17:05

Seleção acaba em 1.º na Main Round 2 e fica à espera do desfecho na série 4 para conhecer adversário dos quartos de final


Portugal venceu (31-29) esta terça-feira a Suécia e continua com o pleno de triunfos no Mundial de Sub-21, concluída a segunda fase da competição com o 1.º lugar garantido na Main Round 2, em .


Qualificada ainda na véspera para os quartos de final, a Seleção orientada por Carlos Martingo fica à espera do desfecho dos jogos da Main Round 4, ainda com três equipas na discussão de duas vagas.


O Egito (que vai acabar em 1.º ou 2.º e já está apurado) enfrenta a Alemanha (pode ser 1.ª, 2.ª ou 3.ª), enquanto a Espanha (será 2.ª, 3.ª ou 4.ª) defronta a Suíça (3.ª ou 4.ª e já eliminada).


A Seleção conseguiu equilibrar nos primeiros 4 minutos (3-3), mas a partir daí perdeu o controlo do marcador até ao intervalo, onde chegou em clara desvantagem (16-21).


Na 2.ª parte tudo mudou com a entrada em ação do guarda-redes Diogo Rêma, MVP com 8 defesas (47% de eficácia), a corrigir tudo o que de mau a defesa das quinas fizeram na 1.ª parte.


Com uma recuperação tranquila, Portugal igualou aos 48 minutos (24-24), andou na frente e atrás, mas na ponta final arrancou para o triunfo, aproveitando erros da Suécia, que arriscou o sete contra seis em momentos decisivos.


No ataque, com 66% de eficácia contra 59% da Suécia, destacaram-se Ricardo Brandão (6 golos e 67%) e acima de tudo Filipe Monteiro (5 e 100%).


O sueco Axel Mansson (8 e 44%) foi o adversário mais irreverente, cotando-se como melhor marcador da partida.


(Em atualização)

Por Alexandre Reis