
https://www.idealista.pt/news/imobiliario/habitacao/2022/04/21/51948-predios-de-habitacao-nao-podem-ter-alojamento-local
Hey, so … O que é que vai acontecer? Quais as ramificações de uma decisão destas?
Não digo que concordo ou discordo mas entendo o ponto de vista de ambos lados.
Ou seja, contratos a longa prazo no problem mas aquela saída e entrada diária de pessoas diferentes é que não.
AirBNBs, rip right?
EDIT: ah pois, é verdade! Escrevi tal qual como falo. Lamento meus Tugas, é devido ao facto de no quotidiano e no trabalho falo 99% Inglês e ainda por cima criado na Austrália, e por vezes as palavras estrangeiras metem-se nas frases, mas já estou cá… Hmm sim, 20 anos quase.
EDIT: Há um bom comentário aqui pelo u/EletricoAmarelo
A decisão consta que irá favorecer o lado do condomínio em caso de litígios. Ou seja AL é permitido desde que não haja reclamações. Por isso toca a comprar o prédio todo! /s
16 comments
Don’t sei. Temos que wait para see. Right?
O parlamento vai passar uma lei a corrigir isso rapidamente.
Tendo em conta que a malta do bnb só está a foder casas que a malta precisa para morar, tendo em conta a merda de barulho que fazem, tendo em conta senhorios que são apenas gatunos.. faz todo o sentido..
Retirar a casa do alojamento legal não impede nada. Apenas a coloca num enquadramento legal diferente.
Se os proprietários quiserem, podem continuar a fazer alugueres de curta duração. Tem é de pagar imposto por cada contrato registado.
Isto é tentativa do estado de ser inteligente, mas em ultima análise, o dono da casa fazem com ela o que querem. Pode é ser declarado, ou por baixo da mesa..
Por muito que nos custe a todos (aqueles q tentam desesperadamente arranjar uma casa a um preço decente), tentar terminar com o alojamento local é o mesmo que tentar impedir a Uber de operar.
A necessidade existe, o cliente e o vendedor gostam. É uma questão de tempo até se reorganizar um enquadramento jurídico para resolver o potencial problema causado por esta decisão.
A alternativa será teres este negócio à margem da lei, completamente fora de controlo.
Portugal é um país vendido ao turismo. Isto vai ser revertido num ápice, ou vão arranjar uma lista com 50 excepções.
O conceito de alojamento local está essencialmente ligado ao uso de prédios de habitação para alojamento de curta duração. É como as touradas deixarem de poder usar touros.
Não é RIP, se o prédio for todo AL. Ou então vivendas.
No fundo é para limpar o peixinho e deixar o peixe graúdo, isto com a máscara de que querem voltar a dar casas para o povo.
Português a procurar maneiras de subir na vida. País: “we don’t do that here”
Não é bem assim. O que o acórdão vem clarificar é que em caso de litígio a sentença será favorável ao condomínio. Isto porque havia casos em que umas vezes se dava razão ao AL e outras ao condomínio. Ou seja, a menos que haja uma acção em tribunal, ficará tudo na mesma.
Já há muitos prédios que estão exclusivamente dedicados ao alojamento local. O conceito inicial do AirBNB da pessoa alugar um quarto livre não parece ser afectado por esta decisão, uma vez que o objectivo principal continua a ser a habitação permanente.
A Lei está na mesma que eu sabia.
Ta aqui uma boa liçao do que é investir em portugal, um termido do crl.
RIP all Caril neighbors.
Alojamento Local é uma coisa muito especifica que requer registo e autorização.
O simples aluguer de um quarto ou apartamento para férias não é o mesmo que AL.
Sou proprietário de propriedade de várias prédios em propriedade horizontal em regime total. Cá não afecta