“Vocês sabem o que traz a ditadura”, diz Zelensky ao Parlamento português

21 comments
  1. >”Os ucranianos não são refugiados. Foram obrigados a sair temporariamente do país e esperamos que em breve consigam voltar em segurança”.

    Esta não percebi mesmo. Isso não é a definição de refugiado?

  2. Alguém lhe diga que o ministro das finanças, ex-presidente da câmara da capital foi apanhado a transmitir data sigilosa aos russos e não lhe aconteceu nada, até foi premiado.

  3. Foda-se. Os bots comunórussos estão fortes aqui. Isto vêm de um gajo de “extrema-esquerda” e com simpatias marxistas. Ponham-se na real puta que vos pariu.

  4. Infelizmente também sabemos os cabrões que deixou para trás… também conhecidos como comunistas.

  5. A quantidade de branqueamento que aqui vai, do que era a União Soviética e as tentativas desesperadas de justificar as acções da Rússia, deixariam qualquer Putin ou Xi orgulhosos.

    Espero sinceramente que sejam só miúdos que nem sabem do que estão a falar.

    O PCP continua mais papista que o Papa e sempre do lado mais salobro da História.

  6. Foda-se, quando pensava que o comunismo não se podia enterrar mais do que já estava, sou surpreendido novamente.

  7. A obsessão com visões simplistas e inimigos comuns, tal como aconteceu nos últimos dois anos com outro tema, já leva as pessoas a ignorar factos com isto também.

    É óbvio que o Putin tem intenções que nós todos condenamos, não tem o direito (nem ele nem ninguém) de invadir qualquer país que seja, etc. Isso é tão óbvio e repetido que já todos sabemos.

    Agora o que parece que queremos ignorar é que realmente a Ucrânia não era o paraíso democrático que o seu presidente finge defender. Ele implementou leis de limitação e controlo dos media ANTES da invasão. O problema das guerrilhas nazis na Ucrânia vem ANTES da invasão. A nato participar em guerras em todo o mundo e ter provocado, muito a reboque dos EUA, inúmeras mortes e sofrimento vem ANTES da invasão. Os próprios EUA que parecem interessados em prolongar esta guerra para tirar proveitos económicos e políticos.
    Ele está a tentar arrastar o máximo de países para a guerra, para defender o seu lado, argumentando que o lado dele é o vosso. É óbvio que não é, e nenhum de vocês ia dizer coisas boas da Ucrânia até há uns meses atrás.

    E não venham pfv dizer que o zelenski fez bem em tentar controlar os media por causa dos “traidores russos” e afins. Mesmo que isso seja verdade, é uma característica básica duma não democracia. Se fosse o Putin a calar media pro-ocidente, mesmo quando estes muitas vezes só debitam lixo, vocês seriam os primeiros a criticar, não seriam? E se fosse uma Venezuela a calar pro-eua?
    Não se limitem também a chamar-me de comuna ou algo de género sff. Sou bastante crítico do PCP até, ao contrário do que a maioria do país foi durante estes últimos dois anos porque… Aí eram bonzinhos e os media não diziam que tínhamos de criticar, não é?

    Se a invasão não tivesse acontecido, a maioria de vocês estaria a dar upvote em comentários críticos do regime ucraniano e da nato. Mas agora com o apelo à mentalidade dualista, parece ser quase proibido referir estes problemas.

    O mundo não é preto e branco, os contextos são complexos e infelizmente ambos os lados políticos são maus. Um é claramente pior, mas nenhum representa aquilo que vocês dizem defender, e que eu defendo também.

    No fim de contas, o nosso lado é apenas o da população que teve de fugir. Esses espero que ao menos tenham melhor futuro a partir de agora, em países que mais garantem essa possibilidade. E nós podemos ajudar a população ucraniana sem entrar em guerra, recebendo-os e integrando-os, e deixar quem quem matar e morrer fazê-lo entre eles invés de juntar mais à lista de mortos.

Leave a Reply