
Boas, tinha (e pelos vistos vou continuar a ter) uma cadela de 9 meses para adopção. Foi mandada para o nosso quintal e desde então temos feito os possíveis para arranjar alguém.
Um casal interessado esteve com ela e adoraram, está com eles desde segunda-feira à noite e ontem ligaram a dizer que a cadela uivou quando estiveram fora de casa… Inesperado mas não me espantaria visto ser uma ambiente e casa diferente. Cá uivava quando via alguém entrar ou sair de casa, nada mais. Mas estava no quintal sozinha o dia todo. E fui treinando com guloseimas para perceber que não era mau estar sozinha.
Falei com o rapaz para ver se era recorrente mas a realidade é que esteve lá 2 dias e uivou uma tarde fora, isto não é como comprar um aspirador na Worten e que devolves só porque faz barulho.
Hoje o pai dela ligou-me e inclusive ameaçou com “vou ver os meus direitos” e que se sentem enganados (?). Nada foi omitido e antes tinha salientado o ela ter grande contacto com pessoas e outros animais e ter muuuuita energia.
Mas está-me a custar um bocado perceber, sou eu que estou a ser parvo e a achar está atitude errada? Ou sou eu que estou mal?
**\*UPDATE\***
Caso hajam interessados depois de ler esta novela.
Fotografias da Laika: [https://imgur.com/a/lgrBIdq](https://imgur.com/a/lgrBIdq)
Anúncio: [https://www.olx.pt/d/anuncio/cadela-com-9-meses-esterilizada-e-muito-social-IDH3hPx.html](https://www.olx.pt/d/anuncio/cadela-com-9-meses-esterilizada-e-muito-social-IDH3hPx.html)
**\*UPDATE\***
Já temos a cadela connosco, correu tudo bem. Mas quando chegámos a casa reparamos que eles nos deram ração Júnior de frango do Continente e ficaram com a nossa da Purina ONE adulto de Borrego que custa 60€.
Para não nos chatearmos nem dizermos merda cortámos um bocado o cérebro, dissemos “sim, sim, sim” e pronto.
Culpa nossa, falta de noção deles.
39 comments
>Falei com o rapaz para ver se era recorrente mas a realidade é que esteve lá 2 dias e uivou uma tarde fora, **isto não é como comprar um aspirador na Worten e que devolves só porque faz barulho**.
Falta aqui qualquer coisa entre “afinal não queremos a cadela” at´e “os meus direitos” e “sinto-me enganado”, não? E parece-me preferível a que mudem de ideias passado 3 dias e te contactem para devolver a cadela do que abandon´á-la no meio da rua. Como disses-te e bem, não é um aspirador, é uma cadela.
Não és uma loja, não tens dever de devolução, mas se puderes volta a acolher a cadela, é melhor que a encontrares na rua daqui a uns dias.
> Hoje o pai dela ligou-me e inclusive ameaçou com “vou ver os meus direitos” e que se sentem enganados (?).
Que mongolóide do caralho (não vejo outra descrição possível). Eu fui buscar uma gata ao gatil municipal e passado um ano ela ainda não gosta que lhe toquem mas tem se aproximado. Olha agora se eu tenho voltado ao gatil a dizer tomem de volta que não é o que eu quero. Os animais precisam de carinho e de ser treinados. Pergunta lhe se os pais também o quiseram devolver quando perceberam que ele era burro.
Como é que a cadela ficou com vocês em primeiro lugar? So por curiosidade.
De resto, sim se possível fiquem com ela ate arranjar novos donos, a verdade é que muita gente quer ter animais mas acham que é super facil, a verdade é que é uma responsabilidade e durante vários anos.
OP essa gente não deve ter animais. Ainda bem que se revelaram depois de dois dias e não mais tarde, ao menos não houve tempo para a cadela se ambientar. Vais encontrar uma solução melhor, tenho a certeza
Não és tu que estás mal, é sim a mentalidade troglódita de algumas pessoas que acham que os animais não tem personalidade própria e se pode devolver um animal como fosse um objeto.
Dito isto, se tiveres possibilidade era preferivel receber a cadela de volta e tentar arranjar outros donos melhores, pois esses troglóditas vão provavelmente abandonar a cadela algures se não te a puderem devolver.
Enquanto as pessoas virem animais de estimação como bens que podem adquirir quando lhes apetece sem ter as condições necessárias ou paciência para tal só porque “é fixe” ou “é fofa” este tipo de situações não vai mudar.
Vi um gráfico à uns dias que dizia que Portugal é dos países da Europa com mais animais de estimação sem dono (especificamente cães). Os canis estão a estourar pelas costuras.
Edit: Podes anexar uma foto da cadela?
Obviamente essas pessoas não deviam ter um cão.
Podes mandar o anúncio do OLX, por favor? Podes ter sorte por aqui
Pessoas que querem animais de estimação que se comportem como peluches. ❤️
Fiquem com a cadela, ninguem pode ate poder.
Esse gajo é um ganda animal pá como tu dizes o animal não é um aspirador e também parece que não houve nenhuma tentativa dos novos donos para que a cadela parasse de uivar.
