[Source 1](https://ominho.pt/patroes-do-minho-aprovam-ideia-de-ligar-braga-barcelos-guimaraes-e-famalicao-de-metro/), [Source 2](https://observador.pt/2022/04/19/barcelos-braga-famalicao-e-guimaraes-querem-ligacao-por-metro-de-superficie/)

E que tal usar a cabeça, ter noção das coisas? Mas estes gajos já alguma vez fizeram Estádio do Dragão – Póvoa de Varzim para saberem a viagem miserável que é? São cerca de 30km de linha que demora perto de 1h a fazer em serviço expresso, no normal ainda é pior. Dá qualquer coisa como 30km/h de velocidade média, patético.

[E que tal ligar o ramal que termina em Guimarães à linha do Minho em Barcelos](https://imgur.com/a/20fCWVE), passando por Braga, e fazer um Loop Completo entre todas as cidades? E ainda incluímos Vizela à mistura. Aproveita-se metade da infraestrutura e não temos de fazer nada do zero.

# Comboio

Prós | Contras
—|—
Utilização do Material Circulante já existente | Investimento inicial maior
Utilização das oficinas já existentes | Maior disrupção no terreno (Expropriações)
Reutilizar linhas existentes |
Serviço muito mais rápido e com menos estações |
Alimentação AC requer menos sub estações para energia |
Utilizar para carga em off peak e retirar camiões da estrada |

# Metro

Prós | Contras
—|—
Menos disrupção no terreno, pode desviar-se mais facilmente de obstáculos | Comprar material circulante novo
Mais barato por km, sem considerar aquisição de novo material e oficinas | Construir oficinas de manutenção novas
| Construir toda a linha do zero
| Serviço Lento e desconfortável
| Alimentação DC requer muito mais sub estações
| Não pode ser utilizado para carga

Querem construir metro de Superfície? Construam-no em Braga, ridículo como aquela cidade ainda não tem mais que meros autocarros que ficam presos no transito.

A única vantagem que eu vejo no metro de superficie é ter a flexibilidade de fazer curvas mais apertadas e ter inclinações mais agressivas, mas isso é porque aquilo é para andar a baixas velocidades dentro de uma cidade. Eu sou de Barcelos e não quero isto porque sei ver que não é a solução que resolve o problema. Em vez disso vão enterrar rios de dinheiro num sistema que não vai ser funcional só para poderem dizer que a cidade tem metro. Mentalidades pequenas, até mesmo para Braga.

Espero que haja bom senso e não deixem isto andar para a frente. Mas digam aí vossa opinião, posso estar errado.

20 comments
  1. A ligaçao do metro à Povoa de Varzim é na prática igual ao antigo comboio que andava por cima da mesma linha. Já era lento e desconfortavel antes.

  2. Não perdias nada em fazer essa sugestão às entidades responsáveis por essa obra.

    Concordo completamente contigo.

  3. Acho que também se deve ter em conta o real propósito deste empreendimento: 1) é para permitir que as pessoas se desloquem entre as cidades no menor tempo possível? 2) é permitir às pessoas vivam nas cidades e nas imediações das linhas que se desloquem para estas cidades com maior facilidade (ou em alternativa aos transportes que já existem)?

    A meu ver creio que é mais fácil construir uma estação de metro do que uma estação de comboio. Daí que se optarmos por 1), o comboio faz todo o sentido. Mas se optarmos pela 2), talvez se justifique o metro.

    De qualquer forma, é sempre bom haver mais que um ponto de vista nestas coisas.

    Eu diria para submeteres a tua sugestão à(s) câmara(s) municipais ou até participares numa assembleia municipal para expores o teu ponto de vista.

    Off-topic: não te esqueças de aproveitar a festa das Cruzes!

  4. Eu diria que a aposta deveria ser a ligação ferroviária entre Braga e Guimarães direta antes disto.

  5. E quem mora mais a norte da Póvoa (Esposende, Barcelos, Braga, Viana …), trabalha na Maia ou em Vila do Conde, e ao usar o comboio tem de ir à Campanhã para depois vir para trás e gastar o dobro do tempo que gastaria se houvesse uma ligação direta, ou uma solução para que não se tivesse de andar às voltas?

    A minha namorada não tem carro nem gosta de conduzir, trabalha em Mindelo e vivemos em Barcelos. Para ir para o trabalho (2x/semana, por causa do teletrabalho) precisa de apanhar o comboio de Barcelos para a Campanhã, depois vem para trás de metro e gasta mais de 1h e meia quando poderia gastar 45min ou menos.

    Acho incrível que não haja solução para um problema que tanta gente enfrenta, e quem for de Braga tem de fazer o mesmo, caso não tenha carro.
    Eu sei que há autocarros mas a frequência dos mesmos é pouca.

    Em relação ao metro de superfície, enfim, é a coisa mais lenta do mundo, apesar de ser relativamente novo. Não faz sentido demorar-se 1h num percurso de 15 a 20km.

  6. O Metro de superfície “Tram” não tem de andar a 30km/h. Pode muito bem andar a 50-80 o que é perfeito o que é perfeito para as viagens de cerca de 20-25km que separam as 4 cidades.

    > Querem construir metro de Superfície? Construam-no em Braga, ridículo como aquela cidade ainda não tem mais que meros autocarros que ficam presos no transito.

    Está em projeto

  7. Sou só eu ou confundiste um bocado os prós do metro? “Serviço Lento e desconfortável”, por exemplo.

    Seja como for, não percebo nada do assunto para dizer qual é ou não a melhor opção. O facto é que precisa de haver mais ligação entre todas estas cidades, entre as quais muita gente se desloca diariamente. Se é para tirar carros da estrada, melhorar a qualidade de vida das pessoas, tem de haver investimento em transporte público e ponto final.

    E na muche relativo ao trânsito de Braga. Não sei quanto a metro de superfície, mas umas linhas de elétrico, que a cidade já teve inclusive, não poderiam ser também maneira de tirar mais carros da estrada?

  8. Na minha opinião ficava mais “barato” e talvez mais eficiente uma linha de comboio que ligasse Guimarães a Barcelos via Braga e uma ligação entre a Trofa ou Famalicão à PVZ.

  9. Acho que te estás a esquecer de Vila Verde.

    Muito do trânsito de Braga é por causa do pessoal que lá mora.

    O metro parece mais flexível. Se todas as cidades o tiverem, as vantagens são óbvias (alternativa aos restantes transportes públicos, principalmente em Braga, que são absolutamente lentos e incómodos para os restantes transeuntes) as ligações inter-cidades são somente um ramal extra.

    Não percebo nada a nível técnico e de velocidades, mas não seria possível aumentar a velocidade nessas ligações inter-cidades?

    E deves conhecer com certeza a ligação de comboio Braga-Famalicão-Porto

    Mais de uma hora para chegar ao Porto. Não seria ainda mais caótico se misturassem mais linhas?

  10. Metro ou comboio, algo tem de ser feito. Chegamos a 2021 sem qualquer ligação ferroviária entre Braga e Guimarães. Estes três concelhos, em especial o triângulo Braga – VNF – Famalicão, tem uma densidade populacional muito significativa e aglomerados populacionais que se estende quase de forma contínua entre os respetivos centros.

  11. E o pessoal do costume? Onde vai mamar?..Sou de Braga, cidade dos ‘ empreiteiros’ e afins…e até sou daqueles que só vê mais valias entre um melhor e mais rápido acesso entre sobretudo Braga e Guimarães ( pólos da U.M., etc) mas o bairrismo predominante aqui na zona ainda continua a ser um entrave ao desenvolvimento da região. Para uns espanhóis, para outros marroquinos.. Enfim..

  12. Deste o exemplo do Metro do Porto na ligação à Póvoa. Mas isso é ser optimista. É bem provável que fosses ter um Metro Mondego 2.0.

  13. Alguém que me explique, que não sou da AMP e só usei o metro dentro da cidade do Porto umas duas vezes, onde é que acham que devia acabar a linha vermelha do metro e passar a usar-se ferrovia pesada? Na Senhora da Hora? Perto do Aeroporto?

  14. Pa ja usei muito o metro da povoa que trabalhei na campanha ums 3 anos, nao descreveria a viagem como miseravel, como vais de uma ponta da linha a outra tems sempre lugar sentado mesmo em tempo de ponta. Admito que nao sou o mais expriente em comboios, mas sendo que o comboio tambem pararia nas mesmas paragems, tinha assim tanta difrença em velocidade?

  15. para quem não é da zona vou deixar alguns números

    distrito de Braga: 846k habitantes

    – Barcelos: 124k;
    – Braga: 176k;
    – Famalicão: 134k;
    – Guimarães: 162k;

    viagens de comboio tempo médio:

    Qualquer das cidade – Porto: -1h; distância +60km

    – Braga – Guimarães: entre 1:20 a + 2h; distância +25km
    – Braga – Barcelos: -1h a +2h; distância +20km
    – Barcelos – Guimarães: +2h; distância: +40km

    todos obrigam a trocar de comboio.

    de referir que as 4 cidades partilham infraestruturas da UM tendo Barcelos um politécnico (IPCA) que está inserido na UM. Culturalmente também tem parcerias como o Quadrilátero.

    De referir também que o distrito de Braga é o distrito mais jovem de Portugal

  16. Porque não ligação direta de comboios urbanos Braga – Guimarães (passando por Famalicão) e Braga – Viana do Castelo (passando por Barcelos).

Leave a Reply