Fundos imobiliários não pagam impostos e geram 1,7 mil milhões de lucros? | Verdadeiro

by AmbassadorKlutzy507

18 comments
  1. É muito guito mas se reinvestirem tudo não pagam impostos, compram mais casas.

    Edit: já que tenho muitos upvotes e isto é um tema importante, por favor vejam os comentários mais abaixo em que alguns users explicam muito melhor como estes fundos funcionam.

  2. Partidos políticos não pagam impostos de imobiliário | Verdadeiro.

  3. O verdadeiro problema portugues. Fosse isto um pais sério, era obrigar a vender num espaço de x meses e proibir a compra até a situação aligeirar. Mas os media fazerem pressão está quieto, vivem com a mãozinha do estado também senão vao a falencia.

  4. Porque é que não pagam imposto e porque é que não se muda isso ?
    E porque é que a lei dos solos foi promulgada silenciosamente enquanto andamos aqui distraídos com o falecimento do papa ?

  5. Não paga imposto pois os fundos têm um regime próprio de tributação, como é suposto ser. Agora, o problema dos fundos imobiliários nem é tanto a sua tributação, mas sim a alocação das suas carteiras, que essa sim devia ser regulada para possuir percentagens muito reduzidas de imóveis com destino para a habitação.

  6. So um lembrete que quem criou as Sociedade de Investimento e Gestao Imobiliária (SIGI) com regras fiscais proprias foi o António Costa durante a geringonça.

    The more you know 😀

  7. Quanta construção extra seria preciso para colmatar, por si só, o aumento deste tipo de investimento em Portugal?

    Eu sou todo a favor de facilitar construção (e isso é uma condição necessária), mas, dado este tipo de notícias, começa a ser cada vez mais díficil de argumentar que isto é *apenas* um problema de falta de oferta.

  8. É o mercado a funcionar! Votem em mais do mesmo! O mercado precisa funcionar mais ainda!

  9. Acho que o título da notícia é um pouco enganador.

    O fundo imobiliário gere um conjunto de investimentos em prol dos investidores (grandes e pequenos).

    Eu interpreto isso como os 1,7 mil milhões de lucros são o lucro dos investimentos que são detidos pelos investidores, ou seja quando um investidor depois vende a sua porção (por exemplo vender uma unidade do REIT) o investidor é que declara o lucro em IRS e paga os respetivos impostos.

    Os impostos que os fundos tem que pagar são do lucro que estes tem, nomeadamente as comissões de gestão que cobram aos clientes.

  10. Incrível como o povo Português não entende que este sistema é literalmente alimenta a bolha imobiliária.

    Vendo uma casa ? Tenho de dar IVA a não ser que compre outra casa ao mesmo preço ou mais cara.

    É isto que alimenta a procura.

  11. Francisco Louça antes de vir com demagogia barata podia ir estudar como é que funciona o regime de tributação dos fundos de investimento.

    Pelos comentários dá para perceber que a maioria também desconhece completamente. Em Espanha chegaram a discutir a possibilidade de acabar com o regime especial e já deixaram cair esse devaneio.

  12. Infelizmente, já era assim na altura da geringonça, curioso na altura não terem falado sobre o tema ou terem mudado isso, curioso apenas…

  13. Curiosa esta parte:

    *«O TdC não indicou uma subida das rendas por influência directa dos fundos imobiliários, mas podemos constatar — com recurso a outras fontes como o Instituto Nacional de Estatística — que o valor das rendas teve, de facto, um aumento. Aliás, ainda durante o ano de 2024 foi anunciada a actualização para 2025 de 2,16%. O ano de 2024, por sua vez, tinha começado com uma subida de 6,94%, o valor mais alto em três décadas.»*

    Bela finta ao essencial, alhos com bugalhos.

    Já agora, se alguém souber,

    – do património na mão de fundos qual é realmente o peso (%) e volume (€) que é realmente habitação e qual é %/€ que é empresarial ? (Escritórios, superficies comerciais, parques industriais, centros comerciais ou centros negócios, etc, etc) ?

    – e na fatia que é realmente habitação, qual é o tipo de habitação/valor médios dos imóveis? Certamente não é habitação das classes baixas e médias, sector mais acossado por esta crise em curso.

    Se alguém souber responder …. agradeço.

  14. >Em contrapartida, são tributados os rendimentos dos participantes que investem nesses fundos (no momento da distribuição de rendimentos, venda ou resgate de participações), evitando, assim, a dupla tributação.

    Portanto, ou o Louçã quer dupla tributação ou não sabe do que fala

  15. Claro. Que sentido faria um fundo ser tributado pelos rendimentos dos seus investimentos imobiliários e, depois, ao distribuir esses mesmos rendimentos aos investidores, estes voltarem a ser tributados? Isso resultaria numa dupla tributação económica. Assim, ao tributar-se apenas ao nível dos investidores, evita-se esse problema.

    Ainda bem que é assim. Isto é um não-assunto.

  16. Curiosidades das curiosidades os fundos imobiliários apenas tem 6% do total de imobiliário em Portugal.

Comments are closed.