As pessoas têm de perceber que ter um cão é e desculpem a expressão “igual a ter um bébé”, é preciso dedicação, dinheiro, paciência e sobretudo dar-lhe todo o afeto para se costumar ao novo ambiente.
Não sei se é o caso, mas se a cadelinha for o primeiro cão deles, está explicado, porque já vi muitas situações idênticas e são aquele tipo de pessoas que vêm o cão do vizinho todo treinado e bem comportado e todos são iguais.
Eu dava mais uns dias até aceitar a cachopa de volta. Porque acho que se continuarem com esta atitude, ela também vai sofrer.
O pessoal adota/compra animais e pensa que é tudo um mar de rosas…. Os animais dão trabalho, fazem barulho, dão despesa e têm as suas necessidades. Eu adotei 2 irmãos que são uns doces mas quando saem à rua de trela são um perigo para outros animais pois são agressivos. Arranjamos um treinador e estamos a resolver o assunto, não fui reclamar à associação….
Resumidamente, não tens culpa OP. O pessoal é que se esquece que os animais de estimação são seres vivos com os seus próprios traumas e não bonecos.
Os novos donos são tolos e revelam algo muito Português sobre o cuidado animal. Os orgulhosos da nação vão dizer que não, mas eu tenho experiência externa à realidade Portuguesa, e este tipo de atitude perante um animal só é observado em países em que não se respeita a vida animal. Infelizmente o nosso país está inserido nessa lista.
Que lata. Adoptar uma cadela que já vinha de um passado desconhecido (foi abandonada pelo primeiro dono) e estar à espera que seja um animal que se comporte sempre bem e saiba lidar com estar sozinha. Os cães são animais domesticados que precisam de ser ensinados e de crescer num ambiente que os suporte… Queriam um cão bem comportado ao chegar a casa? Podiam sempre ter comprado daqueles com pilhas…
Que tristeza.
Na altura do confinamento os meus vizinhos de cima adoptaram um cachorro. Estavam sempre em casa.
Quando acabou o confinamento o cão, mal sente que não está ninguém em casa, ladra e uiva sem pausa nenhuma até eles chegarem.
Já fizemos saber ao condomínio que as horas de silêncio não estão a ser respeitadas. Se continuar assim vou ligar a aparelhagem em altos berros quando me der na gana.
Nunca desejei mal a ninguém, muito menos a cães….mas se esse cão desaparecer ou aparecer morto, por qq razão, será dia de festa cá em casa.
Vai buscar ASAP eu sei que não devias mas aconteceu me o mesmo com um gato,um homem contactou me para ficar com um gatinho e disse que ia oferecer à filha como prenda de aniversario no mesmo dia,tudo bem,no dia a seguir recebo eu uma chamada a dizer que quer proceder à devolução do “aluguel” do gato (palavras do mesmo) segundo o mesmo o gato nao parava de miar quando ficava sozinho,fiquei estupefacto e nao pensei duas vezes,pessoas que descartam animais so porque sim nem deviam pensar em obter um em primeiro lugar
O cão ladra? E os donos acharam estranho?
Pergunta-lhe se estavam à espera que miasse….
r/peoplearefuckingstupid
Parece que estás numa situação delicada! Ela não uivava contigo? Sem tirar as culpas aos novos donos, é verdade que nós só sabemos como um animal vai reagir, quando ele está connosco, por muito que me digam que ele é assim ou assado. Esta ultima parte já estou a falar um pouco da minha (má) experiência. Mas isso não invalida, que 2 dias seja tempo suficiente para um animal se adaptar, logo, estes novos donos têm de ter um pouco de paciência e tentar criar um ambiente favorável ao animal.
Contudo se vires que continuam a criar stresses, o melhor é mesmo ir buscar a cadela. Já percebi que não tens condições, mas deu para perceber que tens bom coração e tentarás fazer um esforço para a ter até aparecer outro dono. Eu se pudesse ficava com ela, mas já tenho dentro de casa 1 cadela e 2 gatos… e já me vejo aflita com os ciúmes que a cadela tem dos gatos, e as brigas entre os gatos! E entretanto vamos fazer obras e aí é que eles terão de estar no mesmo espaço, até fico com medo só de pensar! Por isso, aguenta firme, e mesmo que custe, pensa também no bem estar do animal. Força aí.
Que cambada de atrasados… Bem pelo menos não a abandonaram. Há gente que pensa que os animais são commodities ou algo do género.
> Ou sou eu que estou mal?
Não, simplesmente estás a lidar com idiotas. Coitado do bicho.
Um cão que ladra…
*Surprised Pikachu.
Espera só até esse casal tiver um filho.
Passado uns dias vão ao hospital perguntar se dá para devolver ou trocar por outro.
Enfim, malta imatura com pais sem noção.
Já fizeram isso com um gatinho que apareceu no quintal dos meus pais, também o atiraram lá para dentro (teria uns 2-3 meses), os meus pais acabaram por ficar com ele.
