
A 31 de março de 2025, existiam 758 889 funcionários públicos, uma subida de 0,7% face a 31 de dezembro de 2024 e uma subida de 1,3% face a março de 2024.
Comparando com o terceiro trimestre de 2015, houve um aumento de 17% (mais 109 mil funcionários) no número de funcionários públicos.
Como no 1.º trimestre de 2025, a população empregada era 5 181 400 pessoas, a percentagem de funcionários públicos é 14,6%.
by user4567822
16 comments
Quando se fala de funcionários públicos, muitas vezes compara-se a percentagem de Portugal com a de outros países (apesar de não saber se usam todos a mesma métrica).
Alguém tem dados recentes? Só encontro [de 2020](https://ec.europa.eu/eurostat/cache/digpub/european_economy/bloc-4d.html?lang=en) e [de 2021](https://www.oecd.org/en/topics/policy-issues/public-employment-and-management.html).
Tanto funcionário público e os serviços públicos nas ruas da amargura no que diz respeito a entregarem um bom serviço público à população. Vamos Portugal, estamos no bom caminho.
Directos.
“QUEREMOS MAIS PROFESSORES, QUEREMOS MAIS POLICIA”… “QUEREMOS MENOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS”
Isto contabiliza os falsos recibos verdes?
Mais tachos
Deviam-se chamar servidores públicos e não funcionários públicos. Estão lá para servir.
760k é um número que me parece elevado face à população total, no entanto interessa separar funções essenciais de funções administrativas.
Essenciais como médicos, polícias etc.
Administrativas: administração local e central, institutos etc.
Mais funcionários administrativos não precisamos. Informatizar mais, IA e os que desempenham funções administrativas podem diminuir.
Os essenciais é preciso ver caso a caso.
É preciso modelos de avaliação. Dois servidores públicos na mesma função podem e devem receber diferente. Há que valorizar os que efetivamente são mais produtivos dos que estão lá a passar o tempo e recompensá-los. Igual ao setor privado.
Por último não esquecer que o salário dos servidores públicos são pagos pelo setor privado.
Jasus.
Pessoal quer menos funcionários, mas depois quer ter mais estado e serviços e bem acho normal mas isso requer pessoas
A informatização dos sistemas não deveria levar ter menos funcionários públicos? Acho estranho o número continuar a aumentar e mesmo assim, haver falta de funcionários em algumas áreas nos serviços públicos. Que funcionários públicos estão a ser contratados?
Quase 1 milhão, num país pequeno com 10M de habitantes. Acho muita fruta
O que era preciso era melhor gestão dos mesmos, e despedir alguém incompetente é quase impossível
Qual a partição dos funcionários públicos por sector de atividade?
O número total de funcionários pode ser muito, o necessário ou pouco, depende do que lhes está atribuído fazer.
Em termos de comparações internacionais, Portugal até há pouco tinha menos funcionários per capita do que muitos outros países europeus. Neste momento não sei, porque não sei onde é que estão a ser contratados novos funcionários (e se são realmente novos funcionários ou simplesmente a integração nos quadros de pessoal que anteriormente estava em modelo de prestação de serviços).
Em suma, falta informação.
Em % da população ativa até nem é um valor muito elevado quando comparado com o resto da Europa.
Ridículo
E mesmo assim falta pessoal em muito lugar e não dá para contratar rápido o suficiente porque um concurso público pode durar até 2 anos até ser completado por questões de imparcialidade nas contratações.
Comments are closed.