
Boas malta. Para os olivicultores do grupo, alguém com experiência com uma varejadora eléctrica que me possa dizer se vale a pena investir numa?
comprei recentemente uma pequena quinta com 68 grandes oliveiras. Vou fazer esta semana a apanha da azeitona pela primeira vez, tenho varas muito longas de árvore de acacia prontas para fazer a apanha tradicional e manual. considero comprar uma varejadora elétrica (da einhell, com bateria recarregável – 250€), e pergunto-me se vale a pena. desta vez serei só eu e a minha mãe a fazer a apanha, e nos próximos anos o meu marido também vai ajudar (ele está em Londres agora e não pode vir ajudar). que me dizem?
by One_Vacation_8460
21 comments
Eu investia um pouco mais e comprava uma que desse para ligar ao carro, assumindo que consegues entrar com o carro no olival.
Ajuda um pouco, mas não é a solução perfeita.
Continuamos a preferir varejar à mão. A elétrica acaba por cansar de uma forma diferente, por causa do peso/equilíbrio da máquina.
não sou olivicultor mas a pela logica as ferramentas eletricas sempre vai-te facilitar a vida. Podes experimentar a moda antiga num olival e depois se quiseres fazes o resto assim
Embora goste bastante da Einhell, a não ser que o plano seja comprar outras ferramentas da marca para uso regular, recomendaria outra varejadora:
– [Varejadora Mader](https://www.ferramentaspro.pt/pt/mader/varejador-de-azeitonas-12v-340w-ref-69633-mader_p72825.html?id=36&cat=0&pc=1)
– [Adaptador para ligar a bateria de 12V](https://www.ferramentaspro.pt/pt/mader/cabo-bateria-para-varejador-12m-ref-49293-mader_p72687.html?id=5&cat=0&pc=1)
Esta varejadora da Mader tem um motor melhor (com escovas vs sem escovas), e tem o benefício de dar para ligar a uma bateria de carro/trator, o que também retira algum peso da máquina.
Envio links da FerramentasPro, mas não recomendo a loja a 100% devido a certos atrasos e encomendas incompletas sem qualquer comunicação da parte deles.
O electrico esta sempre limitado por haver energia ou bateria e autonomia da mesma.
Uma outra alternativa é uma a gasolina.
Nunca trabalhei com as electricas, acredito que sejam mais leves, mas provavelmente com menos potencia e nas de gasolina deixa de ter os constrangimentos da autonomia, basta ter um ou dois garrafoes de 5L de gasolina de reserva.
Exemplo
https://www.ferramentaspro.pt/pt/mader/varejador-de-azeitonas-2.3m-25.4cc-2-volumes-ref-49246-mader_p31887.html
O que te posso dizer é que com uma de gasolina a velocidade do trabalho é muito superior comparado com a apanha tradicional de varejar com uma vara manualmente, mas tambem é preciso ter boa preparacao fisica a nivel dos braços, porque se nao ao fim de meia hora estás com os braços desfeitos.
Aqui na minha zona os velhotes utilizam todos dessas varejadoras, não sei se são ótimas, mas acredito que seja melhor que andares em cima duma escada a apanhar manualmente 😅
É mais rápido, mas perdes mais tempo a tirar as folhas do chão e a separar das azeitonas. No global, é uma poupança de tempo e trabalho
Eu usei duas baterias de carro ligadas entre si e presas num carrinho de rodas pneumáticas para circularem melhor naqueles terrenos e liguei 2 varejadoras elétricas a essas 2 baterias com cabos de 10 metros… Foi um adiantamento de trabalho espetacular. Essas varejadoras despacham muito. Compensam o investimento. Só é chato quando as baterias internas se começam a estragar.
Eu acabei de apanhar a minha hoje. Tudo à antiga, com a mão e a cortar os ramos demasiado compridos.
Essas varas mandam a azeitona para todo o lado, é necessário um terreno em condições para ter panais grandes.
Eu tenho várias ferramentas einhell e o que posso dizer é que se for para uma utilização intensiva e prolongada não são adequadas porque as baterias duram 1 hora aproximadamente… ou seja mesmo que tenhas 2 baterias tens de constantemente parar para recarregar.
