
Boa Noite,
Isto é uma ideia que já tive no ano passado e queria explorar de forma mais seria este ano assim que todo este pesadelo acabe. Já comentei com várias pessoas e existe interesse na Geórgia mas não sei como atacar a situação de um ponto de vista europeu ou mesmo Português.
Background: A Georgia, como os paises de Leste, têm imensos cães e gatos vadios. Sim, literalmente estas a andar na cidade e passam dois labradores por ti a correr. Nos últimos anos, principalmente nas cidades principais, já não se ve tanto, mas os que existem estão já dentro do sistema e vacinados.
A minha ideia aqui era se fazia sentido criar um sistema de adopção facilitado para os animais entrarem na EU (claro já todos tratados, vacinados e se necessário capados).
É possível? Faz sentido num ponto de vista de adopção? Em termos legais é possível sequer?
Isto é algo para se ir fazendo, gostava de ter algo sólido no fim deste ano. Qualquer input era bom.
[https://imgur.com/a/qVCyBkp](https://imgur.com/a/qVCyBkp)
Obrigado,
15 comments
Só faltava agora cães imigrantes para roubar emprego aos nossos cães
Boa cria a tua ONG animal e vive disso.
Os nossos canis estão a abarrotar de animais sem dono e ainda queres ir buscar mais?
Nós já temos excesso de animais vadios e canis cheios, embora nobre não se enquadra para Portugal.
Tenta falar com a embaixada chinesa, eles devem agradecer. /s
Eu tinha tido uma ideia parecida há pouco tempo, mas era de adotar os gatinhos tugas que nascem todos os anos ao estrangeiro, tipo o UK ou assim, porque eles basicamente não têm gatos vadios, enquanto que nós temos um vulcão de bebés todos os anos.
Vais a qualquer terra deste país e os canis estão a abarrotar. Como é que seria plausível trazer animais da Georgia?
Falo de Portugal, mas deduzo que o resto dos países também não estejam muito melhores.
Começo por dizer: é muito bom ver pessoas que querem adotar animais vadios!
Já fiz voluntariado num canil no Porto. Estava totalmente a abarrotar, já não tinham espaço para mais cães. Inclusive tinham de rejeitar cães por falta de espaço. Havia tantos cães que acabavam por ter de os juntar em jaulas pequenas, que depois resultava em lutas e cães morrerem… A percentagem de adoção dos cães é super baixa (os bebés ainda são adotados, os mais velhos é mesmo difícil.. alguns cães passavam anos e anos no canil). Em Portugal ninguém quer adotar..
Isto para dizer: vai a um canil perto de ti e adota cá. Não precisas de trazer da Geórgia.
OP…. já tens muitos animais para adopção aqui em Portugal.
Deixa os problemas da Geórgia para a Geórgia nós já temos problemas que cheguem.
Com todo o respeito op, isto é das piores ideias que já li nos últimos tempos. Queres resolver um problema inexistente (dificultade para adotar animais em Portugal), criando uma solução caríssima, com uma pegada ecologica brutal (imagina o combustível gasto de propósito para trazer 7 cães em dias diferentes da semana, e quanto mais sucesso tivesses, maior seria o impacto), e para finalizar, pioras um problema esse sim, existente, que é o excesso de animais nos canis, nas ruas ao abandono. Por cada cão que importasses, era menos 1 a ser salvo dos nossos canis. Acredito que no resto da Europa não seja muito diferente. O facto de não se verem muitos animais na rua não significa que não haja uma super população de gatos e cars sem dono no país, significa apenas que existem canis que os guardam e ficam la anos e anos à espera de donos. E aqui vais encontrar outra dificuldade que é encontrar dados fidedignos que suportem a quantidade real de animais em cada país da UE para perceber onde faria sentido (se é que faria em algum) e onde não faria. Certamente sabemos que Portugal não seria de todo uma boa aposta mas isso é porque somos de cá e vemos as notícias todos os dias. Não tens propriamente uma estatística prática, generalizada e consensual sobre isso. Agora multiplica isso por todos os outros países da euroos. Desastroso. Esquece isso.
Edit: a tua única salvação para fazeres disso negócio é escolher apenas cães de raça pequenos la a preços muito baixos, e venderes então para a UE com margens de lucro significativas tendo em conta o preço a que irias conseguir os cães.
Apesar de nobre, como os restantes comentadores já disseram, os gatis e canis em portugal estão completamente cheios, principalmente pela lei (que eu concordo) de não poderem abater animais saudáveis.
Costumo ajudar uma associação que trata de gatos e posso dizer que a situação piorou desde o covid, as adopções e contribuições diminuiram.
Pah, vou ser aquele gajo.
Foda-se carradas de animais cá, canis a abarrotar e sem meios, milhares de animais à espera de adopção e tu queres ir buscar animais à Geórgia??
Não estamos a falar de pessoas, este problema é da Geórgia. Quanto muito podíamos ver o que é que podemos fazer para ajudar a Geórgia, mas que não passe por voluntariamente importar um problema que também cá há.
Imagina gastar dinheiro a ir buscar um cão vário à Geórgia…
[deleted]
Experimenta contactar o [Dogs of Portugal](https://dogsofportugal.com/about-us/) , eles fazem o que tu queres fazer, mas com cães Portugueses para a EU ( maioria para a Alemanha e países nórdicos se não me engano ), pode ser que se tiverem tempo te possam ajudar.
Quanto a traze-los para Portugal, como já deves ter percebido pelas outras respostas, esquece.
Anda buscar os da minha rua e depois podes pensar no crl dos gatos da Geórgia
Para Portugal é ridiculo – mas be por exemplo Dogs of Portugal mas isso de Portugal para o Norte e Centro da europa. Na Dinamarca todos os caes adoptados vêm de Portugal, romenia, servia, Grecia etc. Imago que isso ja de faca na Georgia tambem, e so pesquisar no google