
E ainda há quem diga que as forças armadas não têm amigos nos órgãos de comunicação social.
Segunda-feira, dia 8 de novembro: [PJ faz 10 detenções e 100 buscas nas forças armadas por tráfico de diamantes e droga](https://www.dn.pt/sociedade/militares-portugueses-podem-ter-sido-usados-como-correio-em-trafico-de-diamantes-14298016.html).
Terça-feira, dia 9 de novembro: [Afinal foram 11 detenções, a operação chama-se Miríade, MDN e PR fazem declarações a defender o bom nome das forças armadas](https://expresso.pt/sociedade/2021-11-09-Lider-da-rede-de-militares-de-trafico-de-diamantes-e-um-dos-11-detidos-da-Operacao-Miriade-92f37c16).
Quarta-feira, dia 10 de novembro em diante: [Esqueçam lá o tráfico, agora só se fala sobre quando é que o PR foi informado e porque é que não foi mais cedo.](https://observador.pt/2021/11/10/operacao-miriade-rangel-quer-esclarecimentos-sobre-presidente-da-republica-nao-ter-sido-informado-do-caso/) Foi [uma desconsideração](https://www.dn.pt/politica/operacao-miriade-presidente-da-republica-nao-comenta-relacoes-com-o-governo–14306144.html)! Há que [fazer uma audição parlamentar, não sobre os crimes, mas sobre a investigação não ter sido comunicada ao Marcelo](https://expresso.pt/politica/2021-11-11-Operacao-Miriade-PSD-quer-ouvir-ministro-da-Defesa-no-parlamento-com-muita-urgencia-3351d74f). Estamos perante uma [crise constitucional](https://expresso.pt/sociedade/2021-11-10-Operacao-Miriade.-Nao-encontro-o-menor-fundamento-para-Marcelo-e-Costa-nao-terem-sido-informados-diz-constitucionalista-6bf3b39a)!
Diamantes? Drogas? Pelas Forças Armadas? Oh amigo isso agora não interessa nada.
7 comments
Agora só importa o Autovoucher.
É do interesse nacional que a nossa imagem no exterior como membro nas missões de “paz” das ONU não seja comprometida, daí a tentativa concertada de tentar que este caso seja esquecido e arrumado rapidamente.
Estou curioso sobre se vão ser tornados públicos os nomes das figuras públicas, empresários e diplomatas que recorreram a essa escumalha dos comandos para fazer lavagem de dinheiro.
As nações unidas em si estão a atravessar um momento extremamente complicado em termos de imagem e reputação, este caso, o caso recente das violações e abusos sexuais em África por parte de membros organização Mundial de saúde – https://www.bbc.com/news/world-africa-58710200
O crime e abusos são aparentemente generalizados entre as missões de paz, não só com militares portugueses.
Mas vão fazer uma auditoria para quê, se o próprio PR disse que ele não devia de saber da operação porque isso podia interferir com a investigação
O PR não tinha de ser informado, sobre um mero esquema de trafico, existe divisão de poderes em Portugal e o PR não faz justiça. Será que é informado quando há suspeita de desvios nas messes dos quartéis?
No entanto se fosse algo que ameaçasse a segurança nacional, claro que sim.
Por este caso isolado, devemos desmantelar todas as forças armadas portuguesas, tal como se fez com o SEF após aquele incidente! /s
Ainda ontem na RTP3 o que o Rui Rio achava escandaloso era o facto de o Marcelo não saber de nada porque escandalosamente o ministro da Defesa não passou a informação ao Costa, e o Costa escandalosamente não passou a informação ao Marcelo.
Parece que estamos a jogar ao telefone estragado.
Eu vou bater na mm tecla a justiça em Portugal é nula. Compadrios, nepotismo e afins estão semeados em toda a terra, desde que começaram a vêr certos países a fazerem comissões de inquérito que no parlamento por venha de lá aquela palha que se cria uma comissão de inquérito.Essas comissões de inquérito n saem barato pois no meu vêr são horas extraordinárias que os deputados estão a fazer e no fim ouve se “n me lembro” “n sei” e n se averigua nada e saem todos contentes com os bolsos cheios…continuo a achar mt estranho que se eu fizer um desfalque de milhões n tenha de ser obrigado a devolver nada, se assim acontece nunca é noticiado. A justiça é um circo em Portugal e para puderes vêr os palhaços tens de pagar.