Médio croata despediu-se dos merengues aos 39 anos

O adeus de Luka Modric ao Real Madrid foi avançado por Fabrizio Romano, especialista em mercado de transferências, e pouco depois confirmado pelo próprio médio croata, que publicou uma mensagem no Instagram a despedir-se com emoção do clube, dos colegas, da direção e dos adeptos.

Anunciado o ponto final na ligação, tempo de balanços sobre o que ganhou o internacional croata no clube da capital espanhola, onde permaneceu ao longo de 13 anos, acumulando uma fortuna considerável.

Segundo o portal Capology, o valor bruto total dos seus salários nesse período ultrapassou os 140 milhões de euros. Os rendimentos anuais variaram ao longo dos anos, começando nos 7,5 milhões de euros brutos por ano e aumentando gradualmente — sublinhe-se que pelo menos um quarto desse valor teve de ser pago ao Estado espanhol, em impostos.

Lenda do Real Madrid anuncia saída depois do Mundial de ClubesLenda do Real Madrid anuncia saída depois do Mundial de Clubes

Modric deixou mensagem nas redes sociais

O maior salário bruto anual registado foi de 21,8 milhões de euros. Na sua última temporada, 2024/25, Modric auferiu cerca de 10,4 milhões de euros brutos/ano. Além do salário base, é provável que tenha recebido bónus relacionados com exibições, títulos conquistados e prémios individuais. No entanto, os valores exatos dos mesmos não são públicos.

Sublinhe-se que parte dos ganhos foi investida no Swansea, emblema que tem o médio como investidor e que ambiciona regressar à Premier League.

Fim da carreira ainda não está à vista

Modric completará 40 anos em setembro, mas isso não significa que o jogador esteja a pensar no final de carreira, até porque o Real Madrid, nas últimas épocas, geriu com sucesso a sua condição física — adaptaram o seu ritmo de jogo e deram-lhe pausas mais longas entre jogos em que somava um número significativo de minutos.

Por isso, a hipótese de continuar a jogar é bastante real. Há poucos dias, a imprensa espanhola noticiava que o novo treinador do clube, Xabi Alonso, insistia na permanência de Modric, e os seus colegas também expressaram publicamente, por diversas vezes, o desejo de que ele ficasse. No entanto, foi descartado o cenário de permanência no clube onde conquistou seis Ligas dos Campeões, a Bola de Ouro e inúmeros outros prémios, tanto coletivos como individuais.

Quanto ao futuro, permanece a incógnita, no entanto é sabido que o médio pretende liderar a Croácia no Campeonato do Mundo, que se realizará no próximo ano nos Estados Unidos, no México e no Canadá. Para fazê-lo, terá de encontrar um novo clube.

#DAZNLALIGA