Sou só eu que acha que a engenharia portuguesa é um embaraço Europeu?

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (uma instituição do governo português) veio no passado dia 5 Abril 2022 celebrar “um crescimento de recorde” dos pedidos de patente apresentados perante o Instituto Europeu de Patentes (IEP) e oriundos de Portugal.

[https://inpi.justica.gov.pt/Noticias-do-INPI/Index-de-Patentes-do-IEP-2021](https://inpi.justica.gov.pt/Noticias-do-INPI/Index-de-Patentes-do-IEP-2021)

Esse tal “crescimento de recorde” diz o INPI que é “13,9 por cento apesar do contexto pandémico”. “No ano passado \[i.e. 2021\], as empresas, organizações de investigação e universidades portuguesas apresentaram *286 pedidos de patentes ao IEP,* o volume anual mais elevado até à data.”

Há primeira vista, dá a sensação que a engenharia portuguesa afinal vale alguma coisa. Mas…

Quando eu consulto o relatório original do IEP ([aqui](https://www.epo.org/about-us/annual-reports-statistics/statistics/2021/statistics/patent-applications.html#tab5), depois selecionando *Origin* e depois encontrando Portugal na tabela no fundo da página com filtro “EU 27 states”), vê-se que PT está em **14.º lugar** na coluna 2021 para os EU 27 states. Os países nos lugares 11-1 têm todos mais do dobro (!) de pedidos de patente Europeus do que Portugal.

9 comments
  1. Chegamos a momento no nosso país em que estar em alguma coisa positiva, a meio da tabela, é bom. A esta altura, se os 27 fossem uma liga, estaríamos a lutar para não descer

  2. Acho que escreveste mal e já digo porquê:

    A “Engenharia Portuguesa” para mim são os Engenheiros Portugueses, que para mim são melhores que alguns Europeus, mas na média são tão bons como qualquer outro.

    Infelizmente temos é um tecido Empresarial muito arcaico, de fraca visão, subsidio-dependente, alicercado em amiguismos/cunhismos/clientelismos e mais focada no profit para o porsche.

    Quem tem que investir em Tecnologia são as Empresas e aqui em Portugal tens falta de visão nessas Empresas, não tens falta de massa crítica, tens é falta de quem esteja disposto a investir correndo riscos.

    Tens Tecnologia e Design Português em sectores críticos, sectores tecnológicos e no Luxo.

    Há tecnologia Portuguesa no AutoCad, na Nasa, na Audi, nos carros eléctricos em geral, até nas plataformas de extracção de Gás do Putin.

    Há canetas MontBlanc desenhadas por um amigo meu da Maia… Há designers Portuguesas na Louis Vuitton…

    Depois tens tido sucessivos Governos, Políticos no global e UE que se baldam para isso, para lá das palavras.

    Esta questão não é só Nacional, é Europeia e nem com Pandemias ou Guerras se sai deste marasmo tecnológico Europeu.

    E quando escrevo Tecnológico, incluo saúde.

  3. Então estamos quase literalmente a meio da tabela? Bem melhor do que eu estava à espera…

    As empresas portuguesas não têm capacidade de criar valor, por isso qual é a surpresa? É um país medíocre, infelizmente… 14/27 até é bastante bom tendo tudo em conta..

  4. Parecem-me resultados esperados, os engenheiros portugueses vão para fora do país onde recebem 2-3x mais para fazer o mesmo trabalho

Leave a Reply