E outra coisa que aconteceu com a minha roçadura por utilização intensiva é que aqueceu as baterias em demasia e deixaram de fazer bem contato e tive de comprar novas.
Eu apanho sem varejo, uso o serrote onde não chego
Ou usas a gasolina ou usas apenas as tradicionais.
Mesmo usando a gasolina dá jeito andar uma pessoa ao lado com a vara para ajudar.
Motosserra é melhor 😂
Brincadeira à parte, há sempre um parte do olival que merece bem uns cortes valentes, não podem é ser todas, tem de ser por partes para terem azeite todos os anos.
As minhas velhas o ano passado levaram uma coça que este ano não me dão trabalho nenhum a apanhar
Por cá temos uma e ajuda para as oliveiras altas, mas ainda assim preferimos um varejador a combustível que tem muito mais força e agarra nas braças grossas. Apenas compensa para pequenas oliveiras na minha opinião
Tirando o facto de mandar as azeitonas para o crlho e se não tiveres cuidado com as varetas acabares por partir alguma, até acaba por ser um game changer, SE não te cansares muito facilmente de a ter sempre no ar.
São boas e adiantam bem o trabalho. Recomendo as da Stihl, mas já estão noutra faixa de preço.
As baterias duram para um dia de trabalho.
Olá OP 👋
Fiz a apanha com a da Einhell, porque tenho vários equipamentos a bateria da marca e bastantes baterias já prontas a usar
Em relação às baterias/consumo: gastei 2 de 4ah por dia, mas depende obviamente da velocidade e da Oliveira
É pesada, mas qualquer uma delas deixa-te os braços moídos ao fim do dia, não achei que fosse tão mais pesada que as outras
Quanto a mandar azeitonas para o crl: esta tem um regulador de velocidade (a outra que havia no grupo não) é uma questão de regular a velocidade com que se vareja (por ex nas pontas de ramos reduzia sempre para a mínima só para lhe dar um toque e ela caía)
Convém sempre ter um pano grande independentemente do varejador e da minha observação o estado de maturação da azeitona também conta muito (se estiver verde requer um varejo mais forte e acabar por mandar a azeitona pra Espanha)
tens alguem para apanhar a ajeitona do chão, certo? é que 68 parecem muitas!
Tens de fazer a poda à mesma depois podes apanhar a azeitona cá em baixo e fazer o restante lá em cima com a maquineta.
Vais ter de usar panos maiores.
O ganho é muito se ignorares a questão da poda. Contando com poda não me parece nada de extraordinário.
já não faço há muito tempo mas já fiz tradicionalmente à “paulada” na oliveira e com uma eletrica.
na tradicional, és capaz de ficar com calos nas mãos e dependendo da olveira pode custar um pouco tirar as azeitonas. na eletrica, é muito mais leve e facil. 100% a eletrica a qualquer dia.
Vê na carril.pt comprei lá um bio triturador e fiquei surpreendido pela entrega rápida e pelos preços.
Primeiro que tudo 68 oliveiras grandes para duas pessoas é obra no mínimo dos mínimos dias semanas de trabalho com fim de semana incluindo !!
eu uso uma LIKE CICLONE custam a volta do 500+ euros mas conseguem lidar com azeitona um pouco verde e teimosa , funciona ligada a uma bateria e como qualquer vara da coça na pessoa.
Requere panos muito grandes , usamos 3 panos (4 metades e mais duas metades para ir mudando para a próxima oliveira.
Se a azeitona tiver madura vale aí por umas 5 pessoas, o máximo que apanhei foi 25 sacas num dia com azeitona muito madura e oliveiras carregadas.
Oliveiras grandes(de duas sacas/oliveiras) e azeitona meio verde demora pelo menos 1 hora a caminhar para hora e meia por oliveira com mais pessoas a ajudar a ripar ,se tiver madura a vara faz isso sozinha na boa e as pessoas passam a ser necessárias para mudar os panos e acompanhar a vara e apanhar. Azeitona.
Comments are closed.