Nelson, Mariana, Henrique e Nuno têm mais de 35 anos e salários acima da média: não conseguem comprar casa em Portugal

by NosPimba69

41 comments
  1. O governo da ADega não quer saber dos problemas de quem cá trabalha só de quem cá quer especular ou despedir.

  2. Portanto, acima da média recebem eles, mas zero de indicações sobre os vencimentos atuais. Um deles diz que nem quer comprar casa. A outra é investigadora, carreira conhecida pela sua precariedade e insegurança.

    A pergunta que faço é: se não têm dinheiro para comprar uma casa, vão ter dinheiro para a manter? E ao primeiro contratempo, vão deixar de a pagar?

    Eu também gostava de morar em Entrecampos, ou até no Marquês. Mas é o que é.

  3. malta os preço no interior são metade dos grandes centros. Arrisquem e verão que saem beneficiados. Se tiverem à espera do governo para resolver os vossos problemas não sabem da cepa torta.
    Abraço

  4. Se têm salários acima da média de certeza que conseguem comprar casa, apenas têm é que ceder na zona que querem. Eu recebo um pouco acima da média, a minha namorada recebe também um pouco acima da média e decidimos comprar numa zona urbana a 20min do Porto e a taxa de esforço nem chega a 20%.

    Conheço quem ganhe 1/3, sem a estabilidade que tenho (pessoa está num estágio a ganhar 900) e comprou um apartamento mais caro do que eu a recorrer aos 100% no centro de Gaia, quando eu dei 20% de entrada para reduzir na prestação.

    A vida são feitas de escolhas, há pessoas que não têm mesmo possibilidade para comprar devido aos rendimentos e trabalho e isso eu entendo e é triste, mas ao ler a noticia tem um engenheiro informático a reclamar dos preços…….. É só ele arranjar uma empresa para trabalho remoto e ir para uma cidade mais afastada, a vida existe para além do centro de Lisboa ou o centro do Porto.

    Não me lixem… mas uma pessoa acima de 35 anos que ganha acima da média se quisesse uma casa conseguia bem poupar uns milhares. Se uma pessoa a receber acima da média não consegue poupar como é que alguém com o salario minimo sobreviveu?

    Eu sempre tive o sonho de ter uma casa minha e estive a trabalhar para isso, sacrifiquei muitas coisas que outras pessoas não sacrificam, já vi pessoas da minha idade a irem às Maldivas, Zanzibar, Nova Iorque e o crl e eu para férias de verão vou ao sul de Espanha de carro, poupo imenso nas viagens e cada euro poupado no fim deu a possibilidade de comprar uma habitação.

    Como já disse, são escolhas.

    **Venham os downvotes**

  5. Honestamente, acho que seja hora de procurar alternativas no interior do país.

  6. Algo de errado nao esta certo.

    +35 casal com rendimentos acima da média e nao conseguem comprar casa?

  7. Solução: ~~controlar rendas~~

    Aumentar salários. IRS progressivo, mas com limites mais altos para os escalões mais altos. Taxar os bens imóveis dos que são realmente ricos, não os que ganham 2k limpos por mês

  8. Take impopular:

    Alguns (e talvez bastantes) dos que não conseguem comprar casa é porque querem logo a casa de sonho como 1ª habitação e na zona perfeita, ora, se calhar convém abrir mão de alguns critérios senão a coisa fica difícil…

    Zona/casa perfeita não é para 1º habitação.

  9. Isto cheira a título click bait e rage bait.. Nem vou dar clicks a isso.

    Eu não tenho menos de 35 anos, nem a minha esposa, nem salário acima da média e consigo comprar casa.

    Portanto, o que está aqui em causa é o tipo de casa e o local. Obviamente que se eu quiser uma casa t4 à beira-mar, perto de um centro populacional, vou pagar caro. Ou no centro de cidades como Lisboa ou Porto

    Portanto, eles não devem conseguir comprar a casa de sonho que gostavam, mas isso 95% da população provavelmente também não consegue.

