A última semana de mercado será de grande agitação no universo azul e branco. Além de dossiês como os de Kiwior, em fase de conclusão, e de Rodrigo Mora, firme nas pretensões do Al Ittihad, há processos em marcha com vista ao reforço do plantel às ordens de Francesco Farioli e Rayan, prodígio do Vasco da Gama, é, nesta altura, um dos alvos da SAD do FC Porto. O extremo, de apenas 19 anos, motivou mesmo a apresentação de uma primeira proposta por parte dos dragões, a rondar os 17 milhões de euros, mas o clube do Rio de Janeiro prefere não abrir mão do jovem atleta e aponta a valores bem mais elevados.
Admar Lopes, diretor-geral do Vasco, assegurou na terça-feira, em conferência de Imprensa, que «não existe nenhuma negociação em curso» para a saída do jogador, dando a entender que a oferta portista foi ‘chumbada’. Ainda assim, A BOLA apurou que os vascaínos veem com bons olhos um eventual encaixe na ordem dos €25 M, pelo que será de esperar alguma elasticidade de parte a parte para que haja uma aproximação a breve prazo, até porque o mercado de verão encerra às 23h59 de segunda-feira em Portugal. O contrato de Rayan ‘só’ é válido até ao final de 2026, fator que pode jogar a favor do FC Porto, que estuda o próximo passo a dar, sem descartar outros alvos identificados pela estrutura.
Internacional pelo Brasil nos escalões jovens — conquistou o Sul-Americano de sub-20 este ano —, Rayan é apontado há muito como um dos talentos mais entusiasmantes do futebol canarinho. Atualmente, pela época que tem feito no Vasco da Gama, já é visto como uma certeza, sendo dono de uma grande margem de progressão. Desde o início de 2025 e contabilizando todas as competições, leva 10 golos e uma assistência em 36 jogos pelo emblema cruz-maltino.
Dono de explosividade e de uma compleição física assinalável — mede 1,85 metros de altura — Rayan, canhoto, atua preferencialmente como extremo-direito. Ora essa é, precisamente, uma das posições que André Villas-Boas e a estrutura portista identificaram como necessitada de retoques, mas o atacante oferece ainda outras soluções. O jovem sente-se à vontade no papel de segundo avançado e até como ponta de lança, pelo que pode funcionar como arma para Farioli em várias frentes.
Identificado pelo FC Porto há vários meses, os dragões procuram agora e forma contundente antecipar-se a vários clubes da primeira linha do futebol europeu na corrida pelo atacante. O Sporting chegou a ser associado ao nome do jogador e, recentemente, o AC Milan terá feito uma sondagem por Rayan. Antes, já Barcelona e Lyon tinham demonstrado interesse no jogador que, em 2022, deu-se a conhecer com impressionantes 29 golos marcados em 34 partidas pela equipa de sub-17 do Vasco da Gama.
No Corinthians-Vasco da Gama de domingo, um momento protagonizado por Rayan e pelo treinador dos cariocas, Fernando Diniz, tornou-se viral. Com a equipa vascaína em desvantagem no marcador, o técnico brasileiro deu, junto ao banco de suplentes, um puxão de orelhas ao alvo do FC Porto, decifrado ao detalhe por um especialista em leitura labial.
«É para pressionar e voltar! Você vai fazer golo de quê? Você vai dar é contra-ataque!», disparou Diniz, visivelmente irritado. Após o apito final, o homem do leme vascaíno justificou a reprimenda. «Quando a bola entra, jogamos com a linha mais alta, então fica mais aberto. O lateral tem que saltar mais rápido, a linha tem de correr e o Rayan tem de estar mais próximo para voltar. Não fizemos nada disso. Houve três erros nesse golo», justificou, em alusão ao 1-0 do Corinthians. O Vasco acabou por sair derrotado, por 3-2, mas Rayan até marcou o segundo tento do emblema visitante.