Cenário Final Intrapolls – Mapa e Previsão Final

by Intrapolls

19 comments
  1. Análise Final da Intrapolls: Projeções Eleitorais

    *Com a publicação final, que inclui mapa, percentagens e distribuição de deputados, a Intrapolls apresenta as suas projeções para as eleições, acompanhadas de algumas notas sobre o cenário eleitoral.

    *O “feeling” do nosso coordenador, fundamentado em contactos com mais de 1000 eleitores e na análise de intenções de voto, aponta para incertezas em alguns partidos. Destacamos os seguintes cenários:

    *Partidos com maior potencial de subestimação:

    -CDU: Acreditamos que a coligação possa estar potencialmente subestimada, considerando a campanha sólida e o desempenho superior do seu líder em comparação com 2024.

    -CHEGA: O partido pode variar bastante, para cima ou para baixo. Contudo, o fator surpresa observado em partidos semelhantes noutros países sugere uma possível subida.

    -AD: A nossa estimativa parece adequada, mas o valor pode ser superior, especialmente à luz de sondagens recentes.

    -LIVRE: O valor projetado parece conservador, considerando os resultados mais robustos que o partido obteve em análises anteriores da Intrapolls.

    *Partidos com maior potencial de sobrestimação:

    -PS: A capacidade de agregar o voto útil pode ser menor do que o previsto, o que poderá beneficiar partidos como o LIVRE.

    -IL: Caso a AD capitalize mais votos no campo do centro-direita, tanto a IL como a AD podem divergir das nossas projeções.

    *Ressalvamos que todos os partidos estão sujeitos a variações em ambos os sentidos. O nosso objetivo é que os resultados finais se aproximem do valor central das nossas previsões.

    *A Intrapolls não é infalível, mas orgulha-se da credibilidade construída ao longo de várias eleições. Não descartamos cenários improváveis, como uma maioria absoluta da AD ou de uma coligação AD-IL, uma vitória do PS ou outras surpresas. As eleições existem para que os portugueses expressem livremente a sua vontade e não somos donos dela.

    *As nossas projeções são baseadas exclusivamente no modelo estatístico, sem influência de fatores externos, como opiniões pessoais, sondagens de imprensa (além dos dados já considerados) ou inquéritos online nas redes sociais.

    *O mapa tem risco superior de erro quando comparamos com os valores nacionais absolutos. Pois baseia-se em extrapolação de valores para os círculos (que podem estar errados) que por sua vez dependem do valor nacional para estarem corretos. Bastam ligeiras mudanças nos valores percentuais nacionais para que imensos deputados possam ser substituidos por outros. Sendo por isso apenas demonstrativo. Tem 2 condicionantes para funcionar e nenhuma delas pode falhar.
    O que importa-nos é ficar o mais próximo que nos for possível dos valores nacionais.

    *Mudámos a nossa metodologia, pois procuramos sempre inovar e ser diferentes do que já existe, de forma criativa, achamos que a IA será o futuro da análise política (e não só) e que portanto é um meio não descartável e que cada vez terá mais impacto no futuro. Procuramos ser pioneiros nessa área.

    *Boas eleições, reflitam bem, votem e cá vos esperamos para a noite eleitoral no Spaces da Intrapolls com a nossa projeções de deputados e percentagens para cada círculo das 20h às 21h30. Que esperamos que corra bem, ao nível do ano passado.

  2. está previsto JPP ter mandato? Não estava a ver esta ou ando mesmo a dormir.

  3. Houve uma coligação AD-PS no último mandato e vejam no que deu. ^(Let the pitchforks come)

  4. O BE a caminhar para uma bancada 100% constituída por Mortáguas 🤣

  5. Ou seja, a confirmar-se a previsão, fica tudo como estava do ponto de vista da governabilidade.

  6. Cenário horrível. Mesmo.

    Só me resta emigrar.

    Na situação atual votar PS ou Chega é verdadeiramente ridículo. É querer continuar sem ambição e ficar tudo na mesma.

  7. Cenário horrível. Mesmo.

    Só me resta emigrar.

    Na situação atual votar PS ou Chega é verdadeiramente ridículo. É querer continuar sem ambição e ficar tudo na mesma.

  8. Alguém entendeu a metodologia destas sondagens? A mim não me pareceu uma coisa séria mas sim algo parcial a querer criar uma narrativa.

  9. Depois de tudo o que aconteceu com o Chega nos últimos meses, fico pasmado como conseguem um resultado destes, com a forte possibilidade de superarem os resultados anteriores.
    As pessoas são assim tão afectadas pela cegueira ideológica? Quem é que vota nisto? Malta com dois neurónios, ou que vive numa realidade paralela? É assustador…

  10. É dividir o país a meio e dar independência ao Algarve.

  11. Depois de tudo o que se passou, se disse e aconteceu, ainda conseguem eleger 50 paspalhos. Cada país tem o que merece de facto.

  12. Que AD ganhe. Nao percebo as pessoas que nao preferem o Montenegro

Comments are closed.