  10. Welcome to the fucking club….as opções são viver com os pais, arrendar ou ficar endividado durante 30/40 anos

  11. Se calhar estão a procurar casa em zonas que é para quem ganha ainda mais acima da média e compram como um casal. É altura de procurar noutros sítios ou pensar em construir.
    Problema da habitação em Portugal é o mesmo já do século passado, parece que finalmente vão começar a incentivar construção com políticas de médio prazo, aguardemos por mais pormenores, ou procure-se regiões/municípios onde são mais expeditos a promover mais construção.

  12. Um engenheiro informático e um programador. De certeza que nao fazem parte do clube que andam por aqui no Reddit a ganhar 5k ao mes, trabalhar 2 dias por semana e ainda mandam no patrao.

  13. Ok, sendo um pouco blunt mas vi as localizaçoes deles e sao todos de Lisboa ou Porto. Tambem gostava de viver em Lisboa que è onde trabalho e onde tudo acontece mas as vezes temos que tomar decisões e neste caso este pessoal tem que comprar caso noutro lado.

    Os preços estao bem altos, um deles è programador, nao deve ir quase ao escritorio, que compre fora da cidade.

    Eu recebia 1200 paus liquidos ha 3 anos e comprei casa. Juntei o que podia, pedi emprestado a quem podia e lá consegui e claro, fora de Lisboa.

    Basta sair do Algarve e grandes centros urbanos que se consegue encontrar coisas em conta. È preciso procurar e muito. Demorei um ano a comprar casa e devo ter visto umas 20.

  14. Dicas do Nando:

    * cancelem o spotify, a netflix e afins e recorram à pirataria
    * façam férias no campismo
    * façam as compras no lidl com a app lidl plus
    * tomem banho dia-sim dia-não
    * usem a roupa até estar a cair aos pedaços
    * aprendam a coser os buracos da roupa e pregar botões
    * NUNCA mas NUNCA vão comer fora (se não houver alternativa comam sopa com pão e peçam água del cano)
    * roubem fruta e legumes à noite nas hortas comunitárias
    * se estiverem numa relação comprem prendas em promoção com bastante antecedência e nunca por impulso
    * se terminarem a relação, guardem a prenda para a próxima tipa

  15. Vou apontar alguns problemas.

    1 – pouca gente sem medo de falar disto, “lei da oferta e da procura”.

    Estão a saturar o mercado com esta entrada em massa de pessoas. Sejam eles migrantes do 3o mundo a viver com a familía inteira num lugar pequeno, sejam ales americanos ricos, ao aumentar consideravelmente a procura, aumenta o valor da oferta.

    2 – Esta parte cabe a nós todos. Eu não conheço as pessoas da notícia, no entanto quero deixar um alerta para todos.

    Muitos jovens querem um telemóvel de mais de 1000€, férias 3x por ano, pagar uber, pagar um PT no ginásio, comer fora regularmente ou pedir um Glovo, festivais de verão, festa todas as semanas e depois não há dinheiro no banco para dar de entrada.

  16. Não sei como nesta altura do campeonato ainda há tanta gente que ainda não se pôs a andar.

  17. Não conseguem porque não querem.

    Definam objetivos e tentem cumprir. Se têm salários acima da média e não têm despesas fixas, desculpem lá mas conseguem.

  18. Um país que se sustenta de apoios nunca vai sair da cepa torta.

    Esta Geração está a ser estrangulada.

  19. Melhor ainda, usem a agua de lavar a mão e a louça para por na sanita. Assim poupam o autoclismo e o cheiro

  20. Há 2 anos nem os cidadãos com menos de 35 anos tinham condições 😎

  21. Sinceramente, eu sei que isto está mau, mas com 2 salários acima da média nacional, conseguem 100% comprar casa. Se quiserem uma casa no centro de Lisboa talvez seja impossível, não sei os preços que se praticam lá. Mas eu por exemplo ganho à volta de 1650 e comprei uma casa. Pago 550 por mês e até tinha a opção de pagar menos se quisesse um empréstimo para mais tempo. É um esforço mas claramente não é impossível. E com 2 a ganhar acima da média é completamente possível, a não ser que queiram comprar um palacete, e aí sim, não vão lá com ordenados ligeiramente acima da média.

