A resposta que costumo receber é “porque a Rússia é comunista” mas o sistema da Rússia é muito diferente do sistema comunista do PCP. Até a Marine Le Pen, de extrema direita anti comunismo é a favor do Putin, porque é anti-NATO.

Como ouvia falar sobre como as “notícias ocidentais” são manipuladas, fiz uma pesquisa de propaganda Russa. Vi posts do Facebook pró-Russia que alegam mostrar “A VERDADE SOBRE A GUERRA”, onde depois é literalmente treta manipulada porque se desviam dos problemas, pura fake news e misinformation. Tentam desculpar matar ucranianos porque a NATO “provoca a Rússia.” Também já vi como as notícias russas veem a guerra e cheguei à mesma conclusão. Falei com russos que estão temporariamente na UE a estudar, onde muitas vezes mostram indiferença sobre a guerra, e argumentam sempre em como são uns injustiçados porque não podem abrir contas bancárias na UE — ou seja, tentam desviar o tema para eles mesmos, porque não têm bons argumentos. No máximo mencionam a guerra civil na Ucrânia em 2014, e depois calam-se porque nem eles sabem o que querem dizer com isso. Com toda a minha pesquisa na tentativa de ser imparcial, concluí que as “notícias ocidentais” na realidade são as mais fiáveis, apesar de não perfeitas. Mas não são nem pouco mais ou menos a lavagem cerebral russa, e quem apoia a Rússia é por puro fanatismo e não baseado em factos.

E isto deixa-me confusa porque depois de ver os dois lados, não fico confusa de que lado estou (Ucrânia🇺🇦), e não compreendo como o PCP alguma vez poderia estar a favor da Rússia. Recebem benefícios monetários? Que ganha o PCP com ficar do lado da Rússia? O argumento dos meus conhecidos do PCP é que querem “paz”, e “paz” é a Ucrânia se render à Rússia, o que não faz sentido nenhum, um povo tem mais que direito de lutar pelo seu país. Nem eu apoiaria invadirmos Angola porque “Angola é nossa” e “há 5 nazis que colocam a integridade do país em questão”. O Zelensky menciona o 25 de Abril no parlamento e em minutos o PCP começa-se a passar e a dizer que é um insulto. Pegam nas coisas pequenas insignificantes para criticar a Ucrânia.

Lá está: está-me a faltar alguma coisa. Qual é o benefício do PCP?

EDIT: Obrigada a todos pelas respostas e inputs. Em geral, houve uma concordância que se deve ao PCP ser contra-poder dos EUA, ao ponto de fechar os olhos a direitos humanos. O PCP aparenta ter traços de características típicas de religião (fanatismo), o que o descredibiliza enquanto partido político.

EDIT 2: Screenshots de um comunista com graves problemas mentais (se não fores comunista és nazi)
1. https://ibb.co/18Jgy7N
2. https://ibb.co/zhMZFTS

37 comments
  1. o pcp tá a levar a cena do anti-imperialismo à sua conclusão lógica. tudo o que sirva para acabar com o império anglo é bom.

    ideologia que leva a cegueira.

  2. Tens que perceber que isto, para o PCP, é acima de tudo uma guerra cultural. E o PCP desde cedo escolheu o seu lado óbvio: a URSS. Mas o PCP é acima de tudo anti-USA. Assim como é acima de tudo anti-capitalista. Define-se por aquilo que é contra.

    Com base neste entendimento da realidade, é só normal que o PCP alinhe com a centelha que resta da URSS: o imperialismo russo. Porquê? Porque é contra-poder aos EUA. E logo, os fins justificam os meios. Com esta carta verde para chegar ao final da história (o comunismo) tudo se aceita, todos os caminhos são viáveis, todas as realidades podem ser contorcidas.

    Acima de tudo, considero um erro olhar para o PCP como um verdadeiro partido. É uma religião profundamente dogmática. Têm uma bíblia (O Capital), têm santos (Lenin, Álvaro Cunhal, etc), têm um paraíso (a concretização da União Soviética), têm peregrinações (o Avante), e até têm o anti-cristo (o capitalismo). Não se pode esperar razoabilidade de um extremista religioso, e isso confunde as pessoas quando julgam estar a lidar com alguém que apenas tem pensamento político diferente.

