E depois os toureiros pedófilos do Chega iam pegar o quê? Ah, espera…
É cultura e tradição, vocês não percebem. O meu avô era touro e passava a vida a tentar matar gajos que se metiam com ele
Mais cedo do que tarde chegará o fim das touradas, primeiro em Portugal do que em Espanha.
Há cada vez menos dinheiro, os custos são cada vez mais altos.
Está demasiado entranhado na economia e cultura de uma parte significativa de Portugal. Para mim acabavam amanha, mas n é realista… vai ter de ser ao poucos e já vamos nesse caminho. É ter paciência …
Aí vem a malta da extrema esquerda com eles agucados……fugam para a direita
Podiam começar por acabar com os apoios com dinheiro público que servem para andar a sustentar fidalgos de sangue azul. Se é uma coisa assim tão portuguesa, de certeza que se sustentará por si própria
Isto ainda rola? Deixem o miúdo descansar em paz, quem anda no mundo dos toiros sabe perfeitamente o risco que corre.
As touradas vão continuar, eu sei que isto magoa muita gente mas olhem é lidar. Nem no tempo da geringonça com pan e bloco de esquerda no governo as touradas acabaram, não é agora que as novas gerações são cada vez mais conservadoras que vão acabar.
Sim aos toiros, um animal incrível, imponente e lindo, que vai ao combate de livre vontade.
a culpa é claramente das tábuas. novo decreto lei obriga ao uso de colchões a almofadar a zona de colheita.
/s
Eu acho que há uma diferença entre acabar e adaptar.
Acho que a parte de abater e ter o animal em agonia é uma estupidez, mas acho que a parte em que o animal manda os gajos a voar, até tem alguma piada. Tal com as largadas, ver gajos a correr e apanhar com um touro nos cornos tem sempre piada.
Podiam muito bem proibir o que requer maus tratos aos animais nas touradas.
a tourada devia de acabar, mas não devido á morte do forcado.
os forcados têm escolha em meter-se á frente de um animal de 400KG, os touros não têm escolha.
Zero pena do miúdo. A desafiar um animal que já estava mutilado com o espetos metálicos enfiados no lombo e a sangrar? Fuck him!!
Presumo que a conclusão do inquérito diga qualquer coisa como: “a prática de se colocar á frente de um touro não é muito saudável para o corpo humano”.
Se acaba porque morreu o forcado, podem já acabar com Rallys, desportos de combate, ciclismo, etc…
Quem se mete à frente do toiro sabe os riscos…
Quero é ver bom futebolehomem
Não gosto de touradas, e sou contra a proibição, acho que o estado não tem que andar a proibir este tipo de coisas.
O que se deve fazer é acabar com tudo o que é apoios de dinheiro público….depois disso ou aquilo tem público e nesse caso eles que sustentem o negócio, ou não tem e aquilo acaba…..como nos últimos anos já houve touradas canceladas no campo pequeno por fraca venda de bilhetes não é difícil adivinhar qual seria o resultado.
Primeiro isso nem deveria ser considerado “Cultura” e segundo, sem ser Portugal só conheço Espanha para dar tanta importância a um “desporto” do século XIX que só agrada à burguesia falida ou aos rebarbados.
O Monte Negro preocupou-se em eliminar o ministério da cultura mas isto, ele deixa continuar na boa..
Em que locais populosos as touradas ainda existem? Na AML, existe o campo pequeno, mas depois acho que só há mais uns 3 sitios que ainda são usadas as praças, dois sítios que com o êxodo de Lisboa devem ter mais gente de fora a viver nos últimos anos (montijo, Alcochete) e depois dois sitios que talvez se mantenham estáveis (Vila fraca e Moita), de resto são praças ao abandono (Setúbal). Está a escapar-me algo? Será que onde persistem as coisas vão mudar com a “gentrificação”?
Os gladiadores também eram tradição, porque é que isto ainda é?
Vêm já aí os defensores dos abusos animais tentar desconversar com a falácia do espantalho e whataboutismos do mais ridículo que possam imaginar. Tive o desprazer de ler uma crónica no expresso de um energúmeno que comparava tourada com surf. Outra coisa a que acho muita piada é que não se vêm como subsídio dependentes mas também não querem deixar de mamar na teta do estado. Enfim, o que esperar de gente que acha que é bravura violentar um animal que já está em desvantagem? Pena que não comecem a morrer às dezenas neste triste espectáculo. Era fazer um referendo e acabar com esta merda de uma vez por todas.
