
Relativamente a este assunto, há uns tempos que surgiram notícias deste tipo:
[https://www.dn.pt/cidades/cobranca-de-avisos-por-estacionamento-abusivo-no-porto-e-ilegal–11692751.html](https://www.dn.pt/cidades/cobranca-de-avisos-por-estacionamento-abusivo-no-porto-e-ilegal–11692751.html) \- “A cobrança de “avisos” pela concessionária do estacionamento no Porto é ilegal e até inconstitucional, dado que a autarquia não pode conferir à EPorto o poder de cobrar taxas, defende uma especialista em direito administrativo.”
[https://rr.sapo.pt/noticia/pais/2021/03/13/porto-cidadaos-recorrem-ao-tribunal-para-anular-estacionamento-pago/230278/](https://rr.sapo.pt/noticia/pais/2021/03/13/porto-cidadaos-recorrem-ao-tribunal-para-anular-estacionamento-pago/230278/) \- ” Promotores da ação popular entendem, também, que a EPorto, atual concessionária dos parquímetros, “não está autorizada para emitir coimas”, visto que os seus trabalhadores são “apenas controladores de estacionamento e não fiscais”. ”
Tendo falado com alguns amigos e colegas de trabalho, há gente dividida, pois alguns não têm pago esta acumulação de multas, enquanto que outros cumprem religiosamente o dever de colocar a moeda no parquímetro (ou através da app).
Qual a conclusão final? Estas empresas têm, de facto, uma atividade ilegal e portanto não vale a pena estar a pagar parquímetro nem multas?
O que é que costumam fazer?
4 comments
Inacreditável e surreal!
Um polícia confirmou-me, em conversa, que não vale a pena pagar multas de estacionamento desse genéro (parquímetros) porque as empresas que fazem a cobrança, não têm base legal para fazer essa cobrança.
O que eles podem fazer, é passar a multa à polícia e aí sim, a mesma pode ser cobrada. Eles vivem da maioria que paga para não se chatear.
Eu não pago nenhuma. Mas o que acontece é que há 3a multa a EPorto fala com a Polícia Municipal e pede para rebocar o carro. E aí já se paga 120€ para desbloquear o carro e a multa de estacionamento..
A ideia que tenho (pelo menos a última vez que li uma notícia sobre o assunto) é que, em Portugal, apenas havia 127 pessoas com o poder de multar, sendo que 125 eram da região de Lisboa.
Portanto, não é só no Porto que não se tem de pagar.
Quanto à tua questão, nunca recebi uma multa, mas pelo que ouvi dizer, se a leres com atenção, vais ver que em lado algum te fala em obrigação de pagar ou que é uma entidade com poder para tal.
Also:
https://www.reddit.com/r/porto/comments/r0gef4/multas_estacionamento_eporto/
Notícia de 2019:
[Em maio de 2016, a ANSR revelou que nenhuma concessionária do estacionamento na via pública pode fiscalizar o aparcamento indevido por ausência de regulamentação de uma lei de 2014. A ANSR acrescentou, na ocasião, que nenhuma empresa podia “exercer a atividade de fiscalização”, não podendo “levantar autos de contraordenação”.
Após este esclarecimento, a EPorto alterou o texto dos avisos deixados aos infratores, e retirou a referência à possibilidade de contraordenação caso a pessoa não salde o valor em dívida.](https://www.tsf.pt/portugal/economia/fiscais-de-parcometros-do-porto-sem-autoridade-para-fiscalizar-e-passar-autos-10954477.html)