Deparei-me com isto no Lidl.
Mesmo produto, diferente nutriscore?!

by Wooden_Working3682

21 comments
  1. Vocês ainda ligam a isso? Não é uma métrica válida para nada, só para encher o olho do consumidor.

    EDIT:

    Para não responder individualmente a quem acredita no Pai Natal:

    Essa treta reduz a complexidade nutricional de um alimento a uma única letra e cor, ignorando contextos como, quantidade, dieta da pessoa, processamento ou origem dos ingredientes. Não osbante, penaliza produtos tradicionais e saudáveis, alimentos naturais como azeite virgem extra ou queijos artesanais podem receber notas baixas (C ou D), apesar de fazerem parte de uma dieta equilibrada como a nossa.

    Favorece produtos industrializados “optimizados”, merdas ultraprocessadas conseguem manipular a fórmula do Nutritretas para obter melhores classificações (adicionando fibras artificiais ou proteínas isoladas), mesmo sendo nutricionalmente pobres.

    E por fim, as variações por país, cada país pode aplicar o Nutrimerdas de forma diferente ou não o reconhecer (Itália opõe-se fortemente, por considerar que prejudica a dieta mediterrânica).

    Comam de forma saudável, mandem umas fodas, façam exercício e o resto é tudo tretas…

  2. Podem ter alterado a métrica, tal como aconteceu na eficiência energética, e uma ser uma embalagem mais antiga do que a outra.

    À medida que os produtos melhoram e todos se tornam A ou B, ha que mudar para nao ficarem todos iguais.

  3. Tiraste foto aos ingredientes e à informação nutricional? O produto é o mesmo, mas provavelmente tem uma lista de ingredientes diferente.

  4. Devem ter alterado os ingredientes. Metem menos açúcar refinado, mais uns químicos de sabor, fica com menos calorias e com melhor nutriscore.

    E pronto, podes ter um pequeno almoço saudável com nutriscore A, com o teu leite, choco flake, heroína e uma peça de fruta

  5. Nao me admirava nada que tivessem sobrado embalagens impressas com o nutriscore c e embalassem na mesma ou viceversa (assumindo que o produto é igual)

  6. A explicação mais simples é que a receita mudou, devias ter comparado a tabela nutricional. Foi isso que a Nestlé fez com os Chocapic por exemplo, reduzindo açúcares, sal e gorduras saturadas, e passando a usar cereais integrais. O que aparentemente é mau e enganador para o consumidor. :shrug:

  7. A lista de ingredientes é exatamente igual, fui logo confirmar, esqueci-me foi de tirar foto.

  8. Datas de produção diferentes. A forma de cálculo mudou e já está a desaparecer. Isso é ridículo

  9. Nutriscore é uma tanga inventada pela Nestlé

    Guia-te pela tabela nutricional

  10. Sou só eu que quando vou comer isto, aceito que me vai fazer mal e não ando à procura de versões lights? 😅

  11. Aproveitei e fui a um LIDL à hora de almoço. Encontrei este produto em duas embalagens diferentes:

    1. A que aparece com “A” no OP
    2. Uma com “B” que não é a do OP mas é o mesmo produto.

    Olhando para as tabelas nutricionais, que obviamente são muito parecidas, a que dizia B tinha mais açúcar que a que dizia A. [Fotos aqui](https://imgur.com/a/VDAKbeA).

  12. Pode ter havido uma reavaliação, uma alteração na escala ou na receita. OP, chegaste a ver as datas de validade?

  13. Um engorda e o outro provoca cancro. Assim por alto em “à pedreiro” é a diferença entre os açúcares antigos e os adoçantes modernos.

  14. O Nutriscore também não serve para nada.

    Nós sabemos bem o que faz e o que não faz mal. Não é por uma embalagem de porcarias processadas dizer que é bue “green health top max” que é decente.

    Se realmente nos preocupamos tanto com Nutriscores talvez seja melhor beber água e comer fruta.

  15. Uma vez também reparei numa cena tipo mocambo…. Se calhar era o Pensal, ingredientes e os detalhes eram iguais em ambas as embalagens, nutriscore diferente

  16. Vou ser sincero, NutriScore devia de ser completamente revisto ou completamente eliminado. Foi só uma coisa que a Nestlé criou para qualificar melhor os próprios produtos

Comments are closed.