As escolas ainda aguardam os resultados das provas do ensino básico de Matemática e Português para afixar as notas finais dos alunos do 9.º ano, o que deveria acontecer nesta terça-feira, diz Filinto Lima, presidente da Associação Nacional de Directores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP).
Pelas 16h, as escolas continuavam a aguardar a chegada dos resultados das provas. “Não temos nenhuma justificação, a lei diz que os resultados têm de ser afixados hoje, mas até agora nada. E temos os pais e os alunos a telefonar para as escolas, a vir às escolas… isto está a gerar muita ansiedade.”
Os resultados das provas de Matemática e de Português deveriam ter chegado na segunda-feira, tal como aconteceu em anos anteriores, para que “hoje logo de manhã cedo as escolas pudessem ter afixado as pautas”, diz Filinto Lima.
Vários estabelecimentos de ensino tiveram de adiar os conselhos de turma que estavam marcados para segunda-feira e para esta terça de manhã, explica. “Algumas escolas adiaram os conselhos de turma para hoje de manhã e já voltaram a adiar para a tarde, uma vez que estas reuniões são necessárias para fazer a ponderação das notas finais dos nossos alunos”, disse Filinto Lima. “E neste momento estamos a pensar adiar de novo.”
As provas do 9.º ano foram, pela primeira vez, feitas em formato digital (na de Matemática, algumas questões eram respondidas à mão, em folhas de respostas), sendo que contam 30% na nota final da disciplina. Conhecer os resultados é também essencial para abrir o processo de matrículas no ensino secundário, explica o director, que acredita contudo que, se for necessário adiar as datas para a inscrição na 2.ª fase das provas, que começa na sexta-feira, “o prazo será certamente prolongado”.
Contudo, para as escolas e os directores “este atraso é mais um grão na engrenagem, porque temos tudo calendarizado”.
O PÚBLICO questionou o ministério da Educação sobre o assunto mas não teve ainda nenhuma resposta.
Os resultados dos exames do ensino secundário foram conhecidos, como previsto, logo de manhã. Com Lusa