Com o chumbo do orçamento de estado e dissolução do Parlamento no ano passado, os planos para a legalização da marijuana em Portugal foram por água abaixo. O grupo de trabalho foi dissolvido e não haverá apreciação da lei na especialidade.

Apesar das [exportações de canábis portuguesa terem disparado em 2021 com a exportação de 30 toneladas de flor de canábis para o mercado estrangeiro](https://cannareporter.eu/2022/03/25/infarmed-revela-os-paises-de-destino-das-30-toneladas-de-canabis-exportadas-de-portugal/), apesar de Portugal produzir, não pode ainda consumir recreativamente.

Em 2022, apenas estamos em inicios Abril e já exportamos 10 toneladas. Esta tendência certamente que continuará a crescer agora no verão.

Na Europa, [Portugal é o segundo país com maior consumo regular de canábis.](https://www.jn.pt/nacional/portugal-e-o-segundo-pais-europeu-com-maior-consumo-regular-de-canabis-13816740.html)

É o SEGUNDO, apenas os nuestros hermanos em Espanha estão acima de nós e [eles já têm a produção para uso pessoal legalizada. Não podem consumir em público, mas podem plantar e consumir na privacidade das próprias casas, podendo comprar sendo membros de qualquer “cannabis club”](https://spainweedguide.com/cannabis-rules-in-spain-a-complete-guide/)

Em Portugal, apesar de estar descriminalizada, é contraordenação consumir seja em publico ou em privado. Plantar as próprias plantas é igualmente proibido, tal como comprar cannabis com THC seja onde for…

Com a mais recente maioria absoluta do Partido Socialista, muito pouco se sabe sobre os atuais planos para a legalização.

Sabemos que Miguel Costa Matos, deputado do PS e Secretário-Geral da Juventude Socialista, [é dos muito poucos deputados do PS que conheço ser pró-legalização.](https://youtu.be/x8skD0ZQaeM)

Apesar da subida da Iniciativa Liberal e da descida do Bloco de Esquerda, ambos partidos pró-legalização, o facto de o Partido Socialista ter maioria absoluta vai inevitavelmente ofuscar estes 2 partidos em termos de votação. Já não há cá ir a especialidade porque o BE quer só nas farmácias e a IL quer que a venda seja liberalizada em lojas especificas como apresentado no ano passado. Nesta legislatura, o PS é soberano e faz como quiser.

Se a legalização acontecer nesta legislatura, será aos critérios exclusivos do Partido Socialista e certamente que apenas será pela [moção que Miguel Costa Matos e a Juventude Socialista apresentarão.](https://ps.pt/wp-content/uploads/2021/06/24_Legalizacao-do-cultivo-comercio-e-consumo-da-canabis.pdf)

No ano passado em 2021, a posição oficial do PS é que a [legalização da canábis para uso pessoal necessita de uma análise mais profunda](https://ps.pt/legalizacao-da-canabis-para-uso-pessoal-necessita-de-uma-analise-mais-profunda/).

Infelizmente as noticias no final são más. A postura do PS que tanto conhecemos de não mexer no que está quieto certamente que continuará. Se o Matos nada fizer, este tema vai para uma gaveta para tão cedo não pegar.

E seguro assumir que para já, não é de todo uma prioridade e provavelmente nem será nesta algo considerado nesta legislatura de ~~5~~ 4 anos e 9 meses. Logo a legalização que no ano passado pareceu estar tão perto, está agora mais longínqua de nunca, no mínimo até 2027 e com um ano ou 2 de debate, diria que outra possibilidade de legalização será para 2029, daqui a 6/7 anos.

9 comments
  1. Neste momento já só tenho esperança que os meus netos não tenham que aturar a merda da escumalha desta terra que são os traficantes. Infelizmente nós vamos ter que continuar a levar com eles…

  2. A legislatura é de 4 anos e tal. 4 anos de legislatura normal e os meses que sobrariam caso a atual sessão legislativa de 2021/2022 durasse até ao fim, em Julho. Não de 5 anos e 9 meses. Eleições em Setembro/Outubro de 2026, se durar a legislatura toda

    Quanto à análise, também tenho algum pessimismo. Mas confio que a IL consiga negociar com o PS algumas das suas propostas no que à cannabis diz respeito

  3. ou seja os estrangeiros cansaram-se de ser intrujados com louro quando cá visitam e fizeram um negocio de import export ,o povo ficou a ver a bola e os politicos associados ao negócio vão fazendo dinheiro

  4. >apesar de Portugal produzir, não pode ainda consumir recreativamente

    Pode pois.

    Há que tempos que o consumo de drogas não é punido por lei.

    Aliás, em Lisboa até há um local para consumo assistido aberto ao público, da CML.

  5. Ilegal ou não vou continuar a fumar, quem perde é o estado. O único problema que eu vejo a ser ilegal é que não há controlo na substância e isso acaba por ser um fator negativo para quem consome. Prefiro dar dinheiro ao meu dealer do que ao estado.

  6. Era bom? Sim.

    Acho que faria muita diferença para os consumidores? Não.

    Qualquer pessoa em Portugal que quer consumir cannabis consegue sem grandes problemas. Temos a descriminalização. Temos o produto. Não existem grandes estigmas..

    Aliás, com a legalização os preços provavelmente aumentariam por causa dos impostos.

    Não conheço nenhum consumidor que esteja preocupado com isto.
    No entanto acho que era algo que beneficiaria o país em geral. Principalmente com um aumento grande da receita em impostos e um golpe gigante no mercado negro (traficantes).

  7. Verdade que existe uma grande quantidade de consumidores de Erva em Portugal. Só acho incrível como ainda é ilegal??

    Todas as empresas em que trabalhei, todos os meus colegas fumavam. Iamos todos à hora do almoço ao jardim curtir. E depois igual ao final do dia.
    Meus amigos também fumam todos.
    Vim para uma nova empresa, e até meus bosses fumam também 🙃Na hora do almoço, passa vários trabalhadores que cá vêm pra almoçar e no fim vão para um canto fumar mesmo ao lado do meu escritório.

    Chego a casa depois do trabalho, colegas de casa também já a fuma- las, depois sou eu a seguir 😌🤣
    O melhor mesmo é o cheiro que espalhamos pela casa que vai pra rua, e é pessol a falar do cheirinho, então os turistas partem se a rir e a perguntar onde compra igual 😂

    Sem falar que existe já uma loja de cannabis na zona onde vivo também.
    E querem mais? Até conheço um polícia da GNR, que trabalha mesmo na cena do tráfico de drogas, e ele falou que a erva devia ser legalizada, (sem falar dos interesses por trás em mantê-la ilegal, pois muitos traficantes tem amigos na polícia). E tenho outro amigo, que também conhece outro polícia, em que o meu amigo fumava mesmo ao lado dele (fora de serviço), e o polícia estava na boa (mas não fumava).

    E mais: até conheço pessoas que ttabalham no estado (nao vou dizer o partido), que também fumam… Por isso..

    O que será que falta para ser totalmente legalizada? 🤔😐

Leave a Reply