    No meio disto tudo, o whataboutism reina, porque se os EUA podem, a Rússia também pode. E esquecem-se – voluntariamente – que podem estar contra qualquer imperialismo. Mas na verdade não estão, e tal pode ser confirmado pela forma que evitam apontar o dedo a Putin. Quando o fazem, é *au passant*, em nota de rodapé, depois de terem assolado a NATO, EUA, capitalismo, nazis, o diabo a quatro. O imperialismo é-lhes perfeitamente aceitável desde que seja imperialismo socialista. Para o PCP, um povo combater o comunismo imposto é semelhante a uma criança debater-se para tomar um remédio. *É para o bem do miúdo.*

  3. Como Russo esta merda é o meu pão de cada dia. O comunismo que já estava em declínio quando caiu a URSS, e depois dos anos 90s onde o banditismo e a corrupção imperavam a Rússia passou de uma democracia problemática, para uma autocracia, e agora transformou-se num estado totalitário.

    Não há absolutamente nada de comunista na Rússia, a começar pelos [ataques terroristas a prédios em 1999](https://en.m.wikipedia.org/wiki/Russian_apartment_bombings) um pouco à semelhança do [incêndio do Reichstag](https://en.m.wikipedia.org/wiki/Reichstag_fire) até a normalização do [Rashismo](https://en.m.wikipedia.org/wiki/Rashism)

    O PCP é rídiculo e prende-se a ideais que eles próprios desconhecem. Mas lá está, é a [horsehoe theory](https://en.m.wikipedia.org/wiki/Horseshoe_theory) onde a extrema-esquerda e a extrema-direita, na realidade não são assim tão diferentes entre si.

  4. O pcp reparte as culpas (apesar da invasão ter sido da parte da russia).

    E neste momento todos parecem querer guerra menos os civis.

  5. Não me parece que seja justo dizer que o PCP apoia a Rússia ou pelo menos eu não tenho conhecimento de nenhuma mensagem de apoio do PCP ao que a Rússia está a fazer.

    O que me parece é que o PCP é tão demarcadamente anti-nato e todo o processo que tem vindo da sua expansão que se “esquece” que pode criticar tudo isso ao mesmo tempo que tem de criticar o que a Rússia está a fazer.

  6. Ainda ha saudosismo soviético nesta invasão, que eu já vi ali tanques com a bandeira soviética a atacar.

    O pcp vive desse saudosismo.

  7. Porque nem a Ucrânia não é de esquerda. A Ucrânia como pais que saiu do jugo comuninsta, não quer ver comunistas nem esquerda em geral por perto – daí serem de uma direita à direita.

    ​

    O PCP tem receio que os paises que sairam do jugo comunista se tornem países de prosperidade, por contraste do miserabelismo a que estavam sujeitos. Que as pessoas percebam em definitivo que o comunismo só gera pobres.

    ​

    Do ponto de vista do PC o Putin é apenas o gajo que está a atacar a Ucrânia. E inimigo do inimigo amigo é.

    Tem muito a ver com a mentalidade da esquerda ortodoxa, em que negam que outros sistemas económicos e ideologias possam ser melhores do que eles.

    ​

    Qualquer tipo de esquerda, bem lá no fundo, está irritado com isto da Ucrânia ser tema de noticias diárias. Disfarçam a simpatia pela causa, mas no fundo sentem-se a engolir sapos.

    O que lhes dá algum alento é que quando isto acabar vão aproveitar-se da situação para levar a agenda deles relativamente ao acolhimento e apoio a “refugiados” provenientes de paises islamicos/africanos e o conflito na Palestina nomeadamente a imposição de sanções, condenação, etc.

    Eles estão a aguardar com alguma calma mas percebe-se que de vez em quando metem na lingua o que lhes vai em pensamento.

    ​

    É ver o caso de alguns hospitais públicos de gestão privada. Todos os que funcionavam bem foram fechados pela esquerda para não colocar em causa a qualidade de gestão dos outros que estavam a dar problemas. É o que se chama de nivelar por baixo.

  8. Porque ainda é um dos pilares do ideal comunista,

    Cuba já não conta,a Venezuela nunca contou então um reerguer do império russo seria o ideal para o PCP continuar a glorificar/perpetuar o comunismo quando a China avançar por Taiwan irão apoiar a China

  9. O inimigo do meu inimigo.

    Os comunistas odeiam a democracia ocidental, logo quem a confronta é bem vindo.

  10. Lê o que o PCP escreveu sobre o Holodomor e vais saber porquê. Eles não apoiam a Rússia por gostarem da Rússia. Eles apoiam a Rússia porque odeiam ucranianos, e os russos estão a matar ucranianos.

  11. Isto ainda se debate?

    Não levem a mal, mas não vejo ninguém a criar tanta notícia sobre a quantidade de gente psicologicamente afectada que deveria estar internada.

    São uns dementes que infelizmente ao abrigo da liberdade politica não podem ser internados compulsivamente.

