
Boas pessoal,
Hoje tive um incidente com a EasyJet. Tinha um voo marcado para a madeira e na hora de sair não sabia dos meus documentos (merdas estúpidas, já os encontrei). Como utilizo a app [id.gov.pt](https://id.gov.pt) não fiquei muito preocupado, uma vez que a própria app declara:
>A aplicação móvel [id.gov.pt](https://id.gov.pt) permite ao cidadão ter acesso aos dados constantes dos seus documentos de identificação ou emitidos por entidades públicas e apresentá-los perante terceiros, com o valor jurídico da apresentação dos documentos originais, nos termos do n.º 1, 3 e 4 da Lei nº. 37/2014, 26 de junho.
Mal cheguei ao aeroporto fui falar com eles no balcão e basicamente disseram-me que não iam deixar passar. Obviamente que argumentei, mostrei a citação acima, etc. mas continuaram a insistir. Chamei um responsável e foi mais do mesmo (tudo o que me conseguiam dizer é que nunca deixaram passar ninguém com a app e que podia até mostrar um passaporte caducado, um cartão de cidadão expirado ou carta de condução desde que fosse físico). Escrevi no livro de reclamações e fui embora.
Entretanto já marquei outro voo e basicamente nada se alterou na minha viagem, foi apenas um incidente estúpido e desnecessário.
O que quero saber é se alguém já teve experiências similares e o que posso fazer nesta situação. Posso pedir algum reembolso? Há alguma entidade superior regulamente isto? Quem é a EasyJet para dizer que um meio oficial português de validar a identidade de um cidadão não é válido (andei a ver e pelo menos a TAP aceita quem use app) ?