Sondagens da RTP de hoje para as próximas legislativas em comparação com resultados dos mesmos partidos em 2019

20 comments
  1. Se o PS ganha com maioria absoluta é ver o dinheiro da EU evaporar-se. A única maneira de evitar que isto aconteça é governos de coligação IMHO.

  2. Estou neste momento a ver a entrevista do Paulo Rangel na sic notícias… Parece um Sócrates 2.0, aquele modo de falar, constantemente a desconversar das perguntas, a interromper, aquele estilo soberbo. Não acho que o PSD vá tirar qualquer benefício em termos de votos se ele for o candidato e não o Rui Rio. Realmente o PSD está com um problema grande nos futuro a médio longo prazo se são estes dois as personalidades mais fortes dentro do partido

  3. Pelo vistos o povo quer que este país se aproxime cada vez mais política e economicamente de uma ex-república soviética…

  4. Em relação ao valor do PS, penso que não seja porque os portugueses preferem o PS mas sim porque não existe uma alternativa, olhando para o PSD que seria a alternativa de voto, aquilo esta um caos, não me admira que pelo menos neste momento os portugueses prefiram votar PS. Espero no entanto que isto mude nos próximos 3 meses.

  5. Ridículo. Credibilidade zero. Até acredifo que o PS nao seja muito penalizado, agora dizerem que o BE permanece como 3o forca política e praticamente sai incólume… Mas esperemos por mais sondagens à vontade do freguês. Para todos os efeitos o sufrágio real e efetivo é só dia 30/01.

  6. Provavelmente seriam votos suficientes para ter uma maioria absoluta no parlamento, ou talvez com a ajuda do PAN chegavam lá.

    Mas isto vale o que vale, ainda faltam 3 meses, umas diretas do PSD e uma campanha eleitoral até às eleições. Isto ainda vai mexer muito.

  7. Sondagens…. São daquelas que o merdina ia ter maioria absoluta em lisboa?
    Sinceramente cada vez confio menos nas sondagens

  8. Fonix se ganha o PS outra vez… são sondagens a mim não me perguntaram nada nem à minha família que vai tudo PSD

  9. Honestamente, tenho dúvidas em relação a esse valores. Eu acho que o Chega e o BE vão acabar ao contrário e o CDS vai ter bem menos do que isso.

    De qualquer das maneiras, peguei nessas percentagens, no número de votos de 2019 (incluindo brancos e nulos), pus tudo na calculadora e deu-me isto.
    – PS: 91
    – PSD: 70
    – BE: 21
    – Chega: 11
    – CDU: 11
    – IL: 11
    – PAN: 7
    – CDS: 4
    – Outros: 4 (os 2% que faltam aí)

    Isto foi feito às 3 pancadas já que o que se deve usar sempre é o número de votos total, mas neste caso só tenho as percentagens arredondadas, o que pode levar a uma boa diferença no número de deputados para os partidos maiores (+/- 10 diria eu).

    O motivo dos 2 grandes perderem deputados tem a ver com o crescimento do Chega e da IL. São pequenos mas podem inferir um dano significativo. Quando um partido tem uma boa vantagem do 2º e uma larga vantagem do 3º, pode chegar à maioria absoluta com ~+40%. No entanto, quanto maior forem os 3ºs, 4ºs e 5ºs, pior é para o primeiro. Nem precisam de ser muitos grandes.

  10. As primeiras sondagens em 2019 também davam quase maioria absoluta ao PS…. Ainda vai correr muita tinta

  11. O povo português vota da mesma forma como se os partidos fossem equipas de futebol. Não conseguem ver mais do que a cor.

    Infelizmente as gerações mais novas ainda são piores. Formatadas com o mindset: “não vale a pena votar. É mais do mesmo!” Não se digam sequer a ir às mesas de voto pelo menos para votar em protesto.

    Talvez um dia o Povo mude!

Leave a Reply