China’s Political Dominance ?

15 comments
  1. Como é que vocês sabem qual é mesmo a verdade?

    Não acham estranho que todos os outros países façam propaganda mas quando é a nossa cultura a fazer assumimos que é verdade?

    É assim tão inverosímil considerar que se calhar os azuis é que estão sob a influência da cultura imperialista como estiveram no passado contra todo e qualquer país comunista?

  2. Pode-se criticar a China quando tortura humanos, da mesma forma que se podem criticar os países do ocidente quando o fazem. Não é tudo preto e branco. Quando um país age mal, independentemente de ser oriental ou ocidental, deve ser criticado.

    Não percebo porque é que criticar a China é considerado automaticamente apoiar os EUA. Não é. Neste caso em particular, calha ser. Noutros casos não será.

  3. Os países que apoiam a China são aqueles mais subdesenvolvidos, onde o país tem investido mais, devido às iniciativa uma faixa, uma rota. É natural que não critiquem. Contudo, esse projecto é gigantesco e o investimento não é Linear. É também uma estratégia geopolítica.
    A Portugal interessa as boas relações por causa do investimento e também porque é o ponto de ligação entre a China (sobretudo através de Macau) e os Palops.

  4. Hum? Ainda este ano Portugal assinou uma carta nas UN a repreender a China pelo genocídio dos Uighur…

  5. O silêncio de Portugal foi comprado com biliões de investimento. Basicamente, vendemo-nos.

  6. Razão de orgulho no meu país francamente, se vamos ter nova guerra fria prefiro jogar dos dois lados e deixa-los competir com investimento em Portugal (embora duvide que a nossa posição geográfica nos rende muito na Belt&Road)

  7. China saved the banks, the hospitals, the real estate, and of course the retail. Portuguese were going to wait for who their government to step in? That would take forever and still never happen. They’re too busy with TAP and Novobanco to think of anything else.

  8. A Timeline tem um doc interessante chamado New Silk Roads. Já está datado porque entretanto as estradas e compra de dívidas já abrange maior espaço geopolítico, mas mostra grande parte da infraestrutura já montada.

Leave a Reply