
Repórter Sábado: Parques de campismo a sul da Costa da Caparica transformaram-se em bairros que escondem práticas ilegais e habitação precária – Últimas
by pica_foices

Repórter Sábado: Parques de campismo a sul da Costa da Caparica transformaram-se em bairros que escondem práticas ilegais e habitação precária – Últimas
by pica_foices
16 comments
Já há anos que se fala disto. Parques de campismo onde nem consegues pôr uma tenda, estão o ano inteiro ocupados por barracas no que parece ser um bairro de lata legal.
parece um campo de refugiados, qualquer dia há um incêndio e depois vêm todos chorar
Só falta uma nave a pairar por cima para ser o Distrito 9.
n consigo partilhar o espanto. há décadas q se fala da crise da habitação em portugal e nos últimos anos o tema tornou se quase um lugar-comum onde temos preços incomportáveis e salários de merda. é inevitável q apareçam formas precárias e improvisadas de habitação, sejam subarrendamentos em condições indignas sejam construções clandestinas em parques de campismo.
admirar se com estas ‘barracadas’ é estar a ignorar q a realidade sempre encontra uma forma de contornar a falta de resposta política. e aqui a questão n é moralizar quem recorre a estas soluções de sobrevivência mas sim questionar onde estão os governantes q, década após década, proclamam estratégias e planos nacionais mas deixam a maioria dos cidadãos sem alternativa habitacional digna.
n há surpresa, apenas consequência.
Favela/bairro de lata/slum?
Se o preço das casas não para de aumentar e não existe alternativas, é óbvio que situações mais triste como estas vão continuar a expandir.
Deve chocar zero pessoas, incluindo o presidente que queria acabar com os sem abrigos e acabou a aumentar o número.
Já desde os anos 80 que era habitação para alguns. Descobriram agora?
Só quem não conhece os parques é que acha que isto é novidade.
Esta situação tem, no mínimo, 30 anos. Fala-se sobre o assunto ciclicamente e na realidade nada muda. Há uns anos houve um grande incêndio e lá continua tudo +/- na mesma.
Portugal no seu melhor…
Quando existir um incêndio que consuma aquilo tudo (as barracas estão a 20cm umas das outras) fazem 3 dias de luto e dizem que foi uma desgraça.
Portugal na Europa, 2025
mas
desde praticamente 1977 que deve ser parecido, sendo que cresceu ano após ano
e não é só estes parques, ao lado parece uma mistura de marrocos, a gambia e o senegal.
Literalmente assim há 50 anos mas agora é notícia. Obrigado jornalismo.
Enquanto se continuar a insistir que os jovens (e adultos) não compram casas porque são incapazes de deixar de comer abacates, o problema de fundo nunca será resolvido.
A música no vídeo é para que?
Pouco ou quase nada existe de reportagem.
Desde 1980….
Enfim num país onde poucos conseguem comprar ou alugar casa. Só vai ter expandir este problema.
Resolvem o problema raiz e vão ver que estes bairros ilegais diminuem logo, ninguém vive numa tenda dessas por querer
Não é grande notícia, para quem conhece a zona – há parques que fazem lembrar o 8 mile. Há décadas que é assim e, com a crise habitacional, só tem piorado, nos últimos anos.
Vários parques de campismo da Costa de Caparica (e, imagino, outros noutras localidades do país) têm sido tornados, com o tempo, em “trailer parks” onde várias famílias vivem em permanência.
Comments are closed.