Já fui ‘aficionado’. Já passaram uns anitos. Olhando para o bicho, 695kg na altura era de notar. Qualquer coisa acima de 610 já um gajo se metia em sentido para o ver sair.
Não tive bem a olhar para todos os integrantes do grupo um a um. Vi a pega e umas fotos. Não sou nenhum expert, já gostei e já passou. Mas quando meto os dois lado a lado, parece-me abuso. Arriscado demais.
Foi uma tragédia o que aconteceu, mas o rapaz sabia os riscos que corria e só se meteu lá porque quis.
Agora, os apoios estatais à atividade deviam acabar e hoje mesmo. IVA a 6%, por exemplo. Não é uma atividade essencial para ter IVA de serviço essencial.
O que é que estes subsídio dependentes depravados querem mais? Um inquérito para concluir que se por a frente de um touro não é saudável?
Vão questionar o touro por ter usado os cornos e a sua força impulsiva da corrida contra o forcado, dado que o forcado apenas estava a fazer o seu trabalho, e não merecia tal desfecho /s
Já dizia o outro, comam gelados com a testa que parece menos mal
Espero que os filhos deste touro sigam a tradição do pai.
“Desporto” estupido e ultrapassado como os gladiadores
Não gosto das touradas e acho que vêm de uma parte violenta humana primativa que não precisamos mais.
mas os conentários aqui são um pouco incredulos, especialmente ao sofrimento de animal. Vocês sabém em que condicões vive 90% da voça carne? Se voces tivessem uma chance de nascer com um touro bravo ou uma vaca, e soubessem as condiçoes de cada um 99% das vezes escolhiam nascer como un touro que vai para a tourada.
Não sou vegan mas não vamos começar a armar que isto é um crime de imensas propoções aos touros, quando maior parte de nós lida a morte de dezenas de animais cada ano que nascem numa jaula, apertados e após dois anos são lidados por um corredor pequeno, apontados com uma pistola de pressão à nuca e morrem. Touro bravo cresce ao ar livre é tratado bem e quando é posto à tourada pelo menos têm a chance de matar o seu predador e viver, não é dificil saber qual é melhor.
A tourada é desprezivel porque é puramente violenta, mas esta maneira de falar como se fosse um crime de propoçoes gigantes quando nós todos fazemos pior aos animais que comemos é estranho, a unica diferença com nosco é que faz parte do ciclo da vida.
Vou só deixar aqui o lembrete do costume de que a tortura e morte desnecessárias de um animal para prazer do Homem é tão eticamente reprovável se acontecer numa arena quanto se acontecer num matadouro para acabar no vosso prato. Ninguém aqui precisa de comer produtos animais e essa escolha tem por base a mesma lógica das touradas: é cultural e da-vos prazer
Odeio as touradas, mas sou contra a proibição.
O que não consigo concordar é os constantes maus tratos a animais e não mudarem as regras ou fazerem adaptações para não acontecerem tragédias deste tipo.
Acalmavam os ânimos sejam anti ou pró touradas.
Eu vejo F1 desde miúdo e tenho noção de que é um desporto ainda com algum perigo, mas nada a ver com o que era nos anos 60 e 70. A diferença é que foram reformulando para diminuir tragédias.
As touradas não fazem isso. A morte deste miúdo para mim é em vão. É isso o que não consigo compreender.
Agora andarem a celebrar a morte do miúdo como muitos comentários que já li, é errado e não estão a ser melhores que os aficionados.
E o que sou contra é as touradas serem financiadas com dinheiro público. Porque afinal de contas, há muito aficionado que não se importa de ver teatros, cinemas e outros espaços culturais a fechar, espaços esses que tentam sobreviver sem dinheiro público. Para mim, isso é hipocrisia.
Ontem já era tarde! Incrível como uma barbaridade destas é considerada arte e cultura.
