Covid acabou ou não?

18 comments
  1. A propósito sobre um outro posto onde é apresentada a estatística de óbitos **com** Covid, segue uma visão alternativa.

    O z-score olha para o total de óbitos, independentemente da causa de morte, e permite perceber se existe ou não uma mortalidade anormal.

    Conforme se constata, os valores actuais estão dentro do normal, e se subirem um pouco nos próximos tempos é provavelmente explicado pelo facto de não termos o habitual pico de inverno (ver o início de cada ano, mesmo antes do Covid)

    Fonte: [https://www.euromomo.eu/graphs-and-maps](https://www.euromomo.eu/graphs-and-maps)

    ***What is a z-score?***

    *Z-scores are used to standardize series and enable comparison mortality pattern between different populations or between different time periods. The standard deviation is the unit of measurement of the z-score. It allows comparison of observations from different normal distributions.*

    *In general, Z-score = (x-mean of the population)/Standard deviation of the population, which could be approximated in our context by S-score = (number of deaths – baseline) / Standard deviation of the residuals (variation of the number of deaths around the baseline) on the part of the series used to fit the model, used as the standard unit.*

    *Z-score are computed on the de-trended and de-seasonalized series, after a 2/3 powers transformation according to the method described in Farrington et al. 1996. This enables the computation of Z-scores for series that are originally Poisson distributed.*

  2. Covid nunca começou. É invenção do senhor iluminati que cria embriões na cave para ter que comer ao pequeno-almoço, injectando grafeno nas pessoas para que votemos PS.

  3. Contra argumento, se o COVID provocar danos cerebrais (ou outros problemas a longo prazo), como alguns estudos indicam não deverá ser visto como um risco sério mesmo que os óbitos no imediato não revelem valores anormais?

    O amianto mata ao fim de 30 anos, disruptores endócrinos não matam, será que não são problemas?

  4. É assim, voltei esta semana da república dominicana, resort com milhares de pessoas, zero obrigações de máscaras e testes no país, foi ajuntamentos às refeições, nas piscinas, nas praias, nas festas á noite, nas localidades que visitamos. Éramos um grupo de 11, zero casos COVID no grupo, não tomamos quaisquer precauções, e ninguém tinha a terceira dose, só as duas iniciais dos adultos do início da pandemia, e as das crianças.

    Voltei a Portugal, é formulário de entrada no país, é máscaras obrigatórias no avião, no aeroporto, em todos os espaços fechados, tanta inutilidade que só prejudica o dia a dia das pessoas… Enquanto que outros países abrem e tentam implementar um sentimento de normalidade.

  5. Não.

    Ainda esta semana dei positivo ! Tenho tido sorte que não tenho sintomas.

    O que me f*de o juízo é que eu uso sempre mascara fora de casa e tenho as vacinas, mas porque ha malta que acha que usar a m3rda de uma mascara é um grande fardo, devo ter contraído de um desses atrasados mentais que andam sem mascara no metro de Lisboa (!!!).

    ​

    A minha vontade é ir andar de metro e tossir para cima de todos os que vir sem a put@ da mascara….

  6. Já não tenho acompanhado muito mas da última vez que vi penso que os internamentos estavam a descer e penso que é por aí que eles vêm a “gravidade da situação”. Pelo que sim se existem muitos casos de infectados mas as mortes e internamentos são mínimos o covid como ameaça está a acabar, mesmo que o vírus ainda circule.

Leave a Reply