  12. Como já disseste no teu Edit, a principal característica do PCP no que toca a politica internacional é ser anti-americano primário, o que quer que os americanos façam ou achem, o PCP é contra.
    O PCP é um partido dogmático, e sim, isso torna-o muito parecido com uma religião, ambos seguem dogmas, que como tal não podem ser questionados.

  13. O PCP é um partido de ideólogos conservadores com ideias fixas.

    A União Soviética era a sua mamã querida, e a Rússia é o que resta, logo transferiram o seu afecto incondicional e inquestionável para ela, como a cambada de grunhos imutáveis e incapazes de mudar de opinião que são. Para eles factos e realidade são meros detalhes.

  14. Anti-americanismo, anti-nato e anti-UE, em si estas posições não têm nada de mal, o problema é que quando estes 3 estão do lado certo e por dogmatismo o PCP continua a posicionar-se do lado contrário

  15. Relativamente ao edit 2:

    Mesmo agora apanhei por aqui um tankie com a mesma conversa. Deve ser o que consta nos folhetos distribuídos por moscovo.

  16. Podia comentar, mas de certeza que iria cometer imprecisões e erros. Reconheço que não tenho o conhecimento suficiente.

    Pelo que realmente sei, o que existe de facto é um sentimento pró-soviético e anti-EUA. A partir daí, sabes logo à partida que existe um sentimento anti-NATO (e eles são assumidamente contra) e, consequentemente, acabam por apoiar a Rússia nesta invasão, operação militar, salada de selvajaria, o que quiseres chamar.

    Desde que Gorbachev (que dissolveu a USSR em vários países) confiou nos Estados Unidos quando eles deram a palavra deles que a NATO não se iria expandir nem um centímetro para leste, o que aconteceu de facto foi a constante expansão da organização para leste.

    Agora é o seguinte: eu assumo já que sou contra os EUA. O passado recente é deplorável, destruíram países com pretextos fabricados e tentaram monopolizar o petróleo. Aqueles que não foram invadidos, aceitaram que os EUA extraiíssem no país deles. Basicamente tiveram controlo e manipulação total do preço de petróleo a nível mundial. Claro que os cidadãos não têm culpa. Isto serve para alimentar os lobby (Hu-hum, oligarcas dos “bons”).

    O que realmente tem acontecido há muitos anos são jogadas geopolíticas que não temos a mínima influência, mas levamos com as consequências todas. A Ucrânia sempre foi a chave para os EUA /NATO neutralizarem a Rússia. Ao colocar os mísseis nucleares na Ucrânia, apontados para Moscovo, a Rússia perderia toda e qualquer vantagem de se assumir. Relembrando que há séculos que existe um sentimento generalizado no ocidente anti-Rússia. Logo, este lado do mundo sempre tentou dominar e neutralizar a Rússia e os países vizinhos.

    Isto é uma extensão da guerra fria, bem mais violenta e perigosa, entre os eternos rivais EUA e Rússia.

    Agora, venham daí esses downvotes que eu apenas peço, sinceramente, que quem realmente tiver conhecimento nestas matérias me corrija que eu sempre gosto de aprender e gosto destes temas.

  17. Que post sem utilidade.

    O que é que estás a tentar compreender exatamente? As declarações do PCP são objetivas o suficiente para se perceber a sua posição. Quer se concorde ou não, é a sua posição.

    Quando te questionas, “Qual o benefício do PCP?”, o que é que estás a querer dizer com isto? É suposto as posições partidárias serem tomadas se só existir algo para se ganhar? O populismo já domina assim tanto a mentalidade das pessoas?

    O BE tem a mesma posição que o PCP desde o início e não recebe nem metade do escrutínio. Será que ontem aplaudiram o discurso do Zelensky porque têm algo a ganhar?

    A tua conclusão deste post é completamente absurda, o que me leva a acreditar que isto ou é um post troll ou tens 12 anos. A soma desses dois prints também não ajuda o caso.

    Eu posso dizer que não voto PCP mas respeito a sua posição, porque é assim que a democracia funciona.

  18. Porque o PCP é contra a ordem global que mantém as democracias liberais a funcionar. Eles são uma força anti-democrática, e como tal, querem uma mudança. É isso que eles querem dizer quando falam das falhas nos pós-25 abril.

    Ora a Rússia também tem os mesmos inimigos e objectivos, ergo…

  19. Anti-ocidentalismo primário do PCP. Não interessa se os comunistas já não governam a Rússia. Para o PCP a filosofia e a visão russa do mundo reinavam de Vladivostok até Lisboa. Por isso camaradas bora promover a paz e eliminar todas as armas. Deixemos que o exército vermelho (atual exército do Zorro) venha em desfilada libertar-nos a todos desta democracia burguesa que nos amordaça.

Leave a Reply