O Benfica recuperou a coroa e conquistou o nono campeonato, evitando o histórico “penta” do Sporting. No quinto e último “round” da final da Liga, as águias consumaram a reviravolta nos derradeiros minutos, vencendo por 4-3 (2-1 e 1-3 em cada parte).

Na noite deste domingo, os leões não contaram com o guarda-redes Bernardo Paçó (castigado), nem com os lesionados Allan e João Matos.

Por isso, os comandados de Nuno Dias apresentaram-se de início com Henrique Rafagnin, Tomás Paçó, Alex Merlim, Diogo Santos e Taynan. Do outro lado, na esperança de repetir o título de 2019, Cassiano Klein apostou em Léo Gugiel, André Coelho, Afonso Jesus, Arthur e Lúcio Rocha de início.

Recorde o desenrolar deste dérbi decisivo.

Ao terceiro minuto, o inevitável Zicky Té foi assistido por Taynan para o sexto golo nesta final, o 15.º na Liga. À meia-volta, o internacional português reforçou a festa no Pavilhão João Rocha.

A vantagem deixou o Sporting confortável na mó de cima. Entre remates, Alex Merlim, de 39 anos, acelerou pela esquerda, fletiu para o meio e encheu o pé, assinando o terceiro golo na série.

Nesta fase, o Benfica era incapaz de reagir, permanecendo no respetivo meio-campo defensivo. Até que Diego Nunes inaugurou a melhor fase das águias. Decorria o minuto 17 quando o ala brasileiro aproveitou uma reposição lateral – à esquerda – para rematar cruzado, visando o poste mais distante.

Assim, as águias terminaram o primeiro tempo com mais perigo, testando Henrique Rafagnin nas sucessivas bolas paradas.

O nosso Pavilhão João Rocha 💚🤍 #FutsalSCP pic.twitter.com/w4EVFMVI6D

— Sporting CP – Modalidades (@SCPModalidades)
June 29, 2025

Sporting espreita «penta», mas Benfica faz a festa

A etapa complementar manteve o rumo, com a turma de Klein a espreitar a reviravolta. Para “ajudar” a missão do Benfica, Alex Merlim viu o segundo cartão amarelo aos 22m, quando travou André Coelho. O internacional português seguia a solo para a baliza leonina, mas foi visado pelo italo-brasileiro, com uma rasteira a pés juntos. Por isso, o segundo cartão amarelo foi inevitável.

Menos de um minuto volvido, Arthur gelou o Pavilhão João Rocha, empatando o dérbi a dois golos. Após construção pela esquerda, Diego Nunes encontrou o compatriota no corredor contrário. Sozinho, Arthur apontou ao poste mais próximo, conseguindo o segundo golo na eliminatória.

A igualdade abriu a fase mais intensa da contenda, nem sempre bem jogada. Na sequência de vários cartões amarelos e ameaças do Benfica, os anfitriões retomaram a vantagem, graças a Taynan (3-2). O máximo goleador da Liga aproveitou a desorganização defensiva das águias – numa reposição lateral à esquerda – para assinar o quinto golo nesta final, o 24.º na prova.

Até final, o Benfica reforçou a pressão, arriscou, retirou o guarda-redes e voltou a empatar, com Diego Nunes a bisar, aos 37m. Vestido de amarelo, o ala brasileiro agradeceu um cruzamento de Lúcio Rocha – pela esquerda – encostando ao segundo poste.

Pouco depois, o guardião Léo Gugiel encheu-se de coragem e desferiu um remate muito forte, do meio-campo. Astuto, Afonso Jesus aplicou um subtil desvio, consumando a reviravolta das águias. Restavam dois minutos para a buzina.

Desesperado, o Sporting foi incapaz de capitalizar o cinco para quatro, embatendo sucessivamente na muralha edificada por Léo Gugiel – o maior protagonista deste dérbi.

Por isso, o brasileiro, de 29 anos, arrecadou os prémios de melhor guarda-redes e atleta da Liga.

🔴 E O BENFICA É CAMPEÃAAAOOOO!!! ⚪#FutsalBenfica pic.twitter.com/R0NZVdy6gc

— SLBenfica Modalidades (@modalidadesslb)
June 29, 2025

O desfecho premiou o brasileiro Cassiano Klein, de 42 anos, com o primeiro título pelo Benfica, na época de estreia. As águias encerraram uma seca que durava desde setembro de 2023.

Por sua vez, o Sporting de Nuno Dias, de 52 anos, falhou o “penta” e o terceiro título em 2024/25, depois da conquista de Taça de Portugal e Taça da Liga. De recordar que, em dezembro, os leões perderam a Supertaça para o Sp. Braga.

🏆 CAMPEÕES NACIONAIS!!! ⚽#FutsalBenfica#Auditiv #RoloGroup #SSH #AMatosCar @adidas pic.twitter.com/PgkCMapbJI

— SLBenfica Modalidades (@modalidadesslb)
June 29, 2025