DR

A primavera em Portugal é uma celebração do desabrochar da natureza. O tempo chuvoso do inverno é substituído por paisagens primaveris: árvores em flor, colinas verdes e flores brilhantes e perfumadas. Além disso, a época baixa em Portugal é um período de tempo confortável e quente, ideal para passear, visitar locais históricos e fazer caminhadas. Além disso, há menos turistas em Portugal na primavera do que no verão. Assim, será muito mais cómodo explorar locais famosos e desfrutar da atmosfera autêntica das cidades do que durante a estação. Para além disso, a primavera em Portugal é um período em que se realizam muitos festivais e celebrações diferentes. Ao visitar estes eventos, poderá compreender a cultura e os costumes do país por dentro, conhecer os habitantes locais e as suas tradições. E a última vantagem de visitar Portugal na época baixa é a oportunidade de poupar em alojamento, bilhetes, etc., uma vez que os preços são muito mais baixos durante este período. Como se observa nas estatísticas do INE, a dinâmica do crescimento turístico em 2024 mostra um aumento do número de turistas estrangeiros e de dormidas em comparação com o mesmo período do ano anterior.

5 ideias para uma viagem de primavera a Portugal

Quando se faz uma viagem, convém decidir antecipadamente o itinerário principal. Por isso, vamos descobrir qual é o melhor sítio para ir a Portugal na primavera para obter apenas impressões positivas da sua viagem. 

Para começar, recomendamos que visite as costas rochosas do Algarve na primavera. Na primavera, a temperatura média na região atinge os 18-19 graus Celsius. O tempo ensolarado e as temperaturas confortáveis são perfeitos para caminhar ao longo das praias rochosas e meditar no oceano. Se quiser desfrutar de vistas incríveis sobre a natureza intacta, sentir a autenticidade do lugar e a poderosa energia do oceano, vá para o Algarve na primavera. 

Outra rota que recomendamos na primavera é uma viagem ao Vale do Douro. Este local é adequado para pessoas que gostam de contemplar o despertar da natureza com um copo de bom vinho. Aqui pode passear por vinhas que descem até ao rio, visitar miradouros com magníficas panorâmicas sobre o vale e provar um ótimo vinho numa das regiões vinícolas mais antigas do mundo.

Se gosta de caminhadas, não pode deixar de visitar a Serra da Estrela. A Serra da Estrela, com o seu pico mais alto, a Torre, oferece uma paisagem de beleza invulgar com uma diferença de altitude impressionante, onde se pode sentir a majestade e o silêncio das montanhas, respirar o ar fresco da montanha e apreciar a paisagem.

Outro local que se destaca pela sua autenticidade é o Alentejo. Imagine olivais que parecem estender-se até ao horizonte, pequenas cidades com arquitetura medieval. É lá que se pode provar a autêntica cozinha portuguesa e aprender muito sobre o passado histórico da região. 

E o último sítio que recomendamos visitar na primavera é a Costa Vicentina. É aqui que pode seguir percursos pedestres bem planeados ao longo da costa, visitar praias selvagens e ver os pores-do-sol mais pitorescos da sua vida.

Preparar uma viagem de primavera a Portugal: o que levar consigo e como preparar o seu carro para a viagem

A primeira coisa com que se deve preocupar é planear o seu itinerário. Embora Portugal tenha boas estradas, para explorar a atmosfera autêntica, terá de fazer um desvio das estradas principais. Para não se perder, será útil levar consigo um navegador, descarregar mapas offline e levar um carregador adicional para este dispositivo. Além disso, uma vez que vai viajar muito a pé, leve calçado e roupa confortáveis. Não se esqueça também de levar um estojo móvel de primeiros socorros com os elementos mais necessários: agentes hemostáticos (torniquetes, tamponamentos e ligaduras para um penso que é aplicado para exercer pressão direta sobre a ferida), meios para reparar fracturas e evitar a hipotermia, agentes para perturbar o estômago, analgésicos, anti-sépticos, etc.

Além disso, leve um impermeável, óculos de sol e protetor solar, pois o tempo na primavera pode ser bastante variável. É também aconselhável trazer adaptadores para as tomadas eléctricas (Portugal utiliza tomadas C e F), material fotográfico e cartões de memória adicionais. E não se esqueça dos seus documentos e da apólice de seguro. 

E agora vamos falar sobre o que deve ser verificado no carro antes de partir. A primeira coisa a verificar são os pneus. É necessário verificar a conformidade dos pneus. Por exemplo, é necessário conhecer o índice de carga e o índice de velocidade dos pneus. De acordo com o perito da AUTODOC : «Os pneus com índice de velocidade mais altas: são melhores equipados para se livrar do calor; oferecem melhores curvas, aderência e travagem. (…) índice de carga denota o peso máximo que cada pneu do seu veículo pode carregar na velocidade máxima dada pelo fabricante». Deve também verificar a sazonalidade dos pneus, a pressão, o estado do piso e certificar-se de que não sente qualquer vibração no volante ou que o carro parece estar a “guinar” para o lado. 

Para além dos pneus, deve também verificar os travões, nomeadamente o estado das pastilhas e dos discos de travão. Isto é especialmente importante se sentir que a distância de paragem aumentou. Deve também verificar o nível do líquido dos travões. Por fim, verifique se o travão de mão está em boas condições de funcionamento num declive. 

É também uma boa ideia verificar o sistema de ar condicionado e certificar-se de que não há qualquer cheiro desagradável proveniente das saídas de ar (se houver, substitua o filtro do habitáculo). 

Os níveis do óleo do motor, do líquido de arrefecimento e do líquido lava para-brisas também devem ser verificados. Além disso, verifique as luzes do veículo. Além disso, certifique-se de que tem uma roda sobresselente, um macaco e uma chave de rodas no veículo.

Em conclusão: viajar para Portugal na primavera é uma óptima solução para os amantes da natureza, da ausência de confusão e de ruído e da atmosfera autêntica do país.

Сaraterísticas dos pneus 205/60 r16

Os destinos mais procurados pelos viajantes portugueses