  22. O maior problema de Portugal sao salários baixos e condizentes com direitos basicos como a habitação.

    Os últimos governos não tem sido capazes de resolver a situação e com certeza nao sera com este que teremos algum tipo de medida séria e corajosa para mudar o rumo das coisas. Afinal há o flagelo da amamentação fantasma para resolver.

  23. o 2nd caso sim é bom falar sobre, especialmente a precariedade dos bolseiros.

    O 1º e 3º são literalmente “skill issues”. Especialmente o emigrante que ganhava super bem mas nunca poupou, nunca quis comprar e agora está lixado porque não há casas para arrendar. Cheira-me a mim que sempre quiseram viver numa certa zona da cidade e não tinham capacidade para comprar. Tenho amigos que ganham metade facilmente que estes 2 e compraram um T2 a 20 minutos de Lisboa ano passado, antes da isenção e dos empréstimos a 100%

    O 2nd e o 4º são verdadeiros casos que devem ser noticiados. O 1º e o 3º o problema é outro.

  24. Infelizmente não vejo uma solução futura para o problema da habitação. O Governo do PS+Esquerda, deixou o país completamente de calças para baixo. No caso especifico da habitação, em 8 anos, não fez nada, nadinha de jeito para resolver o problema crescente da habitação, foram tudo medidas furadas, com os problemas a agravarem-se .

    Os apoios aos “jovens” até 35 anos, só fez disparar ainda mais os preços e quem está acima dessa faixa, ou já teve casa, está no lodo …

    Agora em 2025, a crise da habitação está em níveis dramáticos, mesmo no esgoto, e também o actual governo não consegue dar resposta. No entanto quaisquer medidas (assumindo que são boas), só vão começar a ter impacto anos após implementadas ( assumindo que não atropelam o direito privado ) .

    Em relação a possíveis alternativas, o engraçado é que as pessoas só falam das rendas altíssimas, nos centros de grandes cidades (Lisboa) …..

  25. Se ganhas acima da média, não vejo razão para não teres entrada para uma casa aos 35 anos. Eu tive de trabalhar mais 10 a 20 horas por semana, durante dois anos, para comprar o meu primeiro apartamento. Depois, com alguns melhoramentos e o mercado a funcionar, vendi esse apartamento e comprei uma casa pequena. Passados uns anos, vendi-a e comprei uma mais espaçosa para nós os quatro — basicamente, conforme a família foi crescendo.

    Mas claro jantares e take away eram poucos. Férias foram 6 boas e sempre ao barato. Carros, gastei 19mil. E agora é que não dá mesmo para muito com dois miúdos. Nunca recebemos ajudas monetárias de família. Tenho 42 anos.

    Venham os downvotes.

  26. Como resolver a crise da habitação num par de anos se os lobbies não mandassem no governo:

    – taxar fortemente casas que não sejam habitação principal (com excepções). Esqueçam as devolutas, muita burocracia associadas, tens uma casa e não usas, e despachar a colocar no mercado.
    – taxar a 100% a aquisição de casas (limitava às em segunda mão) por não residentes.(Não é permitido na EU Bla Bla Bla, claro que se houver vontade política é possível, e se parar a recente vaga de americanos já era uma grande ajuda)
    – isentar residentes na compra da primeira habitação de impostos e taxas independente da idade.
    – subia o iVa da hotelaria e da restauração para 23% ( com retorno da diferença em IRS ou SS para residentes como já foi feito no passado)
    – não permitir a construção de +hotéis em zonas com falta de habitação
    – acabar com o AL (ou limitar o número de noites por ano que um imóvel pode estar em AL como se faz em alguns países)
    – condicionar fortemente a imigração a quem vem para cá com contrato de trabalho em áreas de interesse para o país ou estudar.

