Sondagem. AD lidera. Maioria com Iniciativa Liberal mais perto

by SomeGuyOnInternet7

21 comments
  1. Honestamente acho que uma AD+IL acabará por ser o melhor outcome que poderemos ter para Portugal.

    Extrema-Esquerda e Extrema-Direita é tudo macacos. Livre já se viu que rapidamente se atira para a mesma cama com o PS, este que também está fora de questão com a inutilidade do partido nos últimos 8 anos.

    PCP é um meme, PAN ainda mais meme é.

    AD+IL tem as suas fraquezas mas estou a ver que será o mal menor.

  2. Mata-me o coração só de pensar que em 2022 perdemos a oportunidade de ter Rui Rio + João Cotrim de Figueiredo a liderar Portugal 🥲

  3. Parece-me a escolha mais acertada. A IL é o partido que mais propostas concretas para o país faz, goste-se ou não… só espero que não abram as pernas à AD para conseguirem alguns ministérios.

    A IL quer a nacionalidade nos 10 anos, a AD também me parece que está nesse caminho e nenhum deles falou do que quer para os acordo CPLP que sou contra e acho que deveriam mesmo controlar bastante a imigração até terem tudo regulado, para voltarem a ganhar a confiança do povo… criarem um sistema diferente que promova a segurança e integridade do país e tendo em conta as necessidades de mão-de-obra que são muitas.

  4. Olhando aos principais problemas do pais (habitação, imigração desregulada e SNS) diria que o PS em nada acrescenta à AD.

    A AD tem a vantagem de não depender de ideologia para governar, podendo na habitação construir habitação publica e incentivar mobilização do privado em simultâneo. No caso do SNS consegue tambem tem mais margem de manobra devido à PPP’s. E na imigração, por estar um pouco mais à direita, conseguirá tambem impor mais regulação que o PS.

    O PS, mesmo estando agora mais ao centro, terá mais dificuldade para resolver estes problemas por depender eventualmente de ajuda da esquerda para governar.

  5. também acho que AD + IL teria algo positivo, a mentalidade IL de simplificar e reduzir burocracias fazia falta a Portugal.

    Até acho que para quem não volta IL veria vantagens nesse aspecto.

    Uma coisa que eu depois gostaria de ser, é como vai ser a IL pós poder, os liberais portugueses ainda são muito ideológicos e acadêmicos e é fácil concordar com eles, até porque do meu ponto de vista têm razão em muita coisa.

    Mas quando olho para os liberais pela europa, assim que vão ao poder, como os FDP (IL alemã), os conceitos liberais vão depressa para o bolso e passam muito rapidamente a defender o status quo dos grandes, rapidamente envolvidos em escândalos de favores e a puxar a parte da agenda liberal que interessa aos grandes grupos deixando o resto para segundo plano.

    Espero sinceramente que a IL portuguesa pós poder seja diferença das outras IL europeus, mas não estou confiante.

  6. > Todavia, nesta sondagem, houve uma preocupação que registou uma subida acima de todas as outras: a imigração.

    > A preocupação com a imigração ultrapassou mesmo temas como a educação/ensino (19,9%), a inflação/custo de vida (17,8%), a corrupção (10,4%) e o desenvolvimento económico, apesar de este último ter aumentado de 9,8% para 16,2%.

    O Montenegro tem a papinha toda feita para matar 3 coelhos com uma cajadada:
    – ganhar as eleições
    – esvaziar o Chega
    – garantir que o PS não volta ao poleiro tão cedo

  7. É a melhor solução que o país pode ter neste momento. Uma solução no centro-direita, isolando a extrema-direita.

  8. Como é que o PS continua segundo favorito?!?

    É destas merdas que realmente não entendo! Há malta que ache o PNS um líder favorável?

  9. Maior preocupação : saúde e habitação. resposta : governo que num ano piorou os indicadores de saúde com urgências fechadas e pessoas a morrer sem ambulância e o outro partido que quer transformar o sns na CUF. E que na habitação entregou propostas que subiram as casas 15% no final de 2024, quase nada de habitação pública. força AD rumo ao colapso do país 🙏

  10. este sub a vir-se em uníssono. todos a pensar num estado pequenino onde nao se paga impostos. só se paga ao acionista.

  11. Se o chega não andasse a lamber o cu ao Trump talvez estivessem melhor

  12. para a habitação não será uma boa notícia esperar que o mercado funcione e resolva o problema por si, precisamos de políticas públicas de habitação

  13. Perfeitamente natural e expectável. O governo tem governado bem, e Pedro Nuno não consegue sair do registo dos casos e casinhos, além de tentar dar uma imagem falsa de moderação com zigzags constantes. A IL seria um bom parceiro. Quanto ao Chega, não consegue sair do registo do partido de protesto, ninguém acredita que tenha quadros de qualidade para governar, e as suas propostas ‘socialistas’ para agradar a todos levariam à bancarrota.

  14. Lol, os mil euristas que pagam 400 por um quarto a virem-se todos ao pensar que vai ser a IL e a AD que lhes vão subir os salários. E falar à boca cheia contra a corrupção mas depois re-eleger um PM corrupto. Este povo é uma comédia, já perdi a esperança há muito.

  15. De todos o melhor outcome, espero genuinamente que aconteça. Preferia apenas um dirigente diferente na AD. Pensar que podíamos ter tido um Cotrim e um Rui Rio há uns anos…

  16. Uma AD + IL que resolva o problema da imigração é game over para o Chega
    Uma AD + IL que resolva o problema da habitação é game over a todos os outros.

    Vai finalmente abrir espaço para termos partidos mais modernos e mais europeístas.
    Livre, PAN e Volt podem aproveitar essa onda.

  17. Rui Rio não era um político, era um bom executivo. Era um PM deste que precisávamos juntamente com o Cotrim. Contudo fiquei lixado com a última notícia da empresa de Lobby a ser investigava pelo MP, ligada à IL.

  18. Se isto acontecer, esqueçam o sonho de habitaçao acessivel

  19. Mas estamos mesmo prestes a eleger uma pessoa que se serve da sua posição política para fazer negócios e se recusa a dar explicações dos mesmos?

Comments are closed.