A greve dos controladores aéreos franceses impactou a Europa, sendo Portugal o terceiro país com maior percentagem de voos afectados e Lisboa a duplicar os cancelamentos.

De acordo com o Eurocontrol, um terço dos voos na rede europeia, 33%, passa por espaço aéreo francês ou parte ou chega a um destino em França, o que explica o impacto na Europa da greve dos controladores aéreos em França nos dias 3 e 4 de Julho, que chegou a um total de 354.000 minutos de atrasos.

A média por voo atrasado foi de 41 minutos, sendo que 425 voos (6% do total da rede) registaram atrasos de mais de duas horas nestes dois dias. O Eurocontrol avaliou em termos económicos o impacto da greve e apontou 47 milhões de prejuízo à aviação europeia e 73 milhões em custos de cancelamento, totalizando 120 milhões de euros nos dois dias.

Portugal foi o terceiro país da Europa mais afectado pela greve dos controladores aéreos franceses em termos percentuais, com 24% dos voos nestes dois dias a serem afectados, totalizando 200 voos, dos quais 32 tinham França como destino, e 168 passavam pelo espaço aéreo francês. O atraso médio destes voos foi de 40 minutos.

Em relação a cancelamentos, Portugal registou quase o dobro daquilo que regista num dia considerado normal pelo Eurocontrol (média das três primeiras semanas de Junho), +88%, totalizando uma média de mais 47 voos cancelados do que aquilo que acontece num dia normal.

O Aeroporto de Lisboa teve uma média de 82 voos atrasados pelas greves francesas, 25% do total das partidas, e um atraso médio de 36,6 minutos por voo afectado.

A pontualidade no aeroporto da capital portuguesa caiu 20 pontos em cada um destes dias em comparação com o que o Eurocontrol considera um dia normal (média das três primeiras semanas de Junho), e foi registado mais do dobro dos cancelamentos de um dia normal, 109%, com uma média de 16 voos cancelados extra.

Ver também:

Ryanair e Volotea foram as mais afectadas pela greve dos controladores franceses

Greve dos controladores aéreos franceses afectou um milhão de passageiros

Clique para aceder ao Eurocontrol

Para mais notícias clique: Mercados