
Devido a uma discussão recente sobre a ~~acuracidade~~ precisão das estatisticas portuguesas, e como Portugal poderá ter muito menos habitantes (Portugueses) do que realmente as estatisticas podem aparentar, é interessante procurar por estatisticas de países estrangeiros para cruzzamento de dados.
Entre Agosto de 2018 e Dezembro de 2021, mais de 419 mil Portugueses pediram residência no Reino Unido, o que fazem de Portugal o 4º País com mais pedidos de residência em Inglaterra, Gales e Irlanda do Norte.
Apenas 6% dos pedidos de residência foram recusados para os portugueses.
O Reino Unido recebeu cerca mais de 5 Milhões de pedidos de residência no intervalo selecionado ( Agosto de 2018, Dezembro de 2021)Os lideres de pedidos de residência foram a Polónia e a Roménia, com mais de 1.1 milhões de pessoas a pedir residência no RU.
fonte: [GOV.UK](https://www.gov.uk/government/statistics/eu-settlement-scheme-quarterly-statistics-december-2021/eu-settlement-scheme-quarterly-statistics-december-2021)
edit: acuracidade > precisão
18 comments
>acuracidade
Eu detesto aqueles fundamentalistas da ‘NhA LínGuA pRoTugUESa mas vocês também abusam, dass
Pensa tb que muitos desses (Portugueses) veem para portugal pois e facil conseguir cidadania e ir para outros paises da europa melhores.
resultado dos censos
https://imgur.com/DLhfnib.png
Agora seria interessante saber quantos desses “portugueses” são de facto portugueses e quantos são portugueses apenas no papel (p.e., daqueles que nem sequer falam português).
Mais dois anos e meio e também peço passaporte britânico.
Aguardo um inglês a dizer “this is the back door of Europe, a money landfill for the EU, what a cancer this country, they use our 600-year old alliance to scam us”
HEA que acuracidade é uma palavra.
Eu escapei-me daquele país em 2018 e foi a melhor decisão que fiz. Aquilo é que é um país de 3º mundo. As infraestruturas são más, os trabalhadores quase não têm direitos, os transportes públicos são caros e insuficientes, as casas têm uma péssima qualidade de construção e são caríssimas, o sistema nacional de saúde está sempre em rutura.
Edit: estava a falar de Inglaterra. Portugal está muito à frente do Reino Unido em muitas coisas. Se pensam que as coisas que mencionei são más em Portugal, experimentem a realidade Inglesa.
Isso a mim parece que conta com o pessoal que já saiu de Portugal há vários anos e está ainda em processos de burocracias. Ou que têm de renovar os vistos, mesmo já lá morando há anos.
E é em conta de resolver os problemas que o brexit e o fim dos vistos schengen no RU criaram, coisa que terminou no ano passado. Ou seja, pessoal que já tinha ido parar, durante um acumular de anos, e que agora tinha realmente de candidatar a residência e ou visto novo.
Da página que forneceste:
>This publication takes an in-depth look at the total number of
applications to the EU Settlement Scheme between 28 August 2018 and 31
December 2021 and their outcomes. This covers the period between the
launch of the first private beta scheme to the end of Q4 2021.
>
>
>
>The scheme is a simple digital system which allows EU, other EEA and
Swiss citizens resident in the UK by the end of the transition period,
and their family members, to obtain, free of charge, settled status or
pre-settled status in the UK. Find out more about what settled and pre-settled status means.
Uma nota importante que este número engloba portugueses que já moravam no UK. Como o UK fazia parte do espaço schengen não havia necessidade de visto de residência – com o brexit isso mudou.
Não sei que análise posso fazer, parece muito, mas também encontro malta com facilidade. Porra, estou na minha hora de almoço, num café numa aldeia com 1000 pessoas nas Midlands e está um casal português na mesa à frente (não é normal, mas é caricato).
Agora, há também casos que podem não ser os mais expectáveis. Lembro-me que na primeira cidade em que morei, havia uma enorme comunidade portuguesa, mas pelo que vim a saber, havia muitos mais devido a um buracociclo de malta de Goa que abusava e conseguia nacionalidade portuguesa e usava-a para migrar para o Reino Unido. Esse abuso da nacionalidade portuguesa foi um dos argumentos a favor do Brexit.
Nao quero dizer que só pode ser português quem bebe bica e come bacalhau e gasta 1 garrafa de azeite por mês. Mas há milhentos casos que não são assim.
Se formos mesmo 419 mil cá, por mim ótimo, ver se a malta abre mais restaurantes.
acuracidade = precisão
Muitos pediram o settle e o pre-settle status e bazaram do UK, por causa do BREXIT.
Tinha que sair disparate, para quem se queixa da falta de “acuracidade” (qualquer que seja o significado dessa palavra) vens logo pegar em dados que têm em conta montes de emigrantes tugas que já estavam no RU mas pediram isso pós-Brexit
>acuracidade
MQC? (Mas Que Caralho?)
http://observatorioemigracao.pt/np4/paises.html?id=76
http://observatorioemigracao.pt/np4/1315/
https://www.om.acm.gov.pt/documents/58428/529252/Infografia+OM+dez+21+Numeros+da+Imigracao+em+Portugal/cf00e72b-2cdc-4283-b961-8e68519a05c9
“portugueses”
Quando acabar o curso também quero ir.