
Bem, já não é a primeira vez que vejo posts a queixarem-se da fragilidade atual em tudo o que é TVDEs (Uber, Bolt, etc.).
Ainda não tinha experienciado dificuldades em conseguir condutores e por isso não me relacionava com esses posts, no entanto ontem aconteceu-me o que tanta gente já testemunhou: 45 minutos de um “ping-pong” constante entre arranjar condutor e cancelarem-me a viagem depois de já terem aceite com mensagens do tipo *”Fora de serviço”* ou *”Não estou disponível”*.
**Naturalmente comecei a ficar frustrado.**
Entra em cena **Tomé**! Finalmente um condutor que me veio apanhar.
Mal entrei no carro, e na minha frustração (nunca mal educado, o homem não tinha culpa nenhuma, claro), lanço logo um “Não estava nada fácil de arranjar um carro.”. Isto deu azo a uma conversa mega interessante e informativa que achei importante partilhar com o povo, para percerbermos todos um bocado melhor o que se passa e não sermos tão rápidos a julgar esta malta.
Deixem-me prefaciar que toda esta informação foi-me passada pelo condutor e não a consigo verificar todos os factos, consumam a vosso próprio risco.
# Vou tentar resumir em bullet-points:
– *Porque está a existir tantos problemas em arranjar boleias?*
>Simples, estão muito menos condutores nas ruas.
– *Porque estão menos condutores nas ruas?*
>Ora, com o confinamento, tudo o que era empresas que fazia gestão de condutores fechou. Restam os trabalhadores a título individual apenas. Estes condutores geridos por empresas (que muitas das vezes até forneciam o veículo) constituiam uma grande fatia dos carros na rua, **por isso é que sentimos uma grande disparidade na quantidade de condutores pré e pós confinamento.**
– *Mas então, se há tanta gente precisar de um “side-job” depois da pandemia, porque é que as pessoas/empresas não se estão a agarrar a este buraco no mercado?*
>Recentemente, empresas como a Uber, com o intuito de acelarar a mudança da frota para 100% eléctrica, só aceitam novos condutores se conduzirem carros eléctricos, o que obviamente para muita gente, é impossível. [Mais informação](https://observador.pt/2020/07/02/uber-so-vai-aceitar-carros-eletricos-a-partir-de-16-de-julho-nas-grandes-cidades)
>Acrescido a isso, o aumento do preço dos combustíveis não é acompanhado no pagamento dos condutores, ou seja, é praticamente um decréscimo no ordenado (e considerável).
– *Ok, compreensível. Mas então porque é que os condutores aceitam a minha viagem só para a cancelar mesmo a seguir?*
>Dado a grande diferença entre procura/oferta, maior parte das vezes os condutores estão a receber viagens novas e ainda não acabaram a atual. Assim sendo, por questões de segurança na condução, eles não recebem mais qualquer tipo de informação a não ser que têm uma viagem nova e qual a distância da viagem. Muitas das vezes eles recebem viagens muita longas, ou por sítios com imenso trânsito que lhes vai roubar imenso tempo de negócio, onde nem sequer sabem para onde vão. Essas viagens não lhes compensam. **No fundo eles não têm opção de escolha quando lhes é “entregue” uma viagem e infelizmente têm que a cancelar após a aceitação.**
– *Eu como cliente, preferia muito mais que vocês tivessem a opção de cancelar a viagem, ao menos não ficava na expectativa.*
>Pois, e por causa disso os condutores levam com clientes muito frustrados e estão a ser constantemente mal-tratados no dia-a-dia, muitas das vezes com ameaças de violência e insultos mesmo feios (**de filhos-da-# para cima**).
>Já para não falar que existe o estigma que ser condutor de TVDEs é uma profissão “fácil” mas que na verdade, ainda por cima para pessoas mais velhas (que era o caso do Tomé), é **bastante exigente em termos físicos.**
– *Mas então e não existe maneira de melhorar o sistema, não consegue entrar em contacto com a sua empresa para fazer estes pedidos de melhoria?*
>Mando queixas para a empresa todos os dias há mais de 3 meses, até hoje, ainda não recebi nenhum feedback.
# *Mais esclarecido Ninjeye?*
(Diz-me o Tomé quando me estava a deixar no local de entrega, com um sorriso por trás da máscara). **Foi a primeira vez que deixei gorjeta.**
EDIT: Formatação
24 comments
o interessante é que os taxis têm estado mais baratos, comparativamente aos TVDE
Excelente resumo. Obrigado pelo teu serviço.
Boa leitura e discussão, parabéns pela cidadania ativa!
Bom resumo. Já tinha tido algum feedback neste sentido e bate certo com opiniões de outros condutores. Mas ainda existe outra agravante. Muitos dos condutores pré-confinamento regressaram aos seus países de origem/seguiram para outros países da europa. Portugal foi, como sabemos, um dos países com mais restrições ao movimento de pessoas para combater o avanço da pandemia, e portanto este setor foi muito afetado, levando muitos condutores a perceberem que o negócio em Portugal não era vantajoso. Noutros casos, Portugal já tinha cumprido a sua função, i.e. dar passaporte europeu para depois saltar fora.
Uso estas plataformas com alguma regularidade e, quando é adequado, tenho conversas com os condutores. Uns mais abertos que outros, são mesmo assim unânimes, e a opinião de muitos é que este trabalho é ou part-time (portugueses) ou full-time (estrangeiros) com intenção de ser temporário para depois seguir para outros projetos.
Ora com os custos de combustível, se somarmos o trânsito ridículo que existe nas cidades agora e juntando ao estigma que existe para com os TVDE, faz desta profissão uma das menos atrativas neste momento. E não vejo o caso melhorar no curto-médio prazo.
Ainda não tinha percebido os motivos. Seja como for, é muito frustrante e irritante tentar apanhar um Uber/Bolt em Lisboa. Ou fico em “ping-pong”, ou quem aceita está a terminar uma viagem, ou ainda há os que aceitam e depois, passados 5 minutos, é que cancelam! Porque é que não cancelam logo? Ainda não disparatei com nenhum, mas vontade não me falta! O que me irrita mesmo é não ter onde apresentar a minha insatisfação para com os serviços destas empresas. Onde é que posso fazê-lo? Não há sequer uma linha de apoio ao cliente!
Fui umas das pessoas que aqui fez um post sobre este assunto. Ainda há meia hora tive uma conversa semelhante com um condutor da Bolt e tive exactamente o mesmo feedback. Este dizia-me que provavelmente era o último ano em que trabalhava como tvde.
Deixa-me só corrigir. Eles **podem** cancelar as viagens antes das aceitar mas são penalizados pela empresa e ao fim de algumas vezes a fazer isso começam a ser os últimos a receber viagens e ficam com menos (e pior) trabalho.
Interessante, boa posta.
Em duas palavras: Mercado livre
Para quem apenas se quer fazer transportar do ponto A ao ponto B, ainda existe o serviço de táxi…
Não é tão instagramable como a Uber e não tem o atendimento que vossas excelências se julgam no direito de ter, mas pelos vistos continua a fazer melhor serviço (e mais barato) que qualquer app da moda.
ontem as 19h a tentar arranjar um tvde nos arredores de lisboa e tava tudo busy, meia hora depois la consegui apanhar um vago. depois as 23:30 a voltar para casa, chamei um, 15min de espera, ele cancela passados 10min, outro, mesma coisa, ao terceiro lá aparece e ainda vem a resmungar entre os dentes que ir me levar a casa aos arredores de lisboa implica dps fazer o caminho de volta a lisboa sem ninguem….
Usei Uber no inicio do mês no Porto e tive um feedback semelhante.
Ele também me contou que por vezes são cancelados pelos motoristas porque recebem uma viagem com X valor e depois de aceitar é que percebem que tem que fazer 15-20Km para depois ganharem 2-3 euros pela viagem, o que nem sobra nada com os valores do combustível.
Ele e os colegas também tem pedido diariamente mais apoios a uber mas eles até a altura não queriam saber de nada
Tentar apanhar um uber hj em dia é cm tentar apanhar um táxi em noite de santos populares.
É uma situação um pouco triste.
Se isso foi em Lisboa, ontem estava particularmente mau por causa da greve do metro.
Excelente post. Obrigado.
Desloco-me para fora em trabalho com alguma regularidade e desisti de apanhar UBER no aeroporto quando regresso a Portugal.
Da última vez, depois de “apanhar” um condutor e de uma espera enorme cancelo a viagem. Eis senão quando recebo logo a seguir notificação do condutor a dizer que passageiro recusou usar máscara e etc. Ponham-se no car***
Essa “razão” para cancelar as viagens é uma grande treta e uma desculpa de merda. Havendo problemas dos quais o cliente não tem qualquer culpa, proponho que em vez de gozarem com a cara dos clientes (ainda por cima, pelo que vejo aqui pessoas a queixarem-se, com mentiras pelo meio do tipo “o cliente recusou-se a usar máscara”…), resolvam esses problemas
Ou seja, é uma empresa com um sistema de merda que prejudica os clientes com frequência. Mais valia darem logo toda a informação ao condutor e deixá-los cancelar sem penalizações antes de aceitar.
Eu só comecei a usar Uber durante a pandemia (por isso não sei como funcionava antes), mas digo que só a partir de Setembro para cá é que não têm aceitado as minhas viagens. Na altura pensei que seria pelo facto das viagens não serem muito compridas, mas agora faz mais sentido (combustíveis + caros, etc.)
Por acaso já sabia e por isso evito usar estas plataformas até eles serem decentes e começarem a tratar bem os empregados.
Gostava que houvesse uma app tipo Uber para táxis. Às vezes é um pincel tentar descobrir o número dos táxis e depois o nome da rua e encontrar um sítio mais fácil de encontrar, etc.
Quando tenho que usar deixo sempre gorjeta porque sei que eles não ganham o suficiente e espero contribuir um pouco para ajudar.
> Ora, com o confinamento, tudo o que era empresas que fazia gestão de condutores fechou
Alguém me pode dizer o nome de uma dessas empresas e explicar como funcionava? Eu tinha a ideia de que eram apenas tralhadores a título individual…
Eles são uma praga do caralho. Uns assassinos da estrada, param em tudo que é sítio, e ainda te ignoram como se nada fosse.
Os poucos que há continuam a ser demasiados
Boa posta.