    Com estas medidas reduzia a procura internacional, forçava-se as centenas de milhares de imóveis prontos a habitar nas mãos da especulação e do AL a ir para o mercado e em pouco tempo havia uma correcção dos preços quer na aquisição como no arrendamento.

  27. E não são só eles.

    Felizmente esse problema não é comigo, ainda sou estudante.

  28. Apesar de andar tudo muito caro eu acho que o pessoal também anda á procura de casarões em Lisboa, comecem com uma casas mais modesta em vez de irem logo para casas com piscina, garagem, jardim e quintal.

  29. Já experimentaram deixar de comer tostas de abacate?

  30. >35 anos, operador de laboratório de fotografia, Lisboa

    >”O preço é abaixo do valor de mercado, mas representa praticamente metade do meu salário. Pelos valores de mercado é que seria impossível para mim arrendar, mesmo gastando o meu salário todo. Tenho amigos que vivem em quartos, a pagar praticamente o mesmo que pago pela casa.

    Epa vou ser mauzinho.

    Os preços estão de doidos, mas se uma renda abaixo do valor de mercado lhe leva metade do salário, é sinal que não tem condições para (sobre)viver em Lisboa de todo.

    Há que cair na real e aceitar que ou troca de emprego ou de cidade, isto assumindo que não quer voltar a partilhar casa muito em breve.

  31. Eu tenho 34 anos e salário na média e consigo :O até sai mais barato que pagar renda.

    O que é que eles estão a fazer para não conseguir comprar casa em Portugal?

    Além disso a homeownership rate em Portugal é de 78.3% por isso uma grande parte dos adultos portugueses conseguiu comprar casa aparentemente.

    Será que estão à procura de casa em Portugal em geral? Ou à procura de casa na linha do estoril?
    É um bocado diferente lol

  32. Nelson, Mariana, Henrique e Nuno votaram em quem desde que podem votar?

  33. Mesmo à CNN… 4 maduros que recebem acima da média (que é baixa) não conseguem comprar casa sozinhos… uau…

    Comprei a minha há 20 anos e mesmo nessa altura também não conseguia comprar sozinho…

  34. Vejo muitos comentários a dizer que ganham menos do que os casos reportados no artigo e conseguiram comprar casa e os amigos também e que não faz sentido. Vou falar do meu caso.

    Ganho bastante acima da média. Desde 2017 que ando a pensar comprar casa e desde essa altura que não compro porque os preços estavam “insustentáveis” – Já em 2017 se falava que não era possível e que a bolha ia rebentar, que ninguém conseguia pagar os valores de renda pedidos e os empréstimos.

    As razões eram os vistos gold, a especulação imobiliária e a pressão que os brasileiros estavam a colocar no mercado.

    Ora quem como eu, não arriscou e preferiu esperar tem visto as coisas a piorarem imenso todos os anos. Rendas, empréstimos e os valores das habitações a duplicarem. Em 2017 comprava uma optima casa por 200/300k agora as mesmas casas/apartamentos andam nos 500+.

    Muitos dos que compraram, arriscaram não só pela possível desvalorização das casas (a bolha que ainda(?) não rebentou), mas também pelos créditos, muitas vezes irresponsáveis e no limite (ou até acima) da taxa recomendada de esforço. Até agora correu-lhes bem e quantos mais anos passam desde a compra, menor o risco. Mas correu bem porque a taxa de juro não aumentou tanto assim e a duração do aumento não foi assim tão grande. Também porque o estado se chegou à frente com ajudas e benefícios – a verdade é que a irresponsabilidade tem compensado.

    Os que compraram casa antes, se tivessem sido mais prudentes e esperado, se calhar agora já não o conseguiam fazer e estavam na mesma situação dos casos mencionados no artigo.

Comments are closed.