Portugal disputou hoje pela primeira vez na sua história os quartos-de-final do Mundial Sub19 Feminino frente ao país vizinho, Espanha, que ocupa também o segundo lugar no ranking mundial da FIBA de escalões jovens no feminino. A Seleção Nacional já alcançou a melhor marca de sempre na história do basquetebol português no Mundial Sub19 Feminino.
A partida começou de forma menos positiva para as atletas lusas, que se encontravam atrás do marcador por oito pontos após o primeiro parcial de 14-22. No quarto seguinte, a vantagem mínima ditou a diferença no parcial (18-19) após uma boa resposta da Seleção Nacional e as atletas dirigiam-se para os balneários com uma desvantagem de nove pontos para Portugal (32-41).
A palestra de Agostinho Pinto ao intervalo focou-se numa maior determinação nas bolas divididas e maior atenção defensiva, indicações essas que as jogadoras ouviram e praticaram, conseguindo vencer o terceiro quarto por um parcial de 11-6, deixando a partida a quatro pontos à entrada dos últimos dez minutos do encontro.
O último período foi uma combinação de emoções e de mágoas, com as lusas a deixarem, citando o Selecionador, “tudo o que tinham e não tinham” em campo. Ainda assim, foram as espanholas a festejar no fim o triunfo por 58-68, apesar do excelente esforço das atletas portuguesas e dos apoiantes portugueses na Starez Arena Vodova que nunca deixaram de motivar as “nossas” atletas.
Clara Silva voltou a estar em destaque na partida, com 23 pontos, sete ressaltos, quatro assistências e quatro desarmes de lançamento (22 valorização). Nota para a prestação de Maria Andorinho, que apontou nove pontos, oito ressaltos, três assistências e um roubo de bola (18 valorização).
Portugal já tem o seu melhor registo de sempre na competição e continua a procurar fazer ainda mais história – agora a lutar entre o 8.º ao 5.º lugar no torneio.
A próxima partida ainda está por definir o adversário, que será a Seleção derrotada no embate entre França e EUA.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
(Em atualização)
Seleções Jovens
18 JUL 2025