
"Nova secretária de Estado criticou propinas baixas e defendeu empréstimos a alunos
Ensino superior ganhou secretaria de Estado. Cláudia Sarrico defendeu fim do numerus clausus e disse que ensino superior gratuito ou quase “tem efeito regressivo”. Alunos dizem-se preocupados."
Não me lembro de falarem isto na campanha.
Portugal parece querer optar pelo modelo americano/britânico em vez de seguir o modelo nórdico.
by Ubais_myname
31 comments
Escumalha a ser escumalha. Isto é o wet dream dos liberais, ver tudo endividado porque *é o mercado a funcionar*.
O caminho errado.
Quem votou nisto que se alegre.
Já durante a governação (dos 11 meses) falaram…
Não são os jovens que votam AD? 🫢🫢🫢
Tal como os americanos vieram a descobrir, Portugal parece determinado a seguir o mesmo caminho e acabará por enfrentar as consequências.
Oh eu já sabia. Ainda ontem estava a pensar nisso quando li o artigo de incentivar cursos profissionais e menos licenciados. Como é que iam fazer para ter menos licenciados e pensei logo que ia ser a maior desculpa para aumentar as propinas.
Tem dado tão bom resultado nos USA
Subir proprinas não é o mais importante ou relevante. O mais importante é mesmo fechar e reduzir vagas em muito curso que não interessa. É necessário reduzir a academia e aumentar a profissão. Ensino vocacional profissional é urgente e hoje em dia é visto apenas como escape para os “miúdos burros”.
Sinceramente o caso da emigração não creio que mude porque tanto um engenheiro como um pedreiro podem emigrar e fazer a vida lá fora. A diferença é que o pedreiro ao aprender com mãos na massa acaba por passar um período entre os 16 e 18 anos em que ainda contribuí alguma coisa no mercado laboral. O engenheiro nem isso.
Não era o Liberalismo que todos queriam ?
“Não me lembro de falarem isto na campanha. Portugal parece querer optar pelo modelo americano/britânico em vez de seguir o modelo nórdico.” – HAHAHAHAAHAHAHAHAHAHHAHA.
Bota para frente agora !
Propostas do PSD para o ensino: [https://www.psd.pt/pt/educacao](https://www.psd.pt/pt/educacao)
Procurem lá o que seja sobre propinas.
Espero que não achem que o modelo americano é bom
Então assim vão devolver ainda mais propinas. Win.
Ah boa. Uma geração que terá que pagar a sua escola e a pensão dos velhos ao mesmo tempo 👍
Quem votou direita é que devia pagar isto, sabem quem se fode com o aumento das propinas, classe media, aqueles pais que se tem que esforçar para dar uma oportunidade aos filhos para lhes dar a formação e o seu sonho. Obrigadinho, e o pior é se uma medida destas vai para a frente e um partido de esquerda ganhar no futuro jamais será revertida…escravo de empréstimos mesmo antes de começar a trabalhar, é isso que eles querem….
O PSD sempre foi isto. O Cavaco Silva fez dos estudantes inimigos número um. Era rara a manifestação estudantil que não acabasse com carga da polícia de choque.
O Durão Barroso quadruplicou o valor das propinas.
A direita odeia esta ideia de elevador social, e quer que o elitismo e as classes sociais se mantenham, e que o ensino superior só possa ser uma opção para alguns.
Ter ensino superior gratuito, ou perto disso, é um investimento no futuro do país, e garante que os mais capazes, e não apenas aqueles que têm pais com posses,possam ter qualificações para fazer desenvolver o país.
Já não se consegue comprar uma casa que seja… quanto mais iniciar a vida profissional já com dívidas relativas a ensino.. fdx
O liberalismo é bom, funciona e faz falta. O liberalismo é bom, funciona e faz falta. O liberalismo é bom, funciona e faz falta. O liberalismo é bom, funciona e faz falta. O liberalismo é bom, funciona e faz falta. O liberalismo é bom, funciona e faz falta.
Votaram nisto, agora aos poucos vão ter o que merecem. Infelizmente as pessoas têm memoria curta e andamos sempre presos nestes ciclos… Quando chegarmos ao ponto de pedir empréstimos para tratar algum problema de saúde pode ser que o povo acorde, novamente.
Estados Unidos de Portugal. Vamos importar uma medida que endivida 90% dos alunos na América
Bem, assim também se resolve a questão da falta de habitação para os estudantes. Se não há estudantes, também deixa de ser necessário habitação
O objetivo é que fiquem com uma divida para depois não poderem emigrar facilmente. Mao de obra qualificada e pedinte é o sonho molhado dos empresários portugueses.
