A Associação das Indústrias de Duas Rodas, Ferragens, Mobiliário e Atividades Complementares (ABIMOTA) anunciou esta quinta-feira que vai receber em Portugal a 71.ª Conferência da ARGE – The European Federation of Locks and Building Hardware Manufacturers.
O encontro internacional, que decorre nos dias 11 e 12 de setembro, na Curia, sob organização da ABIMOTA, vai reunir cerca de 70 representantes de empresas e associações da Alemanha, França, Reino Unido, Países Baixos, Itália e Suécia, entre outros.
“A conferência constituirá uma plataforma privilegiada de debate, partilha de conhecimento e networking, centrada nos principais desafios e tendências estratégicas que moldam o futuro da indústria europeia de ferragens e hardware para a construção”, salienta aquela associação em nota de imprensa.
Ao longo dos dois dias, especialistas da área vão abordar temas como o novo Regulamento Europeu dos Produtos de Construção (CPR), a obrigatoriedade das Declarações Ambientais de Produto (EPD) e ferramentas digitais, como o cálculo do ciclo de vida ambiental (LCA) e o papel da digitalização no setor.
[Um jovem polícia é surpreendido ao terceiro dia de trabalho: a embaixada da Turquia está sob ataque terrorista. E a primeira vítima é ele. “1983: Portugal à Queima-Roupa” é a história do ano em que dois grupos terroristas internacionais atacaram em Portugal. Um comando paramilitar tomou de assalto uma embaixada em Lisboa e esta execução sumária no Algarve abalou o Médio Oriente. É narrada pela atriz Victoria Guerra, com banda sonora original dos Linda Martini. Ouça o terceiro episódio no site do Observador, na Apple Podcasts, no Spotify e no Youtube Music. E ouça o primeiro episódio aqui e o segundo aqui]
A aplicação da Inteligência Artificial (IA) na indústria transformadora, os desafios legais relacionados com a cibersegurança, bem como a e evolução da legislação são outros dos temas a abordar.
“É com enorme orgulho que recebemos esta conferência em Portugal. Trata-se de um momento importante para projetar internacionalmente as nossas empresas e para reforçar a posição de Portugal como parceiro relevante nesta indústria estratégica”, afirma Gil Nadais, secretário-geral da ABIMOTA.
Para aquele dirigente associativo, a realização do evento em território nacional representa “o reconhecimento da importância crescente do setor português das ferragens e hardware de construção, bem como do papel ativo da ABIMOTA no seio da ARGE e do Comité Europeu de Normalização (CEN).
Fundada em 1956, a ARGE representa os fabricantes europeus de fechaduras e ferragens, reunindo 12 associações nacionais e mais de 200 fabricantes na Europa e Escandinávia.
A ABIMOTA, criada em 1975, representa atualmente os setores das duas rodas, ferragens, mobiliário e atividades complementares, contando com mais de 200 empresas associadas, com componente exportadora, que representam cerca de 11.800 postos de trabalho.