Em relação aos forcados, consigo reconhecer algum valor (e extrema bravura), mas ainda assim estou longe de apoiar tal actividade. Ironicamente são estes os que menos recebem (quando recebem, pelo pouco que sei). A maior parte do dinheiro vai para os cavaleiros (pagos a preço de ouro) e para as ganadarias, que são sempre herdades enormes com donos bastante abastados. A meu ver enquanto continuar a entrar dinheiro (do estado e bilheteiras), a coisa vai continuar… E gostava de estar enganado, mas cheira me que é algo que não vai acabar tão depressa. Resta haver esperança mas gerações vindouras. Que tenham mais noção e empatia.
E a afluência nas touradas parece me ser meio cíclica e aleatória. Já li notícias a relatar a tal quebra, e passado uns dias/semanas ver fotos de praças cheias, ou quase (tão triste e preocupante ver crianças a assistir a este espectáculo. Nunca vou perdoar o meu pai por me ter levado a uma, quando era miúdo lol).
Ps: largadas idem. Pqp! Só serve para os machões e bêbados irem para lá stressar o animal
Se eu perguntar a pessoas que querem acabar com a tourada (o que eu concordo), se querem acabar com o tabaco, ai a coisa muda de figura na maior parte das vezes!
Estas modernices dos touros… no meu tempo a tradição era lançar cristãos aos leões.
Estragam tudo com estas coisas modernas em vez de manter as tradições.
Este discurso de ódio só revela que vamos ter mais ódio em outras áreas…. As touradas vão acabar por acabar e não é porque alguns abutres querem o fim das touradas ! As touradas podem acabar por haver uma mudança estrutural na cultura e na sociedade é simples… Faz parte da ordem natural das coisas e deviam respeitar sem ódios…pode acontecer que exista um sítio ou outro em Portugal que se mantenham, o que também é perfeitamente natural. Abracem a diferença e respeitem se … Porque igualdade no ódio só se chega lá por via de ditaduras.
para quê este inquérito inútil?????
As câmaras andam a comprar bilhetes para distribuir pela população, para parecer que as praças continuam cheias pelas pessoas comprarem bilhetes. A de Santarém gastou 50 mil euros do erário público em compra de bilhetes para distribuir aos municipes e ninguém se choca com isto.
Monárquicos 🤝 Vicente 🤝 Chega
**Tauromaquia good actually**
Felicidades e saúde
Não sou fã de touradas (apesar de gostar de ver a irem pelo ar como bonecos dos testes de colisão) mas não acho que deva ser proibido.
As touradas são uma tradição que está a perder força e não vejo a ter sucesso nas futuras gerações, que têm uma preocupação cada vez maior com os direitos dos animais.
Vai ser uma coisa que vai apelar a uma franja ainda mais reduzida da sociedade.
Todos os que lá estavam a assistir tem culpa na morte do forcado uma vez que pagam tanto para ver um animal sofrer como para meter á prova a vida de um ser humano.
NOTÍCIA: GOVERNO ABRE UM INQUÉRITO PARA SABER A CAUSA
CAUSA: PORQUE AS TOURADAS TÊM DESTA COISA…
QUEM VOTOU A FAVOR DA CAUSA SE PERPETUAR : QUEM CONSTITUI O PRÓPRIO GOVERNO a ADEGA (CDS, PSD, CHEGA)…
ESTES GAJOS TÊM MERDA NA CABEÇA… ESTAMOS FODIDOS!!
Eu gosto de touradas, lembro-me quando fui quando era pequeno com os meus avós, talvez volte a ir a um dia mas mesmo assim prefiro largadas
Devia acabar pois além dos touros matarem e triste ver os animais fazendo isso todo o ano maaais pelo menos e legal
Vai acabar rally ciclismo f1 e tudo mais então?
Vão prender o boi?
O Ministério Público não tem nada mais importante para fazer? Morrer nos cornos de um touro faz parte da tal tradição medieval e bárbara que os defensores desta triste atividade tanto gostam de referir. É lidar.
Já que são homenzinhos de enfrentar um bicho de 600kg também são homenzinhos de arcar com as consequências… Infelizmente foi o caso… Morte desnecessária… Talvez os pais deste rapaz tenham mudado de ideias em relação a este circo que são as touradas…
47 comments
E depois os toureiros pedófilos do Chega iam pegar o quê? Ah, espera…
É cultura e tradição, vocês não percebem. O meu avô era touro e passava a vida a tentar matar gajos que se metiam com ele
Mais cedo do que tarde chegará o fim das touradas, primeiro em Portugal do que em Espanha.
