados dentro de casa!

Leave a Reply