Quanto a quem ficou com a cadelinha…são uns verdadeiros cocós, tenho pena da bichinha. Quem tem animais de estimação sabe perfeitamente que existe um período de adaptação dos animais a uma nova casa e família, existem animais que se adaptam rapidamente e outros não, então se existirem traumas é mais complicado ainda, quem não está preparado para ter um animal pura e simplesmente não deveria ter, eles não são bonecos, são seres vivos.
Adotei uma gatinha já adulta e quando chegou não miava, não gostava de mimo nada.
Passou um ano e adora que lhe peguem ao colo. Mia que se farta de manhã tipo despertador (confesso que por vezes me apetece meter em mute 😂). Não estamos em nada arrependidos.
Tudo requer paciência e atenção.
Os animais principalmente
>Hoje o pai dela ligou-me e inclusive ameaçou com “vou ver os meus direitos” e que se sentem enganados (?)
Que burro do caralho…Foi enganado com o que? A classificação energética da cadela?
Que é que esta gente anda a fumar?!?
Os novos donos são retardados e pensam que animais são brinquedos… É, infelizmente, muito comum.
Precisamente por não ser um aspirador da Worten é que sugiro que fiques com ela até arranjar um novo lar caso contrário quem vai sofrer vai ser a cadela. Em qualquer dos casos não é responsabilidade tua e não disse isto para te fazer sentir culpado.
Pede ajuda a uma associação de animais da tua zona para a adoção. Podes ficar como família de acolhimento da cadela até eles arranjarem adotante e eles fazem a “triagem” dos adotantes e assim, pelo que é mais fácil ir para uma boa família.
Sei isto porque eu própria faço parte de uma associação aqui na terrinha e assim costuma ser (embora as famílias de acolhimento sejam super raras). Normalmente as pessoas só querem despachar os cães para a associação e elas que se arranjem, mas se ficares de família de acolhimento, não deve haver stress.
Mais vale o trabalho de procurar novos donos do que ficar entregue a esses atrasados mentais.
Essas pessoas não querem ter um animal de estimação. Querem um brinquedo e não querem ter responsabilidade nenhuma sobre a cadela. Infelizmente não há nada a fazer. É tentar novamente com outras pessoas e esperar que não sejam idiotas. É mais fácil lidar com pessoas que já tiveram cães no passado. Btw a nossa cadela também se chama Laika.
A cadela parece mesmo a Laika dos anos 50, arrepiante.
Não podes contactar instituições da zona para te ajudarem a divulgar o animal?
Digo isto porque já a tens esterilizada e vacinada logo é menos uma despesa para a instituição e/ou para quem a vai adotar e como é apenas divulgação ( claro que se eles aceitarem vão ver se está tudo em ordem e Bla Bla Bla ) creio que não lhes deve custar nada.
Também sei que há instituições e instituições mas não custa nada tentar 🤷🏻♀️
OP já percebi que ficares com ela no teu jardim enquanto não arranjas outra família adoptiva não é o ideal, mas por favor faz esse sacrifício, não a deixes com esses atrasados
Contacta o IRA
Faz-me um favor e acolhe novamente essa alma. Ela não tem culpa de ter sido adotada por um casal de selvagens.
Oxalá houvessem mecanismos legais para agir contra esses atrasados mentais.
Eles não querem um animal de estimação, querem 1 brinquedo
Tenho uma curiosidade mórbida de saber quem são estas pessoas.
Foda-se, há gente com quem me cruzo todos os dias que se comportaria desta forma? Como é que é possível?
No geral as pessoas são ignorantes no que toca a aninais. E na minha opinião (que pode ser controversa) não devia ser nem tão incentivado nem tão fácil ter animais de estimação, particularmente cães. Porque ter um cão implica (devia implicar) assumir um compromisso para com o animal e para com as pessoas que nos rodeiam. A maior parte das pessoas não faz ideia de que um cão precisa de treino, o que exige tempo, dedicação e paciência. E devia ser obrigatório ter uma espécie de licença que obrigasse a umas horas de formação sobre treino, higiene e bem estar animal. Metade das pessoas desistia antes de levar o cão para casa. Poupavam-se horas de tortura para os vizinhos, cocó de cão por todo O lado nas ruas, crianças no hospital com mordidas graves, raças ridículas com problemas de saúde gravíssimos e animais sem qualidade de vida nenhuma, feios que mete dó (outra coisa que nenhuma pessoa normal compreende é porque é permitido apurar características em raças que produzem animais que nunca poderão ser saudáveis). Podia dizer muito mais, mas resumindo, as pessoas acham que um cão é um objeto produzido numa fábrica e programado ao gosto do freguês, que vem treinado de origem e não é preciso ter trabalho nenhum, é só dar comida e festas e levar a passear. Depois descobrem a verdade e chegam à conclusão que dá trabalho e faz barulho,cheira mal e caga muito e não vale a pena, e assim já não querem, era para devolver se “fachavor”. A mesma coisa quando as crianças pedem muito um cãozinho de presente, mais vale dar um daqueles robôs, ao menos desliga-se quando estão fartos e os bichos não sofrem. OP, se fosse a ti aceitava a bicha de volta e tentava outros donos, de preferência que já tenham tido cães.