Estamos melhor com a IL do que com o CDS

7 comments
  1. > São instrumentos. Um partido é um utensílio, não é uma identidade, muito menos um destino.

    Isto. Foda-se, tão isto. O resto não posso comentar porque paywall.

  2. Não gostei de ler. Uma forma cara de tentar com que o CDS morra com maior dignidade e justificar a debandada, fingindo que a IL quase que só serve para albergar o CDS, aliás que para bem dela até precisa do conservadorismo do CDS.

    Vou ficar triste se, no fim desta novela, a IL que hoje conhecemos, que tanto se tenta guiar por ideologias sociais, políticas e sociais, e não facções esquerda-direita, se tornar de facto apenas um CDS.
    Mas talvez seja assim que Portugal funciona, bem tentamos mudar mas no fim volta tudo ao mesmo…

  3. Um partido mais liberal, tanto economicamente como socialmente, contra um partido economicamente mais central, muito mais conservador e guia-se muito pela religião. A única coisa que têm em comum é que fariam coligação de “direita” com o PSD e que muitos votadores que até agora o mais perto que tinham como opção foi o CDS agora têm a IL, os partidos em si não são parecidos para estar a fazer estas comparações, quanto máximo são os seus votadores.

  4. Escrito por uma pessoa que parece não ter noção que a base de votantes do CDS passou a votar no chega, não no IL ou PSD

  5. > (basta ver o que os liberais estão a fazer em termos de política comparada entre Portugal e os outros países europeus muito mais liberais e, por isso, mais prósperos do que nós).

    A típica clubite “anti xuxa” misturada com wishful thinking. A ideia totalmente falaciosa que basta fazer igual a países em nada relacionados com o nosso para prosperar.

    A IL ainda tem muita sopinha para comer e muita demagogia para deitar fora até serem algo mais do que a JSD em coca que são hoje. A nível ideológico conseguem ser tão ceguinhos quanto o PCP e isso não chega para conquistar um eleitorado que quer estabilidade e coerência.

  6. Em termos de políticas sociais, há um mundo a separar o extremismo ideológico da IL dos mais de 40 anos em causas sociais do CDS.

    A IL chocou de frente com a realidade em Março de 2020, quando sem um Estado Social forte não teria sido possível dar a volta por cima daquela forma.

Leave a Reply