Não sou perito no assunto nem de longe mas discordo dos comentários neste post porque acho que interpretam o problema das propinas de forma errada: propinas baixas fazem mais por subsidiar quem já pode pagar para ir para a universidade do que permitir a pessoas mais pobres frequentar o ensino superior. Geralmente os fatores que levam pessoas mais pobres a não frequentar o ensino superior são mais do que apenas as propinas; por exemplo habitação e o poder darem-se ao luxo de não trabalhar e ganhar o seu desde cedo.
Honestamente não li o artigo, ou seja não tomem isto como uma resposta ou comentário ao artigo em si mas sim como uma resposta à maior parte dos comentários. Creio que o melhor seria aumentar as propinas para quem as pode pagar e subsidiar fortemente aqueles que não o podem fazer e têm mérito escolar. Não tenho muito tempo agora para deixar muitas sources, mas deixo um episódio de um podcast que aborda o assunto
https://open.spotify.com/episode/0F63OHphXyOuG2AAwPlWfP?si=N4c5M0mQQy61mIf5FPxDsQ&t=3891
Certo. Toda a gente sabe que esse sistema funciona bastante bem nos EUA. 🤦♂️
Sim, devemos subir as propinas. A solução claramente é criar um fosso maior entre quem nasce com dinheiro e quem tem de fazer pela vida. Quem manda as pessoas serem pobres?
Fazer noticia de uma opinião da Secretária de estado de 2022 noticia em 2025 de algo que nem está no programa da AD é obra. Isto devia ser um artigo de opinião e não uma noticia.
Sites de Noticias portugueses metem me um nojo é tudo exclusivo e cheio de publicidade
Tipo esta noticia consegues ler o texto e mais 2 ou 3 linhas e mais nada
Uma “noticia” de um parágrafo de algo que foi dito em 2022 não sr sabe onde nem em que contexto. Viva o jornalixo e a desinformação de esquerda! Ja deu para meter os redditors a espumarem-se todos XD
A meu ver… depende para que é o empréstimo. Na Suécia, por exemplo, a educação é gratuita, mas os estudantes podem pedir um empréstimo ao Estado com uma taxa de juro de quase 0% (acho que agora subiu devido a crise financeira) que têm de pagar na totalidade até aos 60 anos ou num prazo máximo de 25 anos. Ora, isto é excelente para ajudar as pessoas a saírem de casa dos pais e tornarem-se adultos auto-suficientes muito mais cedo do que acontece em Portugal.
> Portugal parece querer optar pelo modelo americano/britânico
Atenção que esses modelos não são, de todo, iguais. O Britânico até faz algum sentido, apesar de preferir, de longe, o nosso, o Americano é simplesmente horrível.
E faz todo o sentido. Com uma taxa de conclusão extremamente baixa, e de abandono alta, porque é que um aluno só paga cerca 700€ (~14%) dos gastos anuais que representa, e os contribuintes pagam o resto?
Já para não falar na quantidade de cursos da treta que não terá continuidade no mercado de trabalho, ou para ganhar uma fração daquilo que ganhariam a realizar actividades (sem curso superior) onde há efetivamente escassez.
Se querem diferenciar a coisa, façam escalões por aproveitamento, com propinas de valor inicial comum a todos, variável consoante ects, e diferenciação para estudante comum vs trabalhador estudante. Ajudar quem efectivamente merece / precisa.
bem vou fazer advogado do diabo. ela está certa. 90% dos alunos do superior são da classe média ou alta e a propina baixa é apenas subsidiar a classe alta que vai sempre para a faculdade em prol dos mais pobres que não conseguem seguir porque nao tem dinheiro para suportar os custos de ir para a faculdade.
o sistema de emprestimos que a senhora defende é o mesmo do UK, não dos EUA. o sistema dos EUA é incentivar a tirarem emprestimos para irem para o privado enquanto poderiam pagar uma pequena fracção nas universidades locais/estatais.
O que ela defende é que os que mais têm pagem mais da universidade e usar esse dinheiro para pagar quartos, cama e propina aos mais pobres.
Está certíssimo, um sistema sem propinas é altamente regressivo, significa que temos padeiros e empregadas domésticas a financiar cursos de medicina e finanças da classe média.
Quem acredita no princípio da progressividade deve defender um sistema de impostos sobre licenciados.
Comments are closed.