Há cada vez menos dinheiro, os custos são cada vez mais altos.
Está demasiado entranhado na economia e cultura de uma parte significativa de Portugal. Para mim acabavam amanha, mas n é realista… vai ter de ser ao poucos e já vamos nesse caminho. É ter paciência …
Aí vem a malta da extrema esquerda com eles agucados……fugam para a direita
Podiam começar por acabar com os apoios com dinheiro público que servem para andar a sustentar fidalgos de sangue azul. Se é uma coisa assim tão portuguesa, de certeza que se sustentará por si própria
Isto ainda rola? Deixem o miúdo descansar em paz, quem anda no mundo dos toiros sabe perfeitamente o risco que corre.
As touradas vão continuar, eu sei que isto magoa muita gente mas olhem é lidar. Nem no tempo da geringonça com pan e bloco de esquerda no governo as touradas acabaram, não é agora que as novas gerações são cada vez mais conservadoras que vão acabar.
Sim aos toiros, um animal incrível, imponente e lindo, que vai ao combate de livre vontade.
a culpa é claramente das tábuas. novo decreto lei obriga ao uso de colchões a almofadar a zona de colheita.
/s
Eu acho que há uma diferença entre acabar e adaptar.
Acho que a parte de abater e ter o animal em agonia é uma estupidez, mas acho que a parte em que o animal manda os gajos a voar, até tem alguma piada. Tal com as largadas, ver gajos a correr e apanhar com um touro nos cornos tem sempre piada.
Podiam muito bem proibir o que requer maus tratos aos animais nas touradas.
a tourada devia de acabar, mas não devido á morte do forcado.
os forcados têm escolha em meter-se á frente de um animal de 400KG, os touros não têm escolha.
Zero pena do miúdo. A desafiar um animal que já estava mutilado com o espetos metálicos enfiados no lombo e a sangrar? Fuck him!!
Presumo que a conclusão do inquérito diga qualquer coisa como: “a prática de se colocar á frente de um touro não é muito saudável para o corpo humano”.
Se acaba porque morreu o forcado, podem já acabar com Rallys, desportos de combate, ciclismo, etc…
Quem se mete à frente do toiro sabe os riscos…
Quero é ver bom futebolehomem
Não gosto de touradas, e sou contra a proibição, acho que o estado não tem que andar a proibir este tipo de coisas.
O que se deve fazer é acabar com tudo o que é apoios de dinheiro público….depois disso ou aquilo tem público e nesse caso eles que sustentem o negócio, ou não tem e aquilo acaba…..como nos últimos anos já houve touradas canceladas no campo pequeno por fraca venda de bilhetes não é difícil adivinhar qual seria o resultado.
Primeiro isso nem deveria ser considerado “Cultura” e segundo, sem ser Portugal só conheço Espanha para dar tanta importância a um “desporto” do século XIX que só agrada à burguesia falida ou aos rebarbados.
O Monte Negro preocupou-se em eliminar o ministério da cultura mas isto, ele deixa continuar na boa..
Em que locais populosos as touradas ainda existem? Na AML, existe o campo pequeno, mas depois acho que só há mais uns 3 sitios que ainda são usadas as praças, dois sítios que com o êxodo de Lisboa devem ter mais gente de fora a viver nos últimos anos (montijo, Alcochete) e depois dois sitios que talvez se mantenham estáveis (Vila fraca e Moita), de resto são praças ao abandono (Setúbal). Está a escapar-me algo? Será que onde persistem as coisas vão mudar com a “gentrificação”?
Os gladiadores também eram tradição, porque é que isto ainda é?
Vêm já aí os defensores dos abusos animais tentar desconversar com a falácia do espantalho e whataboutismos do mais ridículo que possam imaginar. Tive o desprazer de ler uma crónica no expresso de um energúmeno que comparava tourada com surf. Outra coisa a que acho muita piada é que não se vêm como subsídio dependentes mas também não querem deixar de mamar na teta do estado. Enfim, o que esperar de gente que acha que é bravura violentar um animal que já está em desvantagem? Pena que não comecem a morrer às dezenas neste triste espectáculo. Era fazer um referendo e acabar com esta merda de uma vez por todas.
Já fui ‘aficionado’. Já passaram uns anitos. Olhando para o bicho, 695kg na altura era de notar. Qualquer coisa acima de 610 já um gajo se metia em sentido para o ver sair.
Não tive bem a olhar para todos os integrantes do grupo um a um. Vi a pega e umas fotos. Não sou nenhum expert, já gostei e já passou. Mas quando meto os dois lado a lado, parece-me abuso. Arriscado demais.
Foi uma tragédia o que aconteceu, mas o rapaz sabia os riscos que corria e só se meteu lá porque quis.
Agora, os apoios estatais à atividade deviam acabar e hoje mesmo. IVA a 6%, por exemplo. Não é uma atividade essencial para ter IVA de serviço essencial.
O que é que estes subsídio dependentes depravados querem mais? Um inquérito para concluir que se por a frente de um touro não é saudável?
Vão questionar o touro por ter usado os cornos e a sua força impulsiva da corrida contra o forcado, dado que o forcado apenas estava a fazer o seu trabalho, e não merecia tal desfecho /s
Já dizia o outro, comam gelados com a testa que parece menos mal
Espero que os filhos deste touro sigam a tradição do pai.
“Desporto” estupido e ultrapassado como os gladiadores
Não gosto das touradas e acho que vêm de uma parte violenta humana primativa que não precisamos mais.
mas os conentários aqui são um pouco incredulos, especialmente ao sofrimento de animal. Vocês sabém em que condicões vive 90% da voça carne? Se voces tivessem uma chance de nascer com um touro bravo ou uma vaca, e soubessem as condiçoes de cada um 99% das vezes escolhiam nascer como un touro que vai para a tourada.
Não sou vegan mas não vamos começar a armar que isto é um crime de imensas propoções aos touros, quando maior parte de nós lida a morte de dezenas de animais cada ano que nascem numa jaula, apertados e após dois anos são lidados por um corredor pequeno, apontados com uma pistola de pressão à nuca e morrem. Touro bravo cresce ao ar livre é tratado bem e quando é posto à tourada pelo menos têm a chance de matar o seu predador e viver, não é dificil saber qual é melhor.
A tourada é desprezivel porque é puramente violenta, mas esta maneira de falar como se fosse um crime de propoçoes gigantes quando nós todos fazemos pior aos animais que comemos é estranho, a unica diferença com nosco é que faz parte do ciclo da vida.
Vou só deixar aqui o lembrete do costume de que a tortura e morte desnecessárias de um animal para prazer do Homem é tão eticamente reprovável se acontecer numa arena quanto se acontecer num matadouro para acabar no vosso prato. Ninguém aqui precisa de comer produtos animais e essa escolha tem por base a mesma lógica das touradas: é cultural e da-vos prazer
Odeio as touradas, mas sou contra a proibição.
O que não consigo concordar é os constantes maus tratos a animais e não mudarem as regras ou fazerem adaptações para não acontecerem tragédias deste tipo.
Acalmavam os ânimos sejam anti ou pró touradas.
Eu vejo F1 desde miúdo e tenho noção de que é um desporto ainda com algum perigo, mas nada a ver com o que era nos anos 60 e 70. A diferença é que foram reformulando para diminuir tragédias.
As touradas não fazem isso. A morte deste miúdo para mim é em vão. É isso o que não consigo compreender.
Agora andarem a celebrar a morte do miúdo como muitos comentários que já li, é errado e não estão a ser melhores que os aficionados.
E o que sou contra é as touradas serem financiadas com dinheiro público. Porque afinal de contas, há muito aficionado que não se importa de ver teatros, cinemas e outros espaços culturais a fechar, espaços esses que tentam sobreviver sem dinheiro público. Para mim, isso é hipocrisia.
Ontem já era tarde! Incrível como uma barbaridade destas é considerada arte e cultura.
Em relação aos forcados, consigo reconhecer algum valor (e extrema bravura), mas ainda assim estou longe de apoiar tal actividade. Ironicamente são estes os que menos recebem (quando recebem, pelo pouco que sei). A maior parte do dinheiro vai para os cavaleiros (pagos a preço de ouro) e para as ganadarias, que são sempre herdades enormes com donos bastante abastados. A meu ver enquanto continuar a entrar dinheiro (do estado e bilheteiras), a coisa vai continuar… E gostava de estar enganado, mas cheira me que é algo que não vai acabar tão depressa. Resta haver esperança mas gerações vindouras. Que tenham mais noção e empatia.
E a afluência nas touradas parece me ser meio cíclica e aleatória. Já li notícias a relatar a tal quebra, e passado uns dias/semanas ver fotos de praças cheias, ou quase (tão triste e preocupante ver crianças a assistir a este espectáculo. Nunca vou perdoar o meu pai por me ter levado a uma, quando era miúdo lol).
Ps: largadas idem. Pqp! Só serve para os machões e bêbados irem para lá stressar o animal
Se eu perguntar a pessoas que querem acabar com a tourada (o que eu concordo), se querem acabar com o tabaco, ai a coisa muda de figura na maior parte das vezes!
Estas modernices dos touros… no meu tempo a tradição era lançar cristãos aos leões.
Estragam tudo com estas coisas modernas em vez de manter as tradições.
Este discurso de ódio só revela que vamos ter mais ódio em outras áreas…. As touradas vão acabar por acabar e não é porque alguns abutres querem o fim das touradas ! As touradas podem acabar por haver uma mudança estrutural na cultura e na sociedade é simples… Faz parte da ordem natural das coisas e deviam respeitar sem ódios…pode acontecer que exista um sítio ou outro em Portugal que se mantenham, o que também é perfeitamente natural. Abracem a diferença e respeitem se … Porque igualdade no ódio só se chega lá por via de ditaduras.
para quê este inquérito inútil?????
As câmaras andam a comprar bilhetes para distribuir pela população, para parecer que as praças continuam cheias pelas pessoas comprarem bilhetes. A de Santarém gastou 50 mil euros do erário público em compra de bilhetes para distribuir aos municipes e ninguém se choca com isto.
Monárquicos 🤝 Vicente 🤝 Chega
**Tauromaquia good actually**
Felicidades e saúde
Não sou fã de touradas (apesar de gostar de ver a irem pelo ar como bonecos dos testes de colisão) mas não acho que deva ser proibido.
As touradas são uma tradição que está a perder força e não vejo a ter sucesso nas futuras gerações, que têm uma preocupação cada vez maior com os direitos dos animais.
Vai ser uma coisa que vai apelar a uma franja ainda mais reduzida da sociedade.
Todos os que lá estavam a assistir tem culpa na morte do forcado uma vez que pagam tanto para ver um animal sofrer como para meter á prova a vida de um ser humano.
NOTÍCIA: GOVERNO ABRE UM INQUÉRITO PARA SABER A CAUSA
CAUSA: PORQUE AS TOURADAS TÊM DESTA COISA…
QUEM VOTOU A FAVOR DA CAUSA SE PERPETUAR : QUEM CONSTITUI O PRÓPRIO GOVERNO a ADEGA (CDS, PSD, CHEGA)…
ESTES GAJOS TÊM MERDA NA CABEÇA… ESTAMOS FODIDOS!!
ESTAMOS COMPLETAMENTE FODIDOS!!!
ESTAMOS MUITO FODIDOS!!
Deve ser excluída dos espetáculos culturais que têm IVA mínimo de 6%. [[fonte](https://observador.pt/2024/11/28/parlamento-aprova-descida-do-iva-nos-bilhetes-para-as-touradas-para-6/)]
Eu gosto de touradas, lembro-me quando fui quando era pequeno com os meus avós, talvez volte a ir a um dia mas mesmo assim prefiro largadas
Devia acabar pois além dos touros matarem e triste ver os animais fazendo isso todo o ano maaais pelo menos e legal
Vai acabar rally ciclismo f1 e tudo mais então?
Vão prender o boi?
O Ministério Público não tem nada mais importante para fazer? Morrer nos cornos de um touro faz parte da tal tradição medieval e bárbara que os defensores desta triste atividade tanto gostam de referir. É lidar.
Já que são homenzinhos de enfrentar um bicho de 600kg também são homenzinhos de arcar com as consequências… Infelizmente foi o caso… Morte desnecessária… Talvez os pais deste rapaz tenham mudado de ideias em relação a este circo que são as touradas…
Já estamos a tratar de processar o